Trajetórias formativas com pesquisas em gênero e sexualidade na educação

Autori

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644467829

Parole chiave:

Gênero, Sexualidade, Educação.

Abstract

A entrevista realizada com a docente e pesquisadora teve como objetivo compreender suas trajetórias formativas com pesquisas em gênero e sexualidade no campo educacional e da saúde. Buscou oferecer elementos para problematizar os marcadores de gênero e de sexualidade e sua interface com as políticas públicas de inclusão social, com derivações que permitem pensar a transversalidade de gênero na formação inicial. Uma das perspectivas da pesquisadora no campo educacional é que a atividade de educar supõe processos de ensino e de aprendizagem: o que, quem e como ensinam e o que, quem e como se aprende, extrapolando, assim, as instituições de ensino e as salas de aula. A entrevista foi realizada no âmbito de uma atividade de pesquisa[i] de Pós-Doutoramento, na Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais.

 

[i] Esta pesquisa teve como objetivo geral analisar as percepções de docentes e discentes sobre gênero e sexualidade no currículo de Pedagogia na formação transversal na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Biografie autore

Alexandre Gomes Soares, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutor em Educação (USP),Mestre em Educação Tecnológica (CEFET/MG), Pós-graduado em Gestão de Pessoas e Projetos Sociais pela UNIFEI, Pós-graduado em Planejamento, Implementação e Gestão de Educação a Distância pela UFF,Pós-graduado em História e Culturas Políticas pela UFMG, Pós-graduado em Educação Empreendedora pela UFSJ, Pós-graduado em Educação Profissional Integ. a Ed. Bás. na Educação de Jovens e Adultos (CEFET-MG), Licenciado em Pedagogia pela UNINOVE, Bacharel Licenciado em História pela PUC-Minas. .Possuo experiência nas áreas de gestão, docência e formação de professores (temas em Educação: Gênero, Sexualidade/Diversidade, Currículo, Formação Docente). Atua como Coordenador Pedagógico no 1º e 2º Ciclo na Prefeitura de Belo Horizonte. É pesquisador no Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Currículos e Culturas (GECC/CNPq), da Faculdade de Educação da UFMG. E-mail : prof.alexhis@gmail.com

Marlucy Alves Paraíso, Universidade Federal de Minas Gerais

É professora Titular da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (onde atua desde 1995) e do Programa de Pós-graduação em Educação da mesma universidade (desde 2003). É pesquisadora 1C do CNPq. É Vice-presidente da ABdC: Associação Brasileira de Currículo (2019-2021). É Chefe de Departamento DAE da FaE/UFMG (2019-2021); Membro do Núcleo Docente Estruturante da FaE/UFMG (2018-2020) e Membro da Comissão de Acompanhamento e Auto-Avaliação do Programa de pós-graduação da FaE/UFMG(2019-2022). É atual Coordenadora do GECC: Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Currículos e Culturas da FAE/UFMG, que fundou em 2002 e coordenou nos seguintes períodos: 2002 a 2008, 2011-1213 e 2016 até a atualidade.

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Pubblicato

2022-05-20

Come citare

Soares, A. G., & Paraíso, M. A. (2022). Trajetórias formativas com pesquisas em gênero e sexualidade na educação . Educação, 47(1), e31/ 1–23. https://doi.org/10.5902/1984644467829

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