SUPORTE NOS CAMINHOS DA VIDA ACADÊMICA: RELATO DE UM PROJETO COLABORATIVO EM REDE

Autores

Palavras-chave:

Usos sociais da linguagem, Letramento acadêmico, Letramento digital.

Resumo

O objetivo deste relato de experiência, é apresentar as reflexões, vivências e aprendizados obtidos por três acadêmicas do curso de Letras da UFSM, durante e a partir do projeto de ensino “REA (Recursos Educacionais Abertos) PARA O LETRAMENTO ACADÊMICO EM REDE”, cujo objetivo principal foi o de propiciar a iniciação dos alunos de graduação da UFSM, principalmente dos ingressantes, à esfera acadêmica e seus modos de produção, recepção e circulação por meio de Recursos Educacionais Abertos digitais. A partir do projeto, das discussões geradas, das trocas entre colegas e professores, e após todas as tarefas realizadas durante o período de duração dele, produziu-se, então, este trabalho que pretende somar-se às discussões e materiais já existentes neste nicho de investigação do letramento acadêmico digital e dos usos sociais da linguagem. Pretende-se, por meio dele, defender a importância de um letramento acadêmico que leve em conta o entorno social de seus agentes e de uma formação docente em que o letramento digital e uso de REA, seja prioridade, tendo em vista seu potencial de alcance, divulgação e disseminação de informações. A capacitação pedagógica dos professores de Letras em formação, bolsistas e voluntários do projeto, e a construção colaborativa de REA sobre letramento acadêmico por meio de Sistemas de Autoria, foram os principais resultados obtidos após o período de duração do projeto, o “meio do caminho”, ou a estrada até tais resultados e as ferramentas que serviram como apoio para alcançá-lo, que é o que será descrito e relatado nas próximas linhas.

Biografia do Autor

Ana Paula Paim da Rosa, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS.

Graduanda em Letras - Espanhol pela Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, Brasil.

Andrea Ad Reginatto, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS.

Professora no Departamento de Letras Vernáculas e no Programa de Pós Graduação em Tecnologias Educacionais em Rede na Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, Brasil.

Delta Marlova Moraes do Amaral, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS.

Graduanda em Letras - Espanhol pela Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, Brasil.

Maria Carolina Minor Conci, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS.

Graduanda em Letras - Língua Portuguesa e Literaturas pela Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, Brasil.

Vanessa Ribas Fialho, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS.

Professora no departamento de Letras Estrangeiras Modernas da Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, Brasil.

Referências

AMARAL, Mirian Maia; VELOSO, Maristela Midlej Silva de Araujo; ROSSINI, Tatiana Stofella Sodré. Informática na Educação: autoria, linguagens, multiletramentos e inclusão. A autoria coletiva no contexto da educação em tempos de cibercultura. Porto Alegre, 2019. Disponível em: https://ieducacao.ceie-br.org/autoriacoletiva. Acesso em: 15 mai. 2021.

COSTA, A. R et al. Paulo Freire hoje na cibercultura. Porto Alegre: CirKula, 2020.

CRUZ, Maria Emília Almeida da. O Letramento Acadêmico como Prática Social: Novas Abordagens. Gestão e Conhecimento, PUC – Poço de Caldas, n. 1, 2007. Disponível em: https://www.pucpcaldas.br/graduacao/administracao/revista/artigos/v4n1/v4n1a1.pdf. Acesso em: 16 mai. 2021.

KLEIMAN, A.B. Os significados do Letramento.Uma nova perspectiva sobre a prática social da escrita. Campinas, São Paulo, Mercado de letras, 2001.

MATTAR, João. Web 2.0 e redes sociais na educação. 1. ed. São Paulo: Artesanato Educacional, 2013.

MUNOZ, Caroline Lego; TOWNER, Terri. Back to the wall: how to use Facebook in the classroom. First Monday, n. 12, dez. 2011 (5 de dezembro de 2011). Disponível em: https://firstmonday.org/article/view/3513/3116. Acesso em: 16 mai. 2021.

SOARES, Magda. Letramento: um tema em três gêneros.3. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.

STREET, B. V. What's "new" in New Literacy Studies? Critical approaches to literacy in theory and practice. Current Issues in Comparative Education, Londres, 5 (2): maio, 2003.

UNESCO. Declaração Recursos Educacionais Abertos. In: Congresso Mundial de Recursos Educacionais Abertos. UNESCO, 2012. Disponível em: http://www.unesco.org/new/fileadmin/MULTIMEDIA/HQ/CI/WPFD2009/Portuguese_Declaration.html. Acesso em: 03 ago. 2021.

WIKIPEDIA. Instagram. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Instagram. Acesso em: 15 mai. 2021.

Downloads

Publicado

2021-09-28

Como Citar

Rosa, A. P. P. da, Reginatto, A. A., Amaral, D. M. M. do, Conci, M. C. M., & Fialho, V. R. (2021). SUPORTE NOS CAMINHOS DA VIDA ACADÊMICA: RELATO DE UM PROJETO COLABORATIVO EM REDE. Revista Tecnologias Educacionais Em Rede (ReTER), 2(1), e11/01–13. Recuperado de https://periodicos.ufsm.br/reter/article/view/66488

Edição

Seção

Relatos de Experiência

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)