Literatura na Educação Infantil: um direito da criança

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644464535

Palabras clave:

Direito, Educação Infantil, Literatura infantil.

Resumen

O presente artigo propõe reflexões no que diz respeito à relação da literatura infantil com a cultura das infâncias. A fim de conduzir as discussões elenca-se como objetivo compreender a literatura infantil enquanto um direito da criança no contexto da Educação Infantil. Por meio de levantamentos de pesquisa bibliográfica com autores da área filosófica e educacional como Abbagnano (2003),  Bajour (2012; 2017), Bértolo (2017),  Candido (2011),  Chartier (1999), Manguel (2017),  Salles e Faria (2012) e Silva e Martins (2010)  é possível afirmar que na contemporaneidade há a defesa da literatura como favorável ao desenvolvimento da dimensão estética, possibilidade para a formação da criticidade do leitor, para a liberdade dos pensamentos, desenvolvimento do protagonismo, aprimoramento do repertório linguístico dentre outras. Como problemáticas que atravessam a experiência de leitura, buscou-se discutir sobre os conceitos relacionados ao entretenimento, as culturas de infâncias, ao leitor infantil e a relação destes sujeitos frente a postura do adulto. Nesta conjuntura, defende-se que é preciso pensar se a literatura está sendo proposta como o cumprimento de um protocolo educacional ou na perspectiva da edificação de uma sociedade mais humanizada. Deste modo, propor atividades relacionadas à literatura implica em refletir acerca da qualidade das narrativas e das finalidades com que se propõe a literatura.

Biografía del autor/a

Marieli Paim de Lima, UNIPLAC - Universidade do Planalto Catarinense

Mestre em Educação pelo Programa de Mestrado Acadêmico em Educação pela Universidade do Planalto Catarinense PPGE/UNIPLAC (2020); Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul – UERGS (2005); Duas Especializações, sendo uma em Psicopedagogia Institucional pela Universidade Castelo Branco (2007) e a segunda em Coordenação Pedagógica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (2013). Diretora E.M.E.I. Governador Synval Guazzelli, anteriormente nesta mesma instituição atuou como Coordenadora Pedagógica e como Vice-Diretora. Tem experiência na área de Educação, Literatura Infantil, Educação Básica, com ênfase em Educação Infantil. Atuou como Membro do Conselho Municipal de Educação de Vacaria/RS.

Vanice dos Santos, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Professora Adjunta na Universidade Federal da Paraíba, Centro de Ciências Humanas, Sociais e Agrárias junto ao Departamento de Educação (UFPB/CCHSA/DE).  Doutora em Educação (PPGEDU/UFRGS), Mestre e Licenciada em Filosofia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Especialista em Tutoria em Educação a Distância pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Especialista em Teoria e Prática Pós-construtivista das Aprendizagens Escolares (GEEMPA/RS).  Sócia fundadora da Associação Brasileira de Pesquisadores  e Profissionais em Educomunicação (ABPEducom) - Regional Santa Catarina. Membro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd). Integrante do OIEducom - Observatório Ibero-americano de Educomunicação.  Têm experiência na área de Educação, Filosofia da Educação e Tecnologias Educacionais, com ênfase em Fundamentos filosóficos da Educação; Políticas educacionais; Paradigmas contemporâneos da educação; Educação filosófica, Educomunicação e  Epistemologias do Sul.

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Publicado

2022-12-27

Cómo citar

Lima, M. P. de, & Santos, V. dos. (2022). Literatura na Educação Infantil: um direito da criança. Educación, 47(1), e117/ 1–21. https://doi.org/10.5902/1984644464535

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