Cartografia Social: mapeamento participativo da APA de Santa Rita
DOI:
https://doi.org/10.5902/1984644486985Palavras-chave:
Letramento cartográfico;, Mapeamento coletivo;, Educação ambiental.Resumo
Dentre os desafios da gestão das Áreas de Proteção Ambiental (APAs) de Alagoas há o desconhecimento da população local sobre a existência dessas unidades de conservação (UC) e a baixa participação da sociedade civil nos Conselhos Gestores. Neste contexto, o Projeto EducAPA realizou oficinas de educação ambiental visando reduzir esses problemas, adotando como metodologia a pesquisa-ação e a cartografia social. Apresentaremos neste artigo os resultados da Oficina de Cartografia Social – Elaboração de mapas temáticos, realizada no subprojeto de Mapeamento Participativo da APA de Santa Rita. O objetivo desta Oficina foi mapear aspectos socioambientais, socioeconômicos, socioculturais e as potencialidades e demandas da APA na perspectiva de seus moradores, além de promover o letramento cartográfico e propiciar uma visão crítica sobre o território. Com base nos 24 mapas temáticos elaborados pelos 100 participantes da Oficina, foram confeccionados 12 mapas-síntese no software QGis pela equipe do subprojeto, respeitando-se as convenções cartográficas, as técnicas da cartografia temática e os princípios da cartografia social. Posteriormente, a Exposição: Percepções sobre a APA de Santa Rita divulgou os resultados do mapeamento coletivo, obteve sugestões de ajustes nos mapas-síntese e validou seu conteúdo. Apesar das dificuldades dos participantes em reconhecer e caracterizar a APA, concluímos que houve avanços no conhecimento sobre a UC, a temática ambiental e o letramento cartográfico. Ademais, divergências e convergências entre o mapeamento coletivo e aquele do Plano de Manejo da APA de Santa Rita nos levam a defender o diálogo entre os saberes comunitários e os técnico-científicos para superar as lacunas de ambos
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