O papel da gestão escolar na construção de práticas pedagógicas antirracistas no contexto da educação infantil
DOI:
https://doi.org/10.5902/1984644472085Palavras-chave:
Educação antirracista, Gestão escolar, Práticas pedagógicas, Educação infantilResumo
Este estudo analisa como a produção acadêmica brasileira tem discutido a atuação do gestor escolar no desenvolvimento de práticas pedagógicas antirracistas na educação infantil. Buscou-se investigar a seguinte questão: de que forma a produção acadêmica brasileira publicada entre os anos de 2015 e 2019 tem refletido a atuação do gestor escolar na formulação e implementação dessas práticas? Para isso, a pesquisa adotou uma abordagem qualitativa, com revisão bibliográfica realizada nas bases SciELO e CAPES, considerando artigos publicados no período mencionado e alinhados ao nível de ensino e ao objetivo estabelecido. Os resultados revelam que, apesar da importância do gestor escolar na estruturação de uma educação antirracista, sua atuação ainda se mostra secundária, uma vez que muitas das iniciativas têm sido propostas por agentes externos à escola. Além disso, evidenciou-se a necessidade de ampliar as discussões sobre o tema e de reorientar perspectivas que tentam negar ou minimizar a existência do racismo na educação infantil.
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