O ensino de desenho em livros de educação artística na década de 1970: nova área, velho conteúdo?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644438010

Palavras-chave:

História da educação artística, Livros escolares, Ensino de desenho.

Resumo

Este artigo problematiza o ensino de desenho por meio do estudo de livros didáticos específicos para a Educação Artística, editados na década de 1970 a partir da promulgação da Lei Federal nº 5.692/71, que tornou obrigatório o ensino da nova área nos currículos escolares. Para tanto, as relações entre texto, imagem e suporte material serão tensionadas a partir das reflexões de Roger Chartier (1990, 2001). Como fontes, selecionamos as coleções Comunicação pela Arte (1973-1980) e Educação Artística (1975-1978). Também foram considerados manuais de desenho geométrico em circulação antes da instituição da obrigatoriedade da educação artística na escola, além de documentos oficiais, como leis, pareceres do Ministério de Educação e Cultura (MEC) e indicações do Conselho Federal de Educação (CFE). Os livros analisados são marcados por uma remodelação material que incluiu a presença de imagens de tipologias diversas e o uso de uma linguagem mais direta e próxima do aluno, apresentando o ensino de desenho não mais meramente como especialidade técnica, mas articulado com outros campos das artes visuais, como a gravura, a pintura e a história da arte. Apontam igualmente para a persistência da disciplina na cultura escolar, bem como de temas de caráter técnico ou decorativo, porém com nova configuração, buscando contemplar uma concepção de arte mais ampla, incluindo a comunicação visual.

Biografia do Autor

Dulce Regina Baggio Osinski, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Formada em Pintura pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná, com pós graduação na Academia de Belas Artes de Cracóvia, Polônia, Mestrado e Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Paraná, e pós-doutorado na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Atua como docente no Programa de Pós-graduação em Educação, Linha de Pesquisa História e Historiografia da Educação da Universidade Federal do Paraná. É líder no CNPq, do Grupo de Pesquisa História Intelectual e Educação (GPHIE).

Amanda Siqueira Torres Cunha, Universidade Federal do Paraná- UFPR

Graduada em Artes Visuais pela UFPR. Mestre e doutoranda em Educação pela UFPR.

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Publicado

2020-09-25

Como Citar

Osinski, D. R. B., & Cunha, A. S. T. (2020). O ensino de desenho em livros de educação artística na década de 1970: nova área, velho conteúdo?. Educação, 45(1), e89/ 1–30. https://doi.org/10.5902/1984644438010