Agenda neoconservadora como disputa para a política educacional: O discurso da “ideologia de gênero” em notícias publicadas na internet (2019-2021)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644469801

Palavras-chave:

Neoconservadorismo; Ideologia de gênero; Política educacional

Resumo

Na última década presenciamos o avanço do neoconservadorismo na política em países da América Latina e Europa. No caso do Brasil, os atores religiosos da vertente cristã conservadora aparecem no centro das disputas políticas em torno das questões de gênero e sexualidades para o campo da educação.  Assim, o objetivo deste artigo é analisar o discurso da “ideologia de gênero” nas notícias divulgadas na rede de internet, no período de 2019 a 2021, identificando seus sujeitos, sentidos de gênero reiterados e os impactos para a política educacional. As notícias foram levantadas no site de busca Google com o uso de descritores e analisadas como discursos na perspectiva foucaultiana e com base nos referenciais teóricos acerca do neoconservadorismo de Lacerda (2019), Apple (2003), Biroli, Machado e Vaggione (2020). Os resultados apontam que no governo Bolsonaro houve o fortalecimento do sintagma “ideologia de gênero” na arena política, sendo utilizado como ferramenta político-discursiva reacionária na disputa por uma agenda conservadora na política educacional, cujo interesse é conter os avanços em torno das pautas de igualdade de gênero e do reconhecimento das diversidades. Há um deslocamento da política para a esfera da moral, que coloca em risco a democracia.

Biografia do Autor

Neiva Furlin, Federal University of Paraná

Doutora em Sociologia pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), com doutorado sanduíche na Universidade Nacional Autónoma de México (UNAM. Atualmente é professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC), pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Políticas Educacionais (NUPE) e líder do Grupo de Pesquisa Educação, Políticas Públicas e Cidadania (GEPPeC).

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Publicado

2023-09-13

Como Citar

Furlin, N. (2023). Agenda neoconservadora como disputa para a política educacional: O discurso da “ideologia de gênero” em notícias publicadas na internet (2019-2021). Educação, 48(1), e108/1–29. https://doi.org/10.5902/1984644469801