Do MST à União dos Agricultores de Ermera (Timor-Leste): reflexões e experiências acerca da universidade popular camponesa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644465749

Palavras-chave:

Universidade Popular, Educação Popular, Campesinato

Resumo

Após anos de invasão proporcionados por Portugal e Indonésia, Timor-Leste conquista a restauração de sua independência no ano 2002, sendo considerada a primeira democracia a se estabelecer como tal no século XXI. Após essa restauração, em contraposição há séculos de opressão, que se manifestaram através da educação bancária, bem como pela concentração de terras exercida pelas forças invasoras, surge a ideia da formação do movimento social do campo União dos Agricultores de Ermera (UNAER), como também a ideia de se criar uma universidade popular camponesa, que partisse das reais necessidades daquelas famílias do campo. Assim, a presente reflexão/experiência objetiva externar a universidade popular camponesa do Timor-Leste, intitulada Instituto de Economia Fulidaidai-Slulu (IEFS), sob influência do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST) e, mais especificamente, da Escola Nacional Florestan Fernandes (ENFF). Metodologicamente, tem-se como ponto de partida reflexões acerca da idealização da ENFF. Em seguida, com base em experiências de pesquisa participante/ativista junto à construção curricular do IEFS, juntamente com a utilização de pequenos fragmentos de entrevistas semiestruturadas realizadas com membros e parceiros da UNAER, será apresentado o IEFS, trazendo a influência da ENFF. Por último, como resultado dessa influência, serão apresentadas a construção do currículo do IEFS, considerando-o como uma universidade popular camponesa.

Biografia do Autor

Samuel Penteado Urban, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Professor Adjunto do Departamento de Educação da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), campus avançado de Patu. Licenciado em Geografia pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e em Pedagogia pela Universidade Nove de Julho (UNINOVE), mestre em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e doutor em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Líder do Grupo de Estudos em Educação Ambiental desde el Sur – GEASur/UERN, Pesquisador do Grupo de Estudos e Pesquisas Educação e Linguagens - GEPEL/LEFREIRE/UERN e Pesquisador Associado do Instituto de Estudos da Ásia - IEASIA/UFPE. Sócio da Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências (ABRAPEC) e da Associação dos Geógrafos Brasileiros (AGB) seção Fortaleza/CE. Membro da Anistia Internacional Natal/RN.

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Publicado

2023-06-14

Como Citar

Urban, S. P. (2023). Do MST à União dos Agricultores de Ermera (Timor-Leste): reflexões e experiências acerca da universidade popular camponesa. Educação, 48(1), e52/1–23. https://doi.org/10.5902/1984644465749