Cartografia Social: mapeamento participativo da APA de Santa Rita

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644486985

Palavras-chave:

Letramento cartográfico;, Mapeamento coletivo;, Educação ambiental.

Resumo

Dentre os desafios da gestão das Áreas de Proteção Ambiental (APAs) de Alagoas há o desconhecimento da população local sobre a existência dessas unidades de conservação (UC) e a baixa participação da sociedade civil nos Conselhos Gestores. Neste contexto, o Projeto EducAPA realizou oficinas de educação ambiental visando reduzir esses problemas, adotando como metodologia a pesquisa-ação e a cartografia social. Apresentaremos neste artigo os resultados da Oficina de Cartografia Social – Elaboração de mapas temáticos, realizada no subprojeto de Mapeamento Participativo da APA de Santa Rita. O objetivo desta Oficina foi mapear aspectos socioambientais, socioeconômicos, socioculturais e as potencialidades e demandas da APA na perspectiva de seus moradores, além de promover o letramento cartográfico e propiciar uma visão crítica sobre o território. Com base nos 24 mapas temáticos elaborados pelos 100 participantes da Oficina, foram confeccionados 12 mapas-síntese no software QGis pela equipe do subprojeto, respeitando-se as convenções cartográficas, as técnicas da cartografia temática e os princípios da cartografia social. Posteriormente, a Exposição: Percepções sobre a APA de Santa Rita divulgou os resultados do mapeamento coletivo, obteve sugestões de ajustes nos mapas-síntese e validou seu conteúdo. Apesar das dificuldades dos participantes em reconhecer e caracterizar a APA, concluímos que houve avanços no conhecimento sobre a UC, a temática ambiental e o letramento cartográfico. Ademais, divergências e convergências entre o mapeamento coletivo e aquele do Plano de Manejo da APA de Santa Rita nos levam a defender o diálogo entre os saberes comunitários e os técnico-científicos para superar as lacunas de ambos

Biografia do Autor

Simone Affonso da Silva, Universidade Federal de Alagoas

Professora Adjunta no Instituto de Geografia, Desenvolvimento e Meio Ambiente da Universidade Federal de Alagoas (IGDEMA/UFAL), Campus A.C. Simões, localizado na cidade Maceió, estado de Alagoas. Pós-Doutora (2021) no Departamento de Geografia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH/USP). Doutora (2019) e Mestre (2014) em Geografia Humana pela USP. Possui licenciatura (2010) e bacharelado (2009) em Geografia pela mesma instituição. Tem experiência profissional no ensino de Geografia nos níveis fundamental e médio e na elaboração de material didático para o ensino básico. Possui pesquisa e produção científica envolvendo, principalmente, temas do Planejamento, da Geografia Regional e da Geografia Política, com destaque para as teorias da região e regionalização, o planejamento regional, a regionalização do espaço brasileiro, as políticas territoriais, a gestão ambiental e as desigualdades socioespaciais.

Melquisedeque da Silva Viana, Universidade Federal de Alagoas

Graduando do curso de Bacharelado em Geografia do Instituto de Geografia, Desenvolvimento e Meio Ambiente da Universidade Federal de Alagoas, Campus A.C. Simões, localizado na cidade de Maceió, estado de Alagoas. Tem experiência em projetos de pesquisa e extensão na área de Geoprocessamento, Geomorfologia e Educação Ambiental, utilizando técnicas de mapeamento e geoprocessamento para compreender os processos que ocorrem na paisagem. Atuou em projetos desenvolvidos por docentes do IGDEMA/UFAL, tais como: Plano Diretor de Delmiro Gouvea (AL), O modelo digital de impacto arqueológico (MDIA) e Projeto EducAPA.

Mikael Eduardo Silva Ferreira, Universidade Federal de Alagoas

Graduando no curso de Licenciatura em Geografia do Instituto de Geografia, Desenvolvimento e Meio Ambiente da Universidade Federal de Alagoas, Campus A.C. Simões, localizado na cidade de Maceió, estado de Alagoas. Tem experiência em projetos de pesquisa e extensão na área de Geografia, atuando principalmente nos seguintes temas: Ensino de Geografia, Geoprocessamento, Geografia Cultural. Atuou em projetos desenvolvidos por docentes do IGDEMA/UFAL, tais como: Impacto da abordagem da geografia emocional na educação geográfica do estado de Alagoas (2021-2022), Projeto EducAPA (2023-2024).

Jeane Borges dos Santos, Universidade Federal de Alagoas

Graduanda no curso de Licenciatura em Geografia Instituto de Geografia, Desenvolvimento e Meio Ambiente da Universidade Federal de Alagoas, Campus A.C. Simões, localizado na cidade de Maceió, estado de Alagoas. Tem experiência em projetos de pesquisa e extensão na área de Geografia, atuando principalmente nos seguintes temas: Ensino de Geografia, Geoprocessamento, Educação Ambiental. Atuou em projetos desenvolvidos por docentes do IGDEMA/UFAL, notadamente no Projeto EducAPA (2023-2024).

Kevin Brandão Souza, Universidade Federal de Alagoas

Graduando no curso de Licenciatura em Geografia do Instituto de Geografia, Desenvolvimento e Meio Ambiente da Universidade Federal de Alagoas, Campus A.C. Simões, localizado na cidade de Maceió, estado de Alagoas. Tem experiência em projetos de pesquisa e extensão na área de Ensino de Geografia, Educação Ambiental e Planejamento Urbano-Regional. Atuou em projetos desenvolvidos por docentes do IGDEMA/UFAL, notadamente no Projeto EducAPA (2023-2024).

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Publicado

2024-11-04

Como Citar

Silva, S. A. da, Viana, M. da S., Ferreira, M. E. S., Santos, J. B. dos, & Souza, K. B. (2024). Cartografia Social: mapeamento participativo da APA de Santa Rita. Educação, 49(1), e136/1–47. https://doi.org/10.5902/1984644486985