SUPORTE NOS CAMINHOS DA VIDA ACADÊMICA: RELATO DE UM PROJETO COLABORATIVO EM REDE
Keywords:
Usos sociais da linguagem, Letramento acadêmico, Letramento digital.Abstract
O objetivo deste relato de experiência, é apresentar as reflexões, vivências e aprendizados obtidos por três acadêmicas do curso de Letras da UFSM, durante e a partir do projeto de ensino “REA (Recursos Educacionais Abertos) PARA O LETRAMENTO ACADÊMICO EM REDE”, cujo objetivo principal foi o de propiciar a iniciação dos alunos de graduação da UFSM, principalmente dos ingressantes, à esfera acadêmica e seus modos de produção, recepção e circulação por meio de Recursos Educacionais Abertos digitais. A partir do projeto, das discussões geradas, das trocas entre colegas e professores, e após todas as tarefas realizadas durante o período de duração dele, produziu-se, então, este trabalho que pretende somar-se às discussões e materiais já existentes neste nicho de investigação do letramento acadêmico digital e dos usos sociais da linguagem. Pretende-se, por meio dele, defender a importância de um letramento acadêmico que leve em conta o entorno social de seus agentes e de uma formação docente em que o letramento digital e uso de REA, seja prioridade, tendo em vista seu potencial de alcance, divulgação e disseminação de informações. A capacitação pedagógica dos professores de Letras em formação, bolsistas e voluntários do projeto, e a construção colaborativa de REA sobre letramento acadêmico por meio de Sistemas de Autoria, foram os principais resultados obtidos após o período de duração do projeto, o “meio do caminho”, ou a estrada até tais resultados e as ferramentas que serviram como apoio para alcançá-lo, que é o que será descrito e relatado nas próximas linhas.
Downloads
References
AMARAL, Mirian Maia; VELOSO, Maristela Midlej Silva de Araujo; ROSSINI, Tatiana Stofella Sodré. Informática na Educação: autoria, linguagens, multiletramentos e inclusão. A autoria coletiva no contexto da educação em tempos de cibercultura. Porto Alegre, 2019. Disponível em: https://ieducacao.ceie-br.org/autoriacoletiva. Acesso em: 15 mai. 2021.
COSTA, A. R et al. Paulo Freire hoje na cibercultura. Porto Alegre: CirKula, 2020.
CRUZ, Maria Emília Almeida da. O Letramento Acadêmico como Prática Social: Novas Abordagens. Gestão e Conhecimento, PUC – Poço de Caldas, n. 1, 2007. Disponível em: https://www.pucpcaldas.br/graduacao/administracao/revista/artigos/v4n1/v4n1a1.pdf. Acesso em: 16 mai. 2021.
KLEIMAN, A.B. Os significados do Letramento.Uma nova perspectiva sobre a prática social da escrita. Campinas, São Paulo, Mercado de letras, 2001.
MATTAR, João. Web 2.0 e redes sociais na educação. 1. ed. São Paulo: Artesanato Educacional, 2013.
MUNOZ, Caroline Lego; TOWNER, Terri. Back to the wall: how to use Facebook in the classroom. First Monday, n. 12, dez. 2011 (5 de dezembro de 2011). Disponível em: https://firstmonday.org/article/view/3513/3116. Acesso em: 16 mai. 2021.
SOARES, Magda. Letramento: um tema em três gêneros.3. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.
STREET, B. V. What's "new" in New Literacy Studies? Critical approaches to literacy in theory and practice. Current Issues in Comparative Education, Londres, 5 (2): maio, 2003.
UNESCO. Declaração Recursos Educacionais Abertos. In: Congresso Mundial de Recursos Educacionais Abertos. UNESCO, 2012. Disponível em: http://www.unesco.org/new/fileadmin/MULTIMEDIA/HQ/CI/WPFD2009/Portuguese_Declaration.html. Acesso em: 03 ago. 2021.
WIKIPEDIA. Instagram. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Instagram. Acesso em: 15 mai. 2021.
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.