Implementação das formações do PNAIC com professores da rede estadual de Campo Grande e os resultados da Avaliação Nacional da Alfabetização

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644440710

Palabras clave:

Formação, Alfabetização, Avaliação.

Resumen

A formação dos professores alfabetizadores constitui-se elemento central na melhoria da qualidade da educação básica. O objetivo deste trabalho é analisar o resultado da Avaliação Nacional da Alfabetização (ANA) na rede estadual de ensino no município de Campo Grande (MS), cujos professores do ciclo de alfabetização participaram das formações do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) entre os anos de 2013 a 2016. O período pesquisado considera o início das formações do PNAIC e o primeiro ano de aplicação da ANA. Enquanto procedimento metodológico, além do levantamento bibliográfico foram utilizados estudos e relatórios da Secretaria de Estado de Educação do Mato Grosso do Sul e os resultados da ANA das escolas pesquisadas. Os aportes teóricos utilizados compreenderam os estudos que tratam da formação de professores e da avaliação em larga escala. Apesar dos resultados da ANA sinalizarem estratégias que deveriam ser planejadas para garantir o direito de alfabetização plena aos estudantes até o fim do ciclo de alfabetização, esse processo avaliativo ainda está centrado no governo federal, dificultando ações locais das secretarias de educação no sentido de reverter os resultados negativos das avaliações.

Biografía del autor/a

Maria Joana Durbem Mareco, Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso do Sul

Mestrado Profissional em Educação realizado na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. Atuando desde 2003 com Formação de Professores da Educação Básica. Atualmente lotada na Coordenadoria de Politícas Específicas para Educação. Membro da equipe técnica que monitora o Plano Estadual de Educação e Coordenadora adjunta do Fórum Estadual de Educação de Jovens e Adultos de Mato Grosso do Sul.

Walter Guedes Silva, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Licenciado e Bacharel em Geografia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (1997), Licenciado em Pedagogia pelo Centro Universitário da Grande Dourados (2018), Mestre em Desenvolvimento Sustentável pela Universidade de Brasília (2002), Doutor em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo (2011), com pós-doutorado em estudos fronteiriços pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2018). É professor Associado - Nível V - dos Cursos de Geografia, licenciatura e bacharelado, da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) e do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu - Mestrado Profissional em Educação. Foi coordenador do Curso de Licenciatura em Geografia da UEMS - Unidade de Campo Grande (2012-2019) e do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) na área de Geografia (2014-2019). É líder do Grupo de Estudos em Fronteira, Turismo e Território (GEFRONTTER) e membro do Grupo Educação, Cultura e Diversidade. Realiza estágio de pós-doutoramento na Universidade Federal do Ceará. Tem experiência na área de Geografia, atuando principalmente nos seguintes temas: desenvolvimento regional, fronteira e ensino de Geografia. Email: guedes@uems.br

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Publicado

2020-03-29

Cómo citar

Mareco, M. J. D., & Silva, W. G. (2020). Implementação das formações do PNAIC com professores da rede estadual de Campo Grande e os resultados da Avaliação Nacional da Alfabetização. Educación, 45(1), e22/ 1–19. https://doi.org/10.5902/1984644440710

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