Atratividade no ingresso e permanência na carreira docente em redes municipais de educação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644438298

Palavras-chave:

Carreira docente, Planos de carreira dos professores, Atratividade.

Resumo

RESUMO

Este artigo é parte integrante de pesquisa de pós-doutoramento realizada no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Ponta Grossa e vinculada ao Grupo de Pesquisa Estado, Políticas e Gestão da Educação (UNICENTRO/PR) e ao Grupo Capital, Trabalho, Estado e Educação: Políticas Educacionais e Formação de Professores (UEPG/PR). A referida pesquisa teve como objetivo central analisar dados sobre os Planos de Carreira dos docentes das 35 redes municipais de educação das mesorregiões Sudeste e Centro-Oriental do Paraná, para verificar a atratividade no ingresso e permanência na carreira docente. Planos de carreira e tabelas salariais atualizadas foram utilizados como fontes de estudo. Pelos dados levantados, este texto observa que a valorização do professor, de acordo com a titulação desde o início da carreira, não ocorre na quase totalidade das redes, e diversos desafios ainda precisam ser superados para a garantia da valorização docente.

 

 

Biografia do Autor

Michelle Fernandes Lima, Universidade Estadual do Centro Oeste-UNICENTRO Campus Irati

Professora da Universidade Estadual do Centro Oeste: Campus Irati ( PR), nas disciplinas de Metodologia da Pesquisa em Ciências da Educação e Politicas Educacionais. Professora do Programa de Pós Graduação em Educação. Mestre em fundamentos da educação pela Universidade Estadual de Maringá. Doutora em educação pelo Programa de Pós Graduação em Educação da UFPR. Pós Doutorado pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (PPGE/UEPG). Professora do Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Estadual do Centro Oeste. Líder do grupo de pesquisa Estado, Politicas e Gestão da Educação (UNICENTRO/IRATI-PR), Pesquiso nas linhas: Formulação, implementação e avaliação das políticas educacionais (Ed. Básica e Superior); Pesquisa em Politicas Educacionais; Política educacional em Gramsci; História da política educacional (educação superior)

Gisele Masson, Universidade Estadual de Ponta Grossa Departamento de Educação Programa de Pós Graduação em Educação

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina, na linha Educação, História e Política (2009), Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Ponta Grossa, na linha Políticas Educacionais (2003) e Licenciada em Pedagogia pela mesma universidade (1996). É Professora Associada do Departamento de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Ponta Grossa. Coordena o Grupo de Pesquisa Capital, Trabalho, Estado, Educação e Políticas Educacionais (GPCATE-UEPG). Participa do Grupo de Estudos e Pesquisa em Ontologia Crítica (GEPOC-UFSC). Realizando estágio pós-doutoral na Universidade Federal de Santa Catarina. Atuou como vice-coordenadora no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Ponta Grossa no período de 2012 a 2014. Fez parte da diretoria do Sindicato dos Docentes da Universidade Estadual de Ponta Grossa (SINDUEPG-ANDES), no período de 2010 a 2012 e de 2014 a 2016. É associada na Associação Nacional pela Formação dos Profissionais da Educação (ANFOPE), na Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE), na Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) e faz parte do Conselho Acadêmico da Red de Estudios Teóricos y Epistemológicos en Política Educativa (RELEPE). Integra a Rede de Pesquisadores sobre Associativismo e Sindicalismo dos Trabalhadores em Educação (REDE ASTE). Atua nas seguintes áreas: políticas educacionais, políticas de formação e valorização de professores, sindicalismo docente e fundamentos da educação.

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Publicado

2020-08-10

Como Citar

Lima, M. F., & Masson, G. (2020). Atratividade no ingresso e permanência na carreira docente em redes municipais de educação. Educação, 45(1), e78/ 1–24. https://doi.org/10.5902/1984644438298