A mediação na Educação Infantil: possibilidade de aprendizagem

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644436248

Palabras clave:

Mediação, Aprendizagem, Educação Infantil.

Resumen

A educação Infantil favorece contexto de aprendizagem para a criança quando possibilita um processo de mediação. A mediação na educação é a intervenção que estabelece relações intermediárias para a aprendizagem. O trabalho trata-se de um ensaio bibliográfico que discute na obra de Lev Vygotski o processo de mediação na educação e em autores da infância a possibilidade de aprendizagem por meio da mediação na educação infantil. O texto discute um percurso de mediação que possibilita uma multiplicidade de ações para a compreensão da aprendizagem que parte do interesse da criança. A criança no processo de mediação é envolvida por relações indiretas, ou seja, uma ação mediada pelo meio para realizar alguma atividade. A discussão aponta que o ambiente para a criança na educação infantil tem múltiplas aprendizagem a partir de situações mediadas por signos, instrumentos e sujeitos mais experientes, no qual possibilita a construção do conhecimento na ampliação das experiências tornando as crianças sujeitos ativos de sua aprendizagem.

Biografía del autor/a

Angela do Céu Ubaiara Brito, Universidade do Estado do Amapá, Macapá, Amapá, Brasil

Professora da Universidade do Estado do Amapá, atua no Colegiado de Pedagogia (UEAP).

Tizuko Morchida Kishimoto, Universidade de São Paulo, São Paulo, Brasil

Atua no campo da educação infantil focalizando estudos sobre formação de professores, propostas pedagógicas, história e políticas públicas, museu e brinquedoteca, letramento e o brincar.

Citas

DANIELS, Harry. Vygotsky y pedagogía. Barcelona: Paidós Ibérica, 2003.

DAVYDOV, Vasily Vasilovich. Problems of developmental teaching: the experience of theoretical and experimental psychological research — excerpts. Soviet Education, New York, v. 30, n. 8-10, ago/out. 1988.

DAVYDOV, Vasily Vasilovich. A new approach to the interpretation of activity structure and content. In: CHAIKLIN, S.; HEDEGAARD, M.; JENSEN, U. J. Activity theory and social practice: cultural-historical approaches. Aarhus: Aarthus University Press, 1999

DEL RÍO, Pablo.; ÁLVAREZ, Amelia. Una introducción evolutiva a la teoria de la mediación. In.: VYGOTSKI, L.; LURIA, A. R. El instumento y el signo em el desarrollo del niño. Trad. de Pablo del Río e Amelia Álvarez. Madrid: Fundación Infancia y Aprendizage,

DEWEY. John. Experiência e educação. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1976.

DEWEY. John. Democracia e educação: introdução à filosofia da educação. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1959.

FICHTNER, Bernd. Introdução na abordagem histórico-cultural de Vygotsky e seus colaboradores. Alemanha: Universidade de Siegen, 2010.

GRIFFITHS, Rose. A matemática e o brincar. In: MOYLES, J. R. et al. A excelência do brincar. Trad. de Maria Adriana Veríssimo Veronese. Porto Alegre: Artmed, 2006.

HEDEGAARD, Mariane. A zona de desenvolvimento proximal como base para a instrução. In: MOLL, L. C. Vygotsky e a educação: implicações pedagógicas da psicologia sócio-histórica. Porto Alegre: Artmed, 1996.

KISHIMOTO, Tizuko Morchida, et al. Jogo, Brinquedo, Brincadeiras e a Educação. São Paulo: Cortez, 2007.

LEONTIEV, Alexis Nikolaevich. O desenvolvimento do psiquismo. São Paulo: Moraes, 1995.

MALAGUZZI, Loris. História, ideias e filosofia básica. In: EDWARDS, C.; GANDINI, L.; FORMAN, G. As cem linguagens da criança. Trad. Dayse Batista. Porto Alegre: Artmed, 1999.

MOYLES, Janet. R. et al. Fundamentos da educação infantil: enfrentando o desafio. Trad. de Maria Adriana Veríssimo Veronese. Porto Alegre: Artmed, 2010.

MOYLES, Janet. R. Só brincar? O papel do brincar na educação infantil. Trad. de Maria Adriana Veríssimo Veronese. Porto Alegre: Artmed, 2002.

OLIVEIRA-FORMOSINHO. Júlia (Org.). O espaço e o tempo na Pedagogia-em-Participação. Porto: Porto Editora, 2011.

OLIVEIRA-FORMOSINHO, Júlia; KISHIMOTO, Tizuko. Morchida; PINAZZA, Mônica Appezzato. Pedagogia(s) da infância: Dialogando com o passado, construindo o futuro. Porta Alegre: Artmed, 2007.

PRESTES, Zoia Ribeiro. Quando não é quase a mesma coisa: Análise das traduções de Lev Semionovitch Vigotski no Brasil repercussões no campo educacional. Tese (doutorado em Educação). Faculdade de Educação, Universidade de Brasília. Brasília, p.295. 2010.

VINHA, Márcia Pileggi; WELCMAN, Max. Quarta aula: a questão do meio na pedologia, Lev Semionovich Vigotski. Psicologia USP, São Paulo, v. 21, n. 4, 2010.

VYGOTSKI, Lev Semyonovich. Mind in society: the development of higher psychological processes. Cambridge, EUA: Harvard University Press, 1978.

VYGOTSKI, Lev Semyonovich. Problemas teóricos y metodológicos de la psicología. Madri: Machado Libros, 1991. (Obras Escogidas, 1).

VYGOTSKI, Lev Semyonovich. Problemas de psicología general. Madrid: Machado Libros, 1995. (Obras Escogidas, 2).

VYGOTSKI, Lev Semyonovich. Psicologia pedagógica. São Paulo: Martins Fontes, 2001.

VYGOTSKI, Lev Semyonovich. La imaginación y el arte em la infância. Madrid: Akal, 2007.

VYGOTSKI, Lev Semyonovich; LURIA, Alexander Romanovich. Estudos sobre a história do comportamento: símios, homem primitivo e criança. Porto Alegre: Artes Médicas, 1996.

VYGOTSKI, Lev Semyonovich; LURIA, Alexander Romanovich. El instumento y el signo em el desarrollo del niño. Trad. de Pablo del Río e Amelia Alvarez. Madrid. Fundación Infancia y Aprendizage, 2007.

VYGOTSKI, Lev Semyonovich; RIEBER, Robert. W. The collected works of L. S. Vygotsky: scientific legacy. New York: Kluwer Academic, 1999. v. 6.

WHITEBREAD, David. Desenvolvendo a independência na aprendizagem. In: MOYLES, J. R. et al. Fundamentos da educação infantil: enfrentando o desafio. Trad. de Maria Adriana Veríssimo Veronese. Porto Alegre: Artmed, 2010.

Publicado

2019-12-17

Cómo citar

Brito, A. do C. U., & Kishimoto, T. M. (2019). A mediação na Educação Infantil: possibilidade de aprendizagem. Educación, 44, e93/ 1–19. https://doi.org/10.5902/1984644436248

Número

Sección

Artigo Demanda Contínua

Artículos similares

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.