O USO DO PODCAST COMO RECURSO PARA O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: BREVE RELATO
Palavras-chave:
Podcast, Língua Portuguesa, Letramento Digital.Resumo
Nosso relato centra o olhar nas atividades do Projeto Letramento Digital e Ensino: ações de leitura e escrita, mediadas por tecnologias educacionais em REDE, vinculado ao Programa de Licenciaturas - PROLICEN - e ao Curso de Letras Português da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). O referido projeto foi desenvolvido a partir da perspectiva do diálogo e da aproximação entre as escolas de educação básica e a universidade, por meio de iniciativas que promovem o Letramento Digital de professores e alunos, através de ações de escrita e de leitura mediadas pela tecnologia. Assim, redigimos roteiros, produzimos e gravamos Podcasts, em formato de Drops, sobre conteúdos de Língua Portuguesa selecionados com o auxílio de um professor da educação básica. Para a viabilização dos Podcasts, utilizamos o Google Drive para a escrita dos roteiros, o app Anchor para a gravação dos episódios, o app de streaming Spotify para a veiculação e a rede social Instagram para a divulgação dos materiais já prontos. Apesar das dificuldades encontradas em virtude do contexto pandêmico, conseguimos desenvolver o projeto por meio do trabalho colaborativo, das plataformas disponíveis para trabalho e também para a realização de reuniões. Nossas ações no projeto contribuíram significativamente para a formação docente dos graduandos, visto que é necessário incrementar e implementar práticas que minimizem as dificuldades de acesso às tecnologias digitais, bem como a inserção e o desenvolvimento delas em ambiente educacional.
Downloads
Referências
BAKHTIN, Mikhail. Estética da Criação Verbal: Gêneros do Discurso. Trad. Paulo Bezerra. 6. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2011, p. 261-306.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Brasília, MEC/CONSED/UNDIME, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 11 mai. 2021.
ROJO, Roxane; MOURA, Eduardo. Multiletramentos na escola. São Paulo: Parábola, 2012.
SILVA, Patrícia Grasel da; LIMA, Dione Sousa de. Padlet como ambiente virtual de aprendizagem na formação de profissionais da educação. Revista Renote: novas tecnologias na educação, Porto Alegre, n. 1, p. 83-92, jul. 2018. Disponível em: https://doi.org/10.22456/1679-1916.86051. Acesso em: 20 mai. 2021.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.