Oficinas literárias: as estratégias de compreensão como possibilidade para a formação de atitudes leitoras na infância

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644468517

Palavras-chave:

Estratégias de leitura, Educação infantil, Formação de atitudes leitoras

Resumo

Este artigo busca apresentar os resultados de uma proposta interventiva em estratégias de compreensão, com foco na estratégia de “Inferências” para a Educação Infantil. Os resultados são frutos de uma pesquisa de Pós Graduação em Educação, Stricto Sensu (Doutorado), que teve como objetivo geral compreender as possibilidades das estratégias de leitura para a formação de atitudes leitoras desde a infância, a fim de desenvolver práticas mediadas, impulsionadoras da formação do pequeno leitor na Educação Infantil.  Participaram da pesquisa 36 crianças integrantes de duas turmas de Educação Infantil (Pré II), com idade média de 5 e 6 anos. Uma turma (16 crianças), constituiu o grupo controle e, a outra turma (20 crianças), o grupo interventivo, que participou de oficinas literárias.  A pesquisa percorreu as seguintes fases: avaliação inicial das estratégias de compreensão, oficinas literárias e avaliação final das estratégias de compreensão. O conjunto de Oficinas intituladas “Pequeno Leitor” teve como suporte teórico uma abordagem de ensino das estratégias leitura estadunidense. Os resultados foram apresentados articulando as dimensões qualitativas e quantitativas na busca por uma inter-relação dinâmica. Os resultados apontam os benefícios da interação com os livros literários e da organização de situações de leitura compartilhada na Educação Infantil, nas quais a criança pode se apropriar e internalizar elementos iniciais, para o posterior uso pleno e individual da leitura. Assim, cabe à escola criar condições para que as crianças vivenciem a leitura de forma significativa e façam uso de suas atitudes leitoras em desenvolvimento.

Biografia do Autor

Geuciane Felipe Guerim Fernandes, Londrina State University

Doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Londrina, Programa de Pós Graduação em Educação, Londrina - PR, Brasil. Professora colaboradora na Universidade do Norte do Paraná, Curso de Pedagogia, Cornélio - PR, Brasil.

Katia Luciane de Katia Oliveira, Londrina State University

Doutorado em Psicologia, Desenvolvimento Humano e Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas. Professora Associada do Departamento de Psicologia e Psicanálise, do Programa de Pós-graduação  em  Psicologia  (na  função  de  coordenadora)  e  do Programa  de  Pós-graduação  em  Educação da Universidade Estadual de Londrina.

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Publicado

2023-06-20

Como Citar

Fernandes, G. F. G., & Oliveira, K. L. de K. (2023). Oficinas literárias: as estratégias de compreensão como possibilidade para a formação de atitudes leitoras na infância. Educação, 48(1), e58/1–27. https://doi.org/10.5902/1984644468517