Trabalho infantil no Brasil: a importância das políticas públicas para sua erradicação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644483649

Palavras-chave:

Trabalho Infantil, Políticas Públicas, Proteção

Resumo

O presente artigo tem como objetivo apontar algumas considerações acerca do trabalho infantil no Brasil e das políticas públicas para sua erradicação, e está amparado nos moldes da pesquisa qualitativa, consistindo em uma revisão bibliográfica. A seleção dos materiais para esta revisão ocorreu a partir da leitura inicial dos títulos e resumos de trabalhos encontrados, os quais estão afinados à temática deste artigo e que foram apreciados na íntegra, a fim de que fosse possível compreendê-los com melhor exatidão. Ao término desse processo, somente estudos que dialogavam especificamente sobre a temática em voga foram incluídos. A leitura efetuada desvelou que a pobreza e a baixa escolaridade são algumas das principais causas do trabalho infantil, aliado a ineficácias das políticas públicas. Cabe advertir que mesmo depois da promulgação do Estatuto da Criança e do Adolescente, principal lei que dispõe sobre a proteção integral a essa população e da criação do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), as estatísticas apontam  o desafio da devida erradicação deste problema, o que evidencia que urge estudos voltados a dimensionar este fenômeno em uma perspectiva preventiva, e da efetivação dessas políticas, uma vez que, o trabalho infantil continua sendo um grave problema social que requer ser extinguido.

Biografia do Autor

Aparecido Renan Vicente, Universidade Federal de São Carlos

Doutor em Ciências da Saúde pela UFSCAR. Mestre em Educação Sexual pela Unesp-Araraquara. 

Nathaly Martinez Alves, Universidade Federal de São Carlos

Pedagoga e Mestra em Educação pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), com realização de estágio como pesquisadora visitante na McGill University (Canadá). Doutoranda em Psicologia pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Vinculada ao Laboratório de Análise e Prevenção da Violência (LAPREV), e Especialista em Atendimento Psicossocial a Vítimas de Violência, pelo mesmo laboratório. Desenvolve pesquisas voltadas para a área de proteção à criança e ao adolescente.

Andreza Marques de Castro Leão , Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Graduada em Fonoaudiologia pela FOB- USP (2002) e Pedagogia pela FCL- UNESP (2010), Mestrado em Educação Especial pela UFSCAR (2004), especialização em Psicopedagogia (2005), Doutorado em Educação Escolar (2009) com Pós-Doutorado em Sexologia e Educação Sexual pela FCL- Unesp (2012). Livre Docente em Educação Sexual (2022) pela UNESP. 

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Publicado

2025-01-21

Como Citar

Vicente, A. R., Alves, N. M., & Leão , A. M. de C. (2025). Trabalho infantil no Brasil: a importância das políticas públicas para sua erradicação. Educação, 50(1), e3/1–26. https://doi.org/10.5902/1984644483649

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