História da educação no curso de pedagogia: avanços, desafios e perspectivas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644468174

Palavras-chave:

História da educação, Formação de professor, Pedagogia

Resumo

O presente artigo aborda a trajetória da disciplina de História da Educação no curso de graduação de Pedagogia da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), campus Cascavel, tendo como recorte temporal, a fundação do referido curso e sua última reformulação. Tem como objetivo examinar a sua importância na formação de professores. A metodologia parte do estudo bibliográfico de aportes teóricos referenciados no campo da História da Educação, como: Saviani (2000), Lopes e Galvão (2001), Stephanou e Bastos (2011). Em face das políticas de aligeiramento na formação do pedagogo, percebe-se a intensificação de um discurso em favor da constituição do professor com base pragmática, com fortes restrições às disciplinas de cunho crítico, histórico e filosófico no preparo desse futuro profissional. Isso ocorre sob a justificativa da necessidade de uma formação mais técnica, isto é, que priorize certas competências que atendam às demandas emergenciais do mercado de trabalho.

Biografia do Autor

Joao Carlos da Silva, State University of West Paraná

Doutorado em Educação pela Faculdade de educação/UNICAMP. Pós-doutorado pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia/UESB. É professor da UNIOESTE desde 2000, no Colegiado de pedagogia, e do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Campus de Cascavel. É membro do Grupo de pesquisa HISTEDOPR - História, sociedade e educação no Brasil - GT Oeste do Paraná, Cascavel. Atua na área de Educação, com ênfase em História da Educação, nos temas: questões teórico-metodológicas da história da educação, história da escola pública, instituições escolares, fontes e arquivos.

Referências

BURKE, Peter. A escola dos Annales: 1929-1989: a revolução francesa da historiografia. São Paulo: Fundação Editora da UNESP, 1997.

CARDOSO, Ciro Flamarion; VAINFAS, Ronaldo (Org.) Domínios da história: ensaios de teoria e metodologia. 5. ed. Rio de Janeiro: Campus, 1997.

GRAMSCI, Antonio. Cadernos do cárcere: Antonio Gramsci: introdução ao estudo da filosofia; a filosofia de Benedetto Croce. v. 1. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1999.

HALBWACHS, Maurice. A memória coletiva. São Paulo: Centauro, 2003.

LOPES, Eliana Marta; GALVÃO, Ana Maria de Oliveira. História da educação: o que você precisa saber sobre. Rio de Janeiro: DP&A, 2001.

LOMBARDI, José Claudinei; SAVIANI, Dermeval, NASCIMENTO, Maria Isabel Moura (orgs.). A escola pública no Brasil: história e historiografia. Campinas, SP: Autores Associados: Histedbr, 2005. - (coleção Memória da educação).

REIS, José Carlos. Da “história global” à “história em migalhas”: o que se perde, o que se ganha. In: GUAZZELLI, César Augusto Barcellos (Org.). Questões de teoria e metodologia da história. Porto Alegre: UFRGS, 2000. p. 177-208.

RICOUER, Paul. A memória, a história, o esquecimento. Trad. Alain François.

Campinas: Ed. da Unicamp, 2007.

SAVIANI, Demerval. O debate teórico e metodológico no campo da história e sua importância para a pesquisa educacional. In: SAVIANI, Demerval, LOMBARDI, José Claudinei e SANFELICE, José Luís (orgs.). História e história da educação – o debate teórico-metodológico atual. 2ª. Ed,.Campinas, SP: Autores Associados/ HISTEDBR, 2001.

SILVA, João Carlos da. História e historiografia da educação na Região Oeste do Paraná: alguns apontamentos. Rev. Humanidades. Fortaleza, v. 32, n. 1, p. 47-57, jan./jun. 2017

STEPHANOU, Maria; BASTOS, Maria Helena Câmara. História, Memória e História da Educação. In: STEPHANOU, Maria; BASTOS, Maria Helena Câmara. Histórias e memórias da educação no Brasil-Vol. III: Século XX. Petrópolis, RJ: Editora Vozes, 2011.

SZYMANSKI, Maria Lídia Sica; BASTOS, Carmen Célia Barradas. O curso de Pedagogia da Unioeste - Campus de Cascavel: História de suas reestruturações curriculares. Revista Educere et Educare. p. 217-232. Vol. 6 nº 12 jul./dez. 2011.

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ. Aprova alteração do

Projeto Político-Pedagógico do Curso de Pedagogia – campus Cascavel.

Resolução nº 375/2007 CEPE [Conselho de Ensino e Pesquisa da Unioeste].

Cascavel. 2016.

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ - Projeto Político Pedagógico do Curso de Pedagogia. 2005. UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ - Projeto Político Pedagógico do Curso de Pedagogia. 2007.

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ. Aprova o Regulamento do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), do

curso de Pedagogia, turnos matutino e noturno, do campus de Cascavel, e

revoga a Resolução nº 020/2011-Cepe, de 24 de fevereiro de 2011. Resolução nº 092/2013 CEPE [Conselho de Ensino e Pesquisa da Unioeste]. Cascavel. 2013.

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANA. Arquivo do Curso de Pedagogia. Planos de Ensino do Curso de Pedagogia. Cascavel. UNIOESTE. [1972- 2010]. Documento interno.

Downloads

Publicado

2023-07-06

Como Citar

Silva, J. C. da. (2023). História da educação no curso de pedagogia: avanços, desafios e perspectivas. Educação, 48(1), e76/1–28. https://doi.org/10.5902/1984644468174

Artigos Semelhantes

<< < 2 3 4 5 6 7 8 9 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.