A mediação na Educação Infantil: possibilidade de aprendizagem
DOI:
https://doi.org/10.5902/1984644436248Parole chiave:
Mediação, Aprendizagem, Educação Infantil.Abstract
A educação Infantil favorece contexto de aprendizagem para a criança quando possibilita um processo de mediação. A mediação na educação é a intervenção que estabelece relações intermediárias para a aprendizagem. O trabalho trata-se de um ensaio bibliográfico que discute na obra de Lev Vygotski o processo de mediação na educação e em autores da infância a possibilidade de aprendizagem por meio da mediação na educação infantil. O texto discute um percurso de mediação que possibilita uma multiplicidade de ações para a compreensão da aprendizagem que parte do interesse da criança. A criança no processo de mediação é envolvida por relações indiretas, ou seja, uma ação mediada pelo meio para realizar alguma atividade. A discussão aponta que o ambiente para a criança na educação infantil tem múltiplas aprendizagem a partir de situações mediadas por signos, instrumentos e sujeitos mais experientes, no qual possibilita a construção do conhecimento na ampliação das experiências tornando as crianças sujeitos ativos de sua aprendizagem.
Riferimenti bibliografici
DANIELS, Harry. Vygotsky y pedagogía. Barcelona: Paidós Ibérica, 2003.
DAVYDOV, Vasily Vasilovich. Problems of developmental teaching: the experience of theoretical and experimental psychological research — excerpts. Soviet Education, New York, v. 30, n. 8-10, ago/out. 1988.
DAVYDOV, Vasily Vasilovich. A new approach to the interpretation of activity structure and content. In: CHAIKLIN, S.; HEDEGAARD, M.; JENSEN, U. J. Activity theory and social practice: cultural-historical approaches. Aarhus: Aarthus University Press, 1999
DEL RÍO, Pablo.; ÁLVAREZ, Amelia. Una introducción evolutiva a la teoria de la mediación. In.: VYGOTSKI, L.; LURIA, A. R. El instumento y el signo em el desarrollo del niño. Trad. de Pablo del Río e Amelia Álvarez. Madrid: Fundación Infancia y Aprendizage,
DEWEY. John. Experiência e educação. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1976.
DEWEY. John. Democracia e educação: introdução à filosofia da educação. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1959.
FICHTNER, Bernd. Introdução na abordagem histórico-cultural de Vygotsky e seus colaboradores. Alemanha: Universidade de Siegen, 2010.
GRIFFITHS, Rose. A matemática e o brincar. In: MOYLES, J. R. et al. A excelência do brincar. Trad. de Maria Adriana Veríssimo Veronese. Porto Alegre: Artmed, 2006.
HEDEGAARD, Mariane. A zona de desenvolvimento proximal como base para a instrução. In: MOLL, L. C. Vygotsky e a educação: implicações pedagógicas da psicologia sócio-histórica. Porto Alegre: Artmed, 1996.
KISHIMOTO, Tizuko Morchida, et al. Jogo, Brinquedo, Brincadeiras e a Educação. São Paulo: Cortez, 2007.
LEONTIEV, Alexis Nikolaevich. O desenvolvimento do psiquismo. São Paulo: Moraes, 1995.
MALAGUZZI, Loris. História, ideias e filosofia básica. In: EDWARDS, C.; GANDINI, L.; FORMAN, G. As cem linguagens da criança. Trad. Dayse Batista. Porto Alegre: Artmed, 1999.
MOYLES, Janet. R. et al. Fundamentos da educação infantil: enfrentando o desafio. Trad. de Maria Adriana Veríssimo Veronese. Porto Alegre: Artmed, 2010.
MOYLES, Janet. R. Só brincar? O papel do brincar na educação infantil. Trad. de Maria Adriana Veríssimo Veronese. Porto Alegre: Artmed, 2002.
OLIVEIRA-FORMOSINHO. Júlia (Org.). O espaço e o tempo na Pedagogia-em-Participação. Porto: Porto Editora, 2011.
OLIVEIRA-FORMOSINHO, Júlia; KISHIMOTO, Tizuko. Morchida; PINAZZA, Mônica Appezzato. Pedagogia(s) da infância: Dialogando com o passado, construindo o futuro. Porta Alegre: Artmed, 2007.
PRESTES, Zoia Ribeiro. Quando não é quase a mesma coisa: Análise das traduções de Lev Semionovitch Vigotski no Brasil repercussões no campo educacional. Tese (doutorado em Educação). Faculdade de Educação, Universidade de Brasília. Brasília, p.295. 2010.
VINHA, Márcia Pileggi; WELCMAN, Max. Quarta aula: a questão do meio na pedologia, Lev Semionovich Vigotski. Psicologia USP, São Paulo, v. 21, n. 4, 2010.
VYGOTSKI, Lev Semyonovich. Mind in society: the development of higher psychological processes. Cambridge, EUA: Harvard University Press, 1978.
VYGOTSKI, Lev Semyonovich. Problemas teóricos y metodológicos de la psicología. Madri: Machado Libros, 1991. (Obras Escogidas, 1).
VYGOTSKI, Lev Semyonovich. Problemas de psicología general. Madrid: Machado Libros, 1995. (Obras Escogidas, 2).
VYGOTSKI, Lev Semyonovich. Psicologia pedagógica. São Paulo: Martins Fontes, 2001.
VYGOTSKI, Lev Semyonovich. La imaginación y el arte em la infância. Madrid: Akal, 2007.
VYGOTSKI, Lev Semyonovich; LURIA, Alexander Romanovich. Estudos sobre a história do comportamento: símios, homem primitivo e criança. Porto Alegre: Artes Médicas, 1996.
VYGOTSKI, Lev Semyonovich; LURIA, Alexander Romanovich. El instumento y el signo em el desarrollo del niño. Trad. de Pablo del Río e Amelia Alvarez. Madrid. Fundación Infancia y Aprendizage, 2007.
VYGOTSKI, Lev Semyonovich; RIEBER, Robert. W. The collected works of L. S. Vygotsky: scientific legacy. New York: Kluwer Academic, 1999. v. 6.
WHITEBREAD, David. Desenvolvendo a independência na aprendizagem. In: MOYLES, J. R. et al. Fundamentos da educação infantil: enfrentando o desafio. Trad. de Maria Adriana Veríssimo Veronese. Porto Alegre: Artmed, 2010.
##submission.downloads##
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0)
Declaramos o artigo _______________________________ a ser submetido para avaliação o periódico Educação (UFSM) é original e inédito, assim como não foi enviado para qualquer outra publicação, como um todo ou uma fração.
Também reconhecemos que a submissão dos originais à Revista Educação (UFSM) implica na transferência de direitos autorais para publicação digital na revista. Em caso de incumprimento, o infrator receberá sanções e penalidades previstas pela Lei Brasileira de Proteção de Direitos Autorais (n. 9610, de 19/02/98).
_______________________________________________________
Nome completo do primeiro autor
CPF ________________