Educação estética mediada pelo patrimônio cultural: experiências, sentidos e afetos na formação de professores

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644447978

Palavras-chave:

Narrativas estéticas e patrimoniais, Escrita de si, Formação docente, Experiência estética.

Resumo

Este trabalho tem como objetivo compreender como a educação estética, a partir de experiências significativas com elementos do patrimônio cultural individual/coletivo da cidade de Viçosa do Ceará, pode mobilizar sentidos e afetos na formação de professores. Trata-se de um estudo de natureza qualitativa e multirreferencial, no qual se adota uma postura bricoleur envolvendo elemento do fazer da ciência e do artesanal. Para tanto, como aportes teóricos, trazem-se estudos de Freire (1998), Larrosa (2014), Varine (2012), dentre outros. A reflexão/investigação foi realizada através de uma pesquisa-formação com professores da cidade de Viçosa do Ceará, uma cidade histórica. Utilizaram-se atividades prático-teóricas, envolvendo experiências pessoais e coletivas, com acervos materiais e imateriais de elementos da cultura local para a produção de dados. Como achados, em relação às possibilidades de aprendizagem para a área de formação de professores, os relatos dos colaboradores demonstraram a possibilidade da mediação realizada pelo patrimônio cultural na provocação de experiências estéticas com elementos afetivos individuais e coletivos. Como aspectos conclusivos, pode-se dizer que a mediação demonstrou que os exercícios com o patrimônio reforçaram o sentimento de pertencimento dos participantes, ampliando as possibilidades de atribuição de sentido pessoal e coletivo ao conjunto de bens materiais e imateriais que constituem a cidade. Os exercícios contribuíram para a transformação de sentidos, aprimorando a elaboração de um olhar e de uma escuta mais sensível, através dos quais é possível perceber sentidos e afetos que entrelaçam a formação de professores, a educação estética, a cidade e o patrimônio cultural.

Biografia do Autor

Tânia Maria de Sousa França, Universidade Estadual do Ceará

Doutora e Mestre em Educação pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Professora assistente da UECE/FECLI. Membro do Grupo de Pesquisa Investigação em Arte, Ensino e História-IARTEH. 

José Albio Moreira de Sales, Universidade Estadual do Ceará

Doutor em História pela Universidade Federal de Pernambuco, Pós-Doutor pela Universidade do Porto em Portugal, Professor Associado do Centro de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará. Líder do grupo Pesquisa Investigação em Arte, Ensino e História-IARTEH.

Lia Machado Fiuza Fialho, Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, Ceará, Brasil.

Doutora em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará, Pós-doutorada em Educação pela Universidade Federal da Paraíba. Professora Adjunta do Centro de Educação da Universidade Estadual do Ceará, Professora Permanente do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE/UECE) e do Mestrado Profissional em Planejamento e Políticas Públicas. Editora chefa da coleção Práticas Educativas (EdUECE). Líder do Grupo de Pesquisa Práticas Educativas Memórias e Oralidades - PEMO. Editora chefa da revista Educação & Formação do PPGE/UECE. Tutora do Programa de Educação Tutorial (PET/Pedagogia/UECE).

Referências

ABREU, Regina; CHAGAS, Mário (Org.). Memória e patrimônio: ensaios contemporâneos. 2. ed. Rio de Janeiro: Lamparina, 2009.

ALMEIDA, Nadja Rinelle Oliveira; MOREIRA, Damares Oliveira. Manifestações da cultura popular local na aprendizagem das séries iniciais e na formação dos professores. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, v. 2, n. 3, p. e233726, 2020. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/3726. Acesso em: 5 set. 2020.

ALVES, Francione Charapa; FIALHO, Lia Machado Fiuza; LIMA, Maria Socorro Lucena. Formação em pesquisa para professores da educação básica. Revista Tempos e Espaços em Educação, São Cristóvão, v. 11, p. 285-300, 2018. Disponível em: https://seer.ufs.br/index.php/revtee/article/view/8582/pdf. Acesso em: 5 abr. 2020.

ARAÚJO, Isabella Belmiro; PARREIRAS, Deise de Azevedo; ARAÚJO, Mairce da Silva. Nomes, lugares e saberes: buscando novos diálogos com a escola. In: PÉREZ, Carmen Lúcia Vidal; TAVARES, Maria Tereza Goudard; ARAÚJO, Mairce da Silva (Org.). Memórias e patrimônios: experiências em formação de professores. Rio de Janeiro: UERJ, 2009. p. 141-148.

ARAÚJO, Lívia Priscilla da Frota. Viçosa do Ceará: uma análise do potencial turístico do patrimônio arquitetônico tombado. 2010. 60 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo) – Programa de Graduação em Turismo, Instituto Federal de Ciências e Tecnologia, Fortaleza, 2010.

ARDOINO, Jacques. Abordagem multirreferencial (plural) das situações educativas e formativas. In: BARBOSA, Joaquim Gonçalves (Org.). Multirreferencialidade nas ciências e na educação. São Carlos: UFSCar, 1998. p. 24-40.

ARGAN, Giulio Carlo. História da arte como história da cidade. 5. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2005.

BARROS, Manoel de. Meu quintal é maior do que o mundo. Rio de Janeiro: Objetiva, 2015.

BERKENBROCK ROSITO, Margarete May. Experiência estética e sentidos na arte de costurar narrativas autobiográficas. In: MONTEIRO, Filomena de Arruda; NACARATO, Adair Mendes; FONTOURA, Helena Amaral da (Org.). Narrativas docentes, memórias e formação. Curitiba: CRV, 2016. p. 125-142.

BOFF, Leonardo. A águia e a galinha: uma metáfora da condição humana. Petrópolis: Vozes, 1998.

BONCI, Estela Maria Oliveira. Ações disparadoras de experiências estéticas com crianças. In: MARTINS, Mirian Celeste (Org.). Pensar juntos mediação cultural: [entre]laçando experiências e conceitos. São Paulo: Terracota, 2014. p. 161-170.

BORBA, Sérgio da Costa. Aspectos do conceito de multirreferencialidade nas ciências e nos espaços de formação. In: BARBOSA, Joaquim Gonçalves (Org.). Reflexões em torno da abordagem multirreferencial. São Carlos: UFSCar, 1998. p. 11-19.

BOURDIEU, Pierre. A miséria do mundo. 5. ed. Petrópolis: Vozes, 2003.

BOURDIEU, Pierre. Escritos de educação. Petrópolis: Vozes, 1998.

CALVINO, Italo. As cidades invisíveis. 2. ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2012.

CARRENHO, Isabela Ventreschi; BERKENBROCK ROSITO, Margarete May. Educação estética, narrativas e arte na formação de professores. Curitiba: CRV, 2018.

D’AMBROSIO, Ubiratan. Etnomatemática: elo entre as tradições e a modernidade. Belo Horizonte: Autêntica, 2001. (Coleção Tendências em Educação Matemática).

DELORY-MOMBERGER, Christine. Biografia e educação: figuras do indivíduo-projeto. Natal: UFRN; São Paulo: Paulus, 2008.

DINARTE, Luiz Daniel; CORAZZA, Sandra Mara. Espaço poético como tradução didática: Bachelard e a imagem da casa. Educação & Formação, Fortaleza, v. 1, n. 2, p. 135-148, 2016. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/105. Acesso em: 5 jun. 2020.

ESPINOSA, Baruch de. Ética: demonstrada à maneira dos geômetras. Os Pensadores. São Paulo: Nova Cultural, 1997.

FAZENDA, Ivani Catarina Arantes (Org.). O que é inderdisciplinaridade? 2. ed. São Paulo: Cortez, 2013.

FERNANDES, Stenio de Brito; AGUIAR, Ana Lúcia Oliveira; FERNANDES, Aleksandra Nogueira de Oliveira. Narrativas de moradores do Rosado/RN: viver, contar, preservar seu lugar. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, v. 1, n. 3, 2019. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/3524. Acesso em: 5 set. 2020.

FIALHO, Lia Machado Fiuza; SANTOS, Francisca Mayane Benvindo dos; SALES, José Albio Moreira de. Pesquisas biográficas na história da educação. Cadernos de Pesquisa, São Luís, v. 26, p. 11-29, 2019. Disponível em: http://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/12743/6898. Acesso em: 5 abr. 2020.

FONSECA, Eril Medeiros da; BIERHALZ, Crisna Daniela Krause. O contexto local como elo entre ciências da natureza e educação do campo. Educação & Formação, Fortaleza, v. 3, n. 7, p. 66-84, 2018. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/172. Acesso em: 5 abr. 2020.

FRANÇA, Tânia Maria de Sousa; SOUSA, Maria do Socorro de; SOUSA, Ana Cláudia Gouveia de. Roteiro didático: uma possibilidade de articulação entre teoria e prática. In: ENDIPE, 16., 2012, Campinas. Anais... Campinas: Unicamp, 2012. p. 6893-6904.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 7. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1998.

GONÇALVES, José Reginaldo Santos. O patrimônio como categoria de pensamento. In: ABREU, Regina; CHAGAS, Mário (Org.). Memória e patrimônio: ensaios contemporâneos. 2. ed. Rio de Janeiro: Lamparina, 2009. p. 25-33.

HALBWACHS, Maurice. A memória coletiva. São Paulo: Centauro, 2006.

IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Cidades: Viçosa do Ceará. Rio de Janeiro: IBGE, 2010. Disponível em: https://cidades.ibge.gov.br/brasil/ce/vicosa-do-ceara/panorama. Acesso em: 10 abr. 2020.

JOSSO, Marie-Christine. Experiências de vida e formação. São Paulo: Cortez, 2004.

KINCHELOE, Joe; BERRY, Kathleen. Pesquisa em educação: conceituando a bricolagem. Porto Alegre: Artmed, 2007.

LARROSA, Jorge. Pedagogia profana: danças, piruetas e mascaradas. 5. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2013.

LARROSA, Jorge. Tremores: escritos sobre experiência. Belo Horizonte: Autêntica, 2014. (Coleção Educação: experiência e sentido).

LEFEBRE, Henri. O direito à cidade. São Paulo: Centrauro, 2011.

MARTINS, Miriam Celeste. Aquecendo uma transformação-ação: atitudes e valores no ensino de Arte. In: BARBOSA, Ana Mae (Org.). Inquietações e mudanças no ensino da arte. São Paulo: Cortez, 2002. p. 49-60.

MARTINS, Miriam Celeste; PICOSQUE, Gisa. Mediação cultural para professores andarilhos da cultura. 2. ed. São Paulo: Intermeios, 2012.

MEIRELLES, Mauro; PEDDE, Valdir. Ver, tocar, preservar: pensando a noção de patrimônio a partir de sua tangibilidade. Estudos de Sociologia, Recife, v. 1, n. 20, p. 1-20, 2014. Disponível em: https://periodicos.ufpe.br/revistas/revsocio/article/view/235510/28497. Acesso em: 5 abr. 2020.

MINAYO, Maria Cecília de Souza (Org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Petrópolis: Vozes, 1994.

MORAES, Maria Cândida. O paradigma educacional emergente. 5. ed. Campinas: Papirus, 2000.

MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à educação do futuro. 3. ed. São Paulo: Cortez; Brasília, DF: Unesco, 2001.

NEVES, J; FRISON, L. A vida em forma de história: tempos/lugares de experiência. Educação (UFSM), v.45, p. 1-24, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/35844. Acesso em: 10 abr. 2020.

NOGUEIRA, Maria Alice; NOGUEIRA, Cláudio Marques Martins. Bourdieu e a educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.

ORMEZZANO, Graciela. Debate sobre abordagens e perspectivas da educação estética. Em Aberto, Brasília, DF, v. 21, n. 77, p. 15-38, 2007. Disponível em: http://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/emaberto/article/view/2597. Acesso em: 10 abr. 2020.

OSTROWER, Fayga. Acasos e criação artística. 2. ed. Rio de Janeiro: Campus, 1995.

PACHECO, Marisa de Pinho Pessoa. Análise do potencial turístico de Viçosa do Ceará: as percepções da população local. 2008. 60 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo) – Programa de Graduação em Turismo, Faculdades Integradas do Ceará, Fortaleza, 2008.

PENA, Alexandra Coelho. Formação de professores de educação infantil: memória, narrativa e inteireza. Educação & Formação, Fortaleza, v. 2, n. 4, p. 72-86, 2017. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/124. Acesso em: 5 abr. 2020.

PINEAU, Gaston. Emergência de um paradigma antropoformador de pesquisa-ação-formação transdisciplinar. Saúde e Sociedade, São Paulo, v. 14, n. 3, p. 102-110, 2005. Disponível em: https://www.scielosp.org/article/sausoc/2005.v14n3/102-110/. Acesso em: 5 jun. 2020.

SALES, José Albio Moreira de; ARRAIS, Gardner de Andrade; FARIAS, Isabel Maria Sabino de. O Museu Virtual de Arte como espaço de educação estética. Revista Roteiro, Florianópolis, v. 39, n. 2, p. 487-514, 2014. Disponível em: https://portalperiodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/4857. Acesso em: 5 jun. 2020.

SMOLKA, Ana Luiza Bustamante. Sobre significação e sentido: uma contribuição à proposta de rede de significações. In: ROSSETTI-FERREIRA, Maria Clotilde et al. (Orgs.). Rede de significações e o estudo do desenvolvimento humano Porto Alegre: Artes Médicas, 2004, p. 35-49).

SOUSA, Maria do Socorro et al. Oficinar: uma construção coletiva. Revista de Educação da AEC, Brasília, DF, v. 23, n. 90, p. 72-84, 1994.

SOUZA MARIA, Liliane Sant’Anna de; FONTOURA, Helena Amaral da. Docência inicial em Educação de Jovens e Adultos e a potência da narrativa como dispositivo de formação. Educação & Formação, Fortaleza, v. 3, n. 8, p. 118-137, 2018. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/273. Acesso em: 5 jun. 2020.

VARINE, Hugues de. As raízes do futuro: o patrimônio a serviço do desenvolvimento local. Porto Alegre: Medianiz, 2012.

VASCONCELOS, José Gerardo; FIALHO, Lia Machado Fiuza; LOPES, Tânia Maria Rodrigues. Educação e liberdade em Rousseau. Educação & Formação, Fortaleza, v. 3, n. 8, p. 210-223, 2018. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/278. Acesso em: 5 jun. 2020.

VASCONCELOS, Rafaella Lira de; DEVECHI, Catia Piccolo Viero. A arte-educação no ensino médio: desafios à formação estética. Educação (UFSM), v. 43, n. 4, p. 741-756, 2018. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/32158. Acesso em: 5 jun. 2020.

VYGOTSKY, Liev Semiónovitch. Pensamento e Linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 2005.

VIÑAO FRAGO, Antonio. Os cadernos escolares como fonte histórica: aspectos metodológicos e historiográficos. In: MIGNOT, Ana Cristina Venancio (Org.). Cadernos à vista: escola, memória e cultura escrita. Rio de Janeiro: UERJ, 2008. p. 69-90.

Downloads

Publicado

2022-01-28

Como Citar

França, T. M. de S., de Sales, J. A. M., & Fialho, L. M. F. (2022). Educação estética mediada pelo patrimônio cultural: experiências, sentidos e afetos na formação de professores . Educação, 47(1), e07/ 1–30. https://doi.org/10.5902/1984644447978