Avaliação Institucional: uma discussão sobre a qualidade no Núcleo de Educação Infantil da Unifesp

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644464632

Palavras-chave:

Qualidade, Avaliação Institucional, Educação Infantil.

Resumo

O objetivo deste texto é relatar a experiência recente de avaliação institucional da escola de educação básica da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), a qual mobilizou diversos atores envolvidos no processo educativo de bebês e crianças pequenas. Um percurso que viabilizou a manifestação e a escuta das vozes presentes na escola, alçando o coletivo escolar a refletir e a deliberar sobre a melhoria da qualidade educacional em suas diferentes dimensões, tendo como princípio e horizonte o direito das crianças. A abordagem qualitativa orientou a realização do estudo, que teve como metodologia a análise documental e a pesquisa bibliográfica. Avanços significativos podem ser observados a partir da aplicação do instrumento de autoavaliação no que se refere a questões curriculares, de formação docente, estruturação do quadro de profissionais da educação infantil, organização predial (limpeza, acessibilidade, ambientação, exposição dos trabalhos das crianças etc.), bem como a maior participação dos diferentes atores da comunidade nas decisões sobre questões relevantes da escola.

Biografia do Autor

Dilma Antunes Silva, Universidade Federal de São Paulo

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade de Mogi das Cruzes (2009), Mestrado em Educação (Psicologia da Educação) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2015) e Doutorado em Educação (Psicologia da Educação) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2020). Atualmente é  professora da Universidade Federal de São Paulo, atuando no Núcleo de Educação Infantil Paulistinha.

Ana Paula Santiago do Nascimento, Universidade Federal de São Paulo

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade de São Paulo (2004), mestrado em Educação pela Universidade de São Paulo (2012) e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (2019). Atualmente é professora EBTT da Universidade Federal de São Paulo, atuando no Núcleo de Educação Infantil Paulistinha e Programa Pós-Graduação em Educação (PPGE-Guarulhos), na linha de pesquisa Educação, Estado, Trabalho.

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Publicado

2022-12-27

Como Citar

Silva, D. A., & Nascimento, A. P. S. do. (2022). Avaliação Institucional: uma discussão sobre a qualidade no Núcleo de Educação Infantil da Unifesp. Educação, 47(1), e120/1–19. https://doi.org/10.5902/1984644464632

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