História da educação no curso de pedagogia: avanços, desafios e perspectivas

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.5902/1984644468174

Mots-clés :

História da educação, Formação de professor, Pedagogia

Résumé

O presente artigo aborda a trajetória da disciplina de História da Educação no curso de graduação de Pedagogia da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), campus Cascavel, tendo como recorte temporal, a fundação do referido curso e sua última reformulação. Tem como objetivo examinar a sua importância na formação de professores. A metodologia parte do estudo bibliográfico de aportes teóricos referenciados no campo da História da Educação, como: Saviani (2000), Lopes e Galvão (2001), Stephanou e Bastos (2011). Em face das políticas de aligeiramento na formação do pedagogo, percebe-se a intensificação de um discurso em favor da constituição do professor com base pragmática, com fortes restrições às disciplinas de cunho crítico, histórico e filosófico no preparo desse futuro profissional. Isso ocorre sob a justificativa da necessidade de uma formação mais técnica, isto é, que priorize certas competências que atendam às demandas emergenciais do mercado de trabalho.

Biographie de l'auteur-e

Joao Carlos da Silva, State University of West Paraná

Doutorado em Educação pela Faculdade de educação/UNICAMP. Pós-doutorado pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia/UESB. É professor da UNIOESTE desde 2000, no Colegiado de pedagogia, e do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Campus de Cascavel. É membro do Grupo de pesquisa HISTEDOPR - História, sociedade e educação no Brasil - GT Oeste do Paraná, Cascavel. Atua na área de Educação, com ênfase em História da Educação, nos temas: questões teórico-metodológicas da história da educação, história da escola pública, instituições escolares, fontes e arquivos.

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Publié-e

2023-07-06

Comment citer

Silva, J. C. da. (2023). História da educação no curso de pedagogia: avanços, desafios e perspectivas. Educação, 48(1), e76/1–28. https://doi.org/10.5902/1984644468174

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