EXPECTATIVAS DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DE RONDONÓPOLIS-MT QUANTO AO USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS NA SUA FORMAÇÃO

Autores/as

Palabras clave:

Tecnologia Digitais. Formação dos Alunos. Ensino Médio.

Resumen

No momento histórico contemporâneo os jovens são frutos de uma geração digital, que fazem uso das tecnologias digitais em diferentes atividades de seu cotidiano, existindo uma cultura digital estabelecida na Internet. Assim, o objetivo geral é compreender que expectativas os alunos do ensino médio da Escola Estadual Professor Domingos Aparecido dos Santos têm com relação ao uso de tecnologias digitais em sua formação escolar. Para o alcance do objetivo traçado foi desenvolvida uma pesquisa do tipo exploratório-descritiva, com método indutivo e análise qualitativa em dados primários e discussão com dados secundários. Com o estudo realizado foi alcançado o objetivo geral ao apresentar as expectativas dos alunos do ensino médio da Escola Estadual Professor Domingos Aparecido dos Santos têm com relação ao uso de tecnologias digitais em sua formação escolar, com a apresentação de que necessitam de maior disponibilidade de novos recursos tecnológicos pela escola; maior participação dos professores enquanto mediadores e maior interesse dos colegas para o estudo em grupo. Dessa forma, pode-se concluir que as expectativas dos alunos tem relação com a mudança de ação da escola com melhores investimentos em tecnologia, ao mesmo tempo, que eles apontam a necessidade de uma mudança de postura dos professores e alunos, com relação ao interesse, mediação e atividades a partir do uso das tecnologias digitais.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Marijane de Oliveira Soares, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, Frederico Westphalen, RS

Mestranda em Educação pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, Campus Frederico Westphalen, RS, Brasil

Ana Paula Teixeira Porto, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, Frederico Westphalen, RS

Doutora em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS, Brasil

Citas

BITENCOURTE, Andreia; HINZ, Verlani Timm; LOPES, João Ladislau Barbará. Uma análise do uso das tecnologias móveis digitais em sala de aula no ensino médio de uma escola pública. EDUCAR MAIS – Revista da Pós-Graduação em Ciências e Tecnologias na Educação CAVG. 2(1):1-23, 2018.

BRAGA, Elayne de Moura. Os elementos do processo de ensino-aprendizagem: da sala de aula à educação medida pelas tecnologias digitais da informação e da comunicação (TDICs). Revista Vozes dos Vales da UFVJM: Publicações Acadêmicas. Minas Gerais, Brasil. Ano 1 (02):1-20, 2012.

BRASIL. Ministério da Educação - MEC. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: língua portuguesa. Rio de Janeiro: MEC/DP&A, 2000.

CETIC. TIC Empresas 2010. 2011. Disponível em: <http://op.ceptro.br/cgibin/ cetic/ticeducacao-2011.pdf>. Acesso em: 20 jul. 2020.

CORTELAZZO, Iolanda Bueno de Camargo. Inovações tecnológicas na educação profissional para o empreendedorismo e empregabilidade. PIÉSIS – Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação. Mestrado-Universidade do Sul de Santa Catarina. Unisul. Tubarão. 10(Especial):08-26, jun./dez. 2016.

GEWEHR, Diógenes. Tecnologias digitais de informação e comunicação (TDICs) na escola e em ambientes não escolares. 2016. 136f. Dissertação (Mestrado em Ensino) – Centro Universitário UNIVATES, Lajeado, Rio Grande do Sul, Brasil, 2016.

GONÇALVES, Elivelton Henrique; COSTA, Fernanda de Oliveira; ARAÚJO, Adelma L. O. S. As tecnologias digitais e os professores do ensino médio: formação para o uso do Tablet Educacional. V Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE 2016). Anais dos Workshops do V Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE 2016). DOI: 10.5753/cbie.wcbie.2016.721. 2016.

INOCENTE, Luciane; WÜS, Caroline; CASTAMAN, Ana Sara. A importância das estratégias de ensino-aprendizagem a partir do uso de novas tecnologias. NeoFaccat. 5(1):1-10, nov. 2016.

KENSKI, Vani Moreira. Educação e tecnologias: o novo ritmo da informação. Campinas-São Paulo: Papirus, 2012.

LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Metodologia científica. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2010.

LOPES, Priscila Malaquias Alves; MELO, Maria de Fátima Aranha de Queiroz e. O uso das tecnologias digitais em educação: seguindo um fenômeno em construção. Psic. da Ed. São Paulo. 38:49-61, 1º sem. 2014.

MARTINS, Ana Flávia Miranda António Martins. Adequação de estratégias de ensino-aprendizagem numa turma reduzida: estudo de caso. 2011. 155f. Dissertação (Mestrado em Ensino) – Universidade de Lisboa, Lisboa, Portugal, 2011.

MENEZES, Maria Zaima Bonfim; SANTOS, Sarah Nubia Pernambuco; FREIRE, Vitoria Chérida Costa. A feminilização do ensino superior e a busca pela equidade de gêneros no Brasil. VI Encontro Internacional de Jovens Investigadores – JOIN. p. 1-9, 2019.

MONTEIRO, Renata Gomes; MARTINS, Pura Lúcia Oliver. Quem é bom professor para estudantes do ensino médio? IX Congresso Nacional de Educação – EDUCERE. III Encontro Sul Brasileiro de Psicopedagogia. PUCPR. 26 a 29 de outubro de 2009.

MORAN, José Manuel. A educação que desejamos: novos desafios e como chegar lá. 5. ed. Campinas-São Paulo: Papirus, 2013.

MORAN, José Manuel; MASETTO, Marcos; BEHRENS, Marilda. Novas tecnologias e mediação pedagógica. 16. ed. Campinas-São Paulo: Papirus, 2013.

MORAN, José Manuel. Ensino e aprendizagem inovadores com tecnologias audiovisuais e telemáticas. In: MORAN, José Manuel; MASETTO, Marcos T.; BEHRENS, Marilda Aparecida. Novas tecnologias e mediação pedagógica. Campinas-São Paulo: Papirus, 2016.

OLIVEIRA, João Paulo de; MELO, Magnolia Maria da Rocha; SOUSA, Sandra Emília Barros de. Tecnologias digitais na educação: desafios e perspectivas para o século XXI. III CONEDU – Congresso Nacional de Educação. Cenários contemporâneos: a educação e suas multiplicidades. Natal-RN. 05 a 07 de Out. 2016.

SARTI, Luis Ricardo. Uso de TIC por professores em aulas do ensino médio e suas percepções sobre o ensino e a aprendizagem dos alunos em Física, Química, Biologia e Matemática. 2014. 93f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) – Universidade Estadual de Campinas, Campinas, São Paulo, Brasil, 2014.

SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2017.

TAPSCOTT, Don. A hora da Geração Digital. Rio de Janeiro: Agir, 2010.

VELLOSO, Fernando de Castro. Informática: conceitos básicos. 9. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2014.

Publicado

2021-06-21

Cómo citar

Soares, M. de O., & Porto, A. P. T. (2021). EXPECTATIVAS DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DE RONDONÓPOLIS-MT QUANTO AO USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS NA SUA FORMAÇÃO. ReTER, 2(1), e8/01–18. Recuperado a partir de https://periodicos.ufsm.br/reter/article/view/65201

Artículos similares

1 2 3 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.