Revista Tecnologias Educacionais em Rede (ReTER) https://periodicos.ufsm.br/reter <p style="text-align: justify;">A <strong>ReTER</strong> <strong>-</strong> <strong>Revista Tecnologias Educacionais em Rede</strong>, é uma publicação com o objetivo de democratizar a divulgação do conhecimento gerado a partir de pesquisas, experiências e análises na área interdisciplinar com ênfase no uso, desenvolvimento e gestão educacional mediadas por tecnologias. Busca publicar trabalhos oriundos das mais diversas áreas do conhecimento, desde que abordem pesquisas consolidadas sobre a proposta de desenvolvimento, uso e gestão envolvendo tecnologias educacionais em rede. A ReTER recebe artigos em fluxo contínuo em português, inglês e espanhol.</p> <p style="text-align: justify;"><strong>eISSN 2675-9950 </strong></p> pt-BR <p dir="ltr"><span>Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:</span></p><ul><li><span>Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de <strong>primeira</strong> publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a </span><a href="http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/"><span>Licença Creative Commons Attribution</span></a><span> que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e <strong>publicação inicial</strong> nesta revista.</span></li><li>Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e <strong>publicação inicial</strong> nesta revista.</li><li>Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho <strong>online</strong> (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado, com reconhecimento de autoria e <strong>publicação inicial</strong> nesta revista.</li></ul> reter@ufsm.br (Andre Zanki Cordenonsi) clenioberni@gmail.com (Lapedoc) Wed, 10 Apr 2024 07:46:07 -0300 OJS 3.3.0.10 http://blogs.law.harvard.edu/tech/rss 60 ANÁLISE DA POTENCIALIDADE DO OBJETO DE APRENDIZAGEM ESCALA DE PH PARA O ENSINO DE QUÍMICA https://periodicos.ufsm.br/reter/article/view/85298 <p>As Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação desempenham um papel importante na área de ensino, como suporte pedagógico, permitindo uma abordagem interativa no processo de ensino e aprendizagem. Assim, a criação de repositórios educacionais tem se mostrado uma estratégia promissora nesse contexto, como é o caso dos objetos de aprendizagem, que podem envolver os alunos de maneira eficaz nesse processo formativo. Este trabalho teve como objetivo analisar um repositório e um objeto de aprendizagem aplicado no ensino de Química, destacando sua relevância no processo de ensinar e aprender. Na análise, o repositório "Currículo+" demonstrou eficiência de acordo com os critérios investigados, apresentando uma abordagem multidisciplinar que abrange diferentes áreas do conhecimento e níveis de ensino, sendo facilmente acessível e localizável por meio de um controle de busca livre. Em relação ao simulador de pH, ele se mostrou eficaz na exploração dos conceitos relacionados ao pH e em sua aplicação, permitindo aos usuários visualizar e manipular valores variados, o que pode possibilitar a compreensão das mudanças nas concentrações de substâncias químicas. Apesar de algumas limitações de acessibilidade, o simulador pode ser considerado um objeto de aprendizagem valioso para o ensino de Química, proporcionando interatividade e uma compreensão aprofundada dos conceitos.</p> Felipe Augusto Marques de Freitas, Glaydson Francisco Barros de Oliveira, Kyteria Sabina Lopes de Figueredo Copyright (c) 2024 https://periodicos.ufsm.br/reter/article/view/85298 Wed, 10 Apr 2024 00:00:00 -0300 AVALIAÇÃO CONECTADA: RECURSOS DIGITAIS INTEGRADOS À AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM https://periodicos.ufsm.br/reter/article/view/85535 <p>As inovações constantes das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) têm produzido novas formas de comunicação e introduzido novos referenciais para a produção de conhecimento, produzindo reflexões sobre a integração dos recursos digitais disponíveis em rede nos processos de ensino e de aprendizagem presenciais e virtuais. No contexto da pesquisa de caráter exploratório-descritivo, como base teórica autores que discutem as questões sobre a avaliação da aprendizagem em educação online, em diálogo com teóricos que abordam a avaliação da aprendizagem, este artigo tem como objetivo apresentar uma análise de estratégias de avaliação diagnóstica, somativa, formativa e de autoavaliação mediadas por tecnologias digitais a partir de revisão de literatura e da curadoria de interfaces digitais cujos recursos podem ser aplicados como instrumentos avaliativos. Como resultado, apresentamos um quadro comparativo/descritivo com o qual buscamos estabelecer a integração entre os tipos de avaliação e os instrumentos de avaliação on-line e suas respectivas interfaces digitais. Concluímos que o uso dos recursos das TDIC pode favorecer os processos de avaliação da aprendizagem desde que sejam concebidos como pacto contratual entre avaliador e avaliados, cabendo-nos, enquanto docentes, compreender e nos guiar pelas dimensões orientadora, cooperativa e interativa que caracterizam o ato de avaliar.</p> Denise Claudete Bezerra de Oliveira Copyright (c) 2024 https://periodicos.ufsm.br/reter/article/view/85535 Fri, 12 Apr 2024 00:00:00 -0300 UM ESTUDO SOBRE AS TECNOLOGIAS DIGITAIS: O QUE NOS REVELAM OS ESTUDANTES DO BRASIL E DE PORTUGAL https://periodicos.ufsm.br/reter/article/view/85287 <p>Este artigo é recorte de um estudo de doutorado que foi finalizado no ano de 2020. Tem como objetivo analisar o uso das tecnologias digitais na Educação de Brasil e Portugal sob o olhar dos estudantes, identificando as similaridades, proximidades e diferenças de usos nos diferentes contextos educativos. A metodologia utilizada foi do tipo quantitativa de natureza colaborativa, envolvendo 29 estudantes brasileiros e 26 estudantes portugueses, com idade entre 14 e 17 anos, de escolas públicas em nível médio, Brasil, e Secundário, Portugal. Os resultados indicaram que regularmente os estudantes fazem uso das tecnologias em diferentes espaços e tempos para fins educativos e os professores demonstraram desempenho em fazer o uso dos dispositivos no ensino de Geografia. Além do mais, compreendemos uso das tecnologias digitais não é garantia de aprendizado efetivo se não houver intencionalidade pedagógica pautada num planejamento elaborado acerca da cultura estudantil e da estrutura tecnológica disponível no espaço escolar.</p> Luiz Martins Junior, Rosa Elisabete Militz Wypyczynski Martins Copyright (c) 2024 https://periodicos.ufsm.br/reter/article/view/85287 Tue, 09 Apr 2024 00:00:00 -0300