A Escola Nova e o Método Intuitivo nos programas de ensino da Escola Normal Superior Vocacional (1937) em Santa Catarina
DOI:
https://doi.org/10.5902/1984644433299Palavras-chave:
Escola Normal Superior Vocacional, Escola Nova, Método IntuitivoResumo
O artigo em tela analisa os programas de ensino de Psicologia, Pedagogia e História da Educação propostos para a Escola Normal Superior Vocacional em Santa Catarina, por meio do Decreto n. 217, de 9 de março de 1937. O objetivo será problematizar a coexistência de conteúdos referentes ao método intuitivo e de conhecimentos escolanovistas em diferentes disciplinas. A utilização e o ensino do método intuitivo/lição das coisas fundamentou a reforma de ensino catarinense de 1911, sendo adotado como princípio orientador da educação no estado e assim permaneceu adentrando os anos 1930, momento que em que eram difundidos e estudados os conhecimentos da Escola Nova, indicando que estas duas orientações assumiram centralidade na formação teórico-prática do futuro docente. A perspectiva empirista parece ter sido um dos fundamentos que orientou as discussões educacionais do contexto da época, desde os pareceres de Rui Barbosa sobre o ensino até as ideias de Lourenço Filho na obra Introdução ao estudo da Escola Nova. Nos programas de 1937, as questões que envolviam a aprendizagem, a motivação e as diferenças individuais dos estudantes pautavam-se nessa perspectiva teórica, sendo a aposta na formação da mentalidade científica do professor.
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