Implicações do novo pacto social nas questões de gênero e sexualidade nas aulas de Educação Física: análises a partir da Base Nacional Comum Curricular e do discurso de representantes políticas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644465862

Palavras-chave:

Educação Física, BNCC, Gênero, Sexualidade, Novo Pacto Social.

Resumo

No Brasil, especificamente a partir de 2016, um “novo pacto social” favoreceu a emergência de alguns movimentos envolvendo discussões políticas e econômicas. Ele possui influência em vários âmbitos da sociedade, tal como a educação, a exemplo, da última versão da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), pois no processo de sua elaboração, ocorreram várias discussões envolvendo a retirada de alguns conteúdos a exemplo de gênero e sexualidade. Desta forma o objetivo geral foi analisar os impactos do novo pacto social na Base Nacional Comum Curricular e as interrelações com as temáticas de gênero e sexualidade em Educação Física, bem como os discursos de pessoas que ocupam determinados cargos políticos em relação às referidas temáticas. Ancorada na perspectiva do materialismo histórico dialético, a investigação foi desenvolvida por meio da análise de documentos, tais como legislações e reportagens publicizadas em veículos de informação e comunicação. As análises revelaram que o novo pacto social traz consigo uma onda de conservadorismo, inclusive nos discursos de algumas pessoas inseridas na política, mais especificamente duas deputadas e uma ministra escolhidas nesta pesquisa, sobretudo, por influenciarem parcela expressiva da população, por meio da difusão de falas preconceituosas e heteronormativas, que reforçam, muitas vezes, a moral religiosa e o conservadorismo como argumentos para justificar a exclusão de conteúdos sobre gênero e sexualidade nas escolas, aspectos estes materializados inclusive na versão final da BNCC.

Biografia do Autor

Dayane Larissa Carvalho dos Santos, State University of Maringá

Acadêmica do curso de Educação Física na Universidade Estadual de Maringá no Campus Regional do Vale do Ivaí. Membro do projeto de extensão "Brincadeiras com Meninos e Meninas do Vale do Ivaí". Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Educacionais, Gestão e Financiamento da Educação (GEPEFI/CNpq). Foi bolsista da prefeitura municipal de Ivaiporã, no Grupo de estudo em bioquímica e imunologia do exercício (GEBIMEX) da universidade estadual de maringá. Foi bolsista no programa de preceptorias da Universidade Estadual de maringá. Foi residente pedagógica por um ano (2019), pelo Programa de Residência Pedagógica (Bolsista/CAPES).

Marcos Vinicius Francisco, State University of Maringá

Marcos Vinicius Francisco é Doutor em Educação (financiamento da FAPESP) pela Universidade Estadual Paulista - UNESP, Campus de Presidente Prudente, SP. Concluiu um Pós-Doutorado na área de Educação (financiamento da CAPES) junto à Universidade do Oeste Paulista (Unoeste). Atualmente ocupa a Chefia Adjunta do Departamento de Ciências do Movimento Humano, vinculado à Universidade Estadual de Maringá, Câmpus Regional do Vale do Ivaí (UEM/CRV), é docente do curso de Educação Física e docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPE/Maringá). Líder do Grupo de Pesquisa: Estado, Políticas Educacionais e Democracia (EPED) e Coordenador da Red Latinoamericana de estudios sobre educación escolar, violencia y desigualdad social (RESVIDES). Pesquisador do Grupos de Estudos e Pesquisas em Políticas Educacionais, Gestão e Financiamento da Educação (GEPEFI)

Thaís Godoi de Souza, State University of Maringá

Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá (PPE/UEM). Professora do curso de Educação UEM/CRV. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Políticas Educacionais, Gestão e Financiamento da Educação (GEPEFI/CNPq).

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Publicado

2023-06-14

Como Citar

Santos, D. L. C. dos, Francisco, M. V., & Souza, T. G. de. (2023). Implicações do novo pacto social nas questões de gênero e sexualidade nas aulas de Educação Física: análises a partir da Base Nacional Comum Curricular e do discurso de representantes políticas. Educação, 48(1), e50/1–24. https://doi.org/10.5902/1984644465862