A Escola Nova e o Método Intuitivo nos programas de ensino da Escola Normal Superior Vocacional (1937) em Santa Catarina

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644433299

Palabras clave:

Escola Normal Superior Vocacional, Escola Nova, Método Intuitivo

Resumen

O artigo em tela analisa os programas de ensino de Psicologia, Pedagogia e História da Educação propostos para a Escola Normal Superior Vocacional em Santa Catarina, por meio do Decreto n. 217, de 9 de março de 1937. O objetivo será problematizar a coexistência de conteúdos referentes ao método intuitivo e de conhecimentos escolanovistas em diferentes disciplinas. A utilização e o ensino do método intuitivo/lição das coisas fundamentou a reforma de ensino catarinense de 1911, sendo adotado como princípio orientador da educação no estado e assim permaneceu adentrando os anos 1930, momento que em que eram difundidos e estudados os conhecimentos da Escola Nova, indicando que estas duas orientações assumiram centralidade na formação teórico-prática do futuro docente. A perspectiva empirista parece ter sido um dos fundamentos que orientou as discussões educacionais do contexto da época, desde os pareceres de Rui Barbosa sobre o ensino até as ideias de Lourenço Filho na obra Introdução ao estudo da Escola Nova. Nos programas de 1937, as questões que envolviam a aprendizagem, a motivação e as diferenças individuais dos estudantes pautavam-se nessa perspectiva teórica, sendo a aposta na formação da mentalidade científica do professor.

Biografía del autor/a

Ana Paola Sganderla, Universidade Federal de Santa Catarina

Psicóloga e Licenciada em Psicologia (UNIVALI) e Doutora em Educação (UFSC). Atua como professora substituta no Departamento de Metodologia de Ensino na Universidade Federal de Santa Catarina.

Diana Carvalho de Carvalho, Universidade Federal de Santa Catarina

Graduada e licenciada em Psicologia e Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP). Professora Titular do Departamento de Metodologia de Ensino e do Programa de Pós-Graduação em educação, Linha Educação e Infância da Universidade Federal de Santa Catarina. 

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Publicado

2020-03-29

Cómo citar

Sganderla, A. P., & Carvalho, D. C. de. (2020). A Escola Nova e o Método Intuitivo nos programas de ensino da Escola Normal Superior Vocacional (1937) em Santa Catarina. Educación, 45(1), e24/ 1–24. https://doi.org/10.5902/1984644433299