Revista Tecnologias Educacionais em Rede (ReTER) https://periodicos.ufsm.br/reter <p style="text-align: justify;">A <strong>ReTER</strong> <strong>-</strong> <strong>Revista Tecnologias Educacionais em Rede </strong>(ISSN:2675-9950), é uma publicação com o objetivo de democratizar a divulgação do conhecimento gerado a partir de pesquisas, experiências e análises na área interdisciplinar com ênfase no uso, desenvolvimento e gestão educacional mediadas por tecnologias. Busca publicar trabalhos oriundos das mais diversas áreas do conhecimento, desde que abordem pesquisas consolidadas sobre a proposta de desenvolvimento, uso e gestão envolvendo tecnologias educacionais em rede. A ReTER recebe artigos em fluxo contínuo em português, inglês e espanhol.</p> pt-BR <p dir="ltr"><span>Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:</span></p><ul><li><span>Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de <strong>primeira</strong> publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a </span><a href="http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/"><span>Licença Creative Commons Attribution</span></a><span> que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e <strong>publicação inicial</strong> nesta revista.</span></li><li>Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e <strong>publicação inicial</strong> nesta revista.</li><li>Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho <strong>online</strong> (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado, com reconhecimento de autoria e <strong>publicação inicial</strong> nesta revista.</li></ul> reter@ufsm.br (Andre Zanki Cordenonsi e Susana Cristina dos Reis) clenioberni@gmail.com (Lapedoc) Wed, 14 Sep 2022 10:45:20 -0300 OJS 3.3.0.10 http://blogs.law.harvard.edu/tech/rss 60 APLICAÇÃO DO PAJDE PARA AVALIAÇÃO DO POTENCIAL DE JOGOS EDUCACIONAIS DIGITAIS: UMA EXPERIÊNCIA COM PROFESSORES DE MATEMÁTICA https://periodicos.ufsm.br/reter/article/view/67966 <p>Os jogos são recursos que podem ser utilizados pelos professores em suas aulas de Matemática. Para potencializar a aprendizagem, é necessário que o professor escolha o jogo baseado em alguns critérios como: objetivos, desafios, interatividade, <em>feedback</em>, entre outros. Nesse sentido, esse trabalho tem por objetivo verificar as contribuições da utilização do instrumento PAJDE (Programa de Avaliação de Jogos Digitais Educacionais) na determinação do potencial para a aprendizagem de jogos educacionais digitais. Para tanto, foi desenvolvida uma oficina com professores de Matemática, via Google Meet, e organizada em momentos síncronos e assíncronos. Inicialmente, foram investigados os conhecimentos dos participantes acerca dos critérios que utilizam para a seleção de jogos educacionais digitais. Na sequência, foram apresentados os elementos que um jogo digital apresenta e que o caracterizam como um jogo com potencial educacional. Posteriormente, apresentamos o instrumento PAJDE e solicitamos que os participantes jogassem e avaliassem o jogo “Desafios Numéricos”, utilizando esse instrumento. Os resultados da avaliação realizada apontam que os professores, em geral, não conhecem instrumentos para avaliar jogos educacionais digitais, escolhem os jogos baseados em sua intuição e nos conceitos que o mesmo apresenta. Os professores consideraram o PAJDE um instrumento adequado e de fácil utilização para determinação do potencial dos jogos educacionais digitais para a aprendizagem. Com a oficina foi possível estimular a reflexão sobre a importância da avaliação desse recurso e de ações formativas para avaliação e escolha do jogo educacional digital mais apropriado para ser utilizado no ensino de Matemática.</p> Denise Ritter, Ana Marli Bulegon Copyright (c) 2022 Revista Tecnologias Educacionais em Rede (ReTER) https://periodicos.ufsm.br/reter/article/view/67966 Mon, 26 Sep 2022 00:00:00 -0300 PESQUISA NARRATIVA SOBRE MULHERES JOGADORAS: UMA HISTÓRIA INTERROMPIDA E UMA HISTÓRIA INCENTIVADA https://periodicos.ufsm.br/reter/article/view/68155 Neste artigo, narramos experiências vividas enquanto mulheres jogadoras em nossa relação com os videogames. Conduzimos uma pesquisa de iniciação científica de natureza predominantemente autobiográfica, com a qual objetivamos narrar e discutir as experiências de uma <em>gamer</em> no seu processo de aprendizagem de línguas a partir dos jogos, em uma busca por possibilidades inovadoras e educativas. Seguimos o caminho teórico metodológico da Pesquisa Narrativa segundo Clandinin e Connelly (2015), que propõem que a narrativa seja, ao mesmo tempo, o método de pesquisa e o fenômeno pesquisado, com base nos pressupostos deweyanos de experiência. As histórias vividas e contadas nos levaram a compor sentidos relacionados com o contexto vivenciado pelas pesquisadoras. Em nossas narrativas, apontamos histórias conflitantes já que a experiência de uma das pesquisadoras foi de história interrompida e a experiência da outra pesquisadora foi de história incentivada. Entendendo assim como Gee e Hayes (2010) que os jogos, com toda a sua estrutura e potencialidade, podem ir além do próprio jogo, problematizamos nossas histórias de aprendizagem que podem encontrar ressonância em experiências vividas por outras mulheres jogadoras. Esperamos que nossas reflexões possam contribuir para pensarmos os estereótipos difundidos acerca da posição da mulher na rede de jogos digitais e para a agenda de pesquisa sobre a integração de jogos digitais e de princípios de bons jogos no contexto escolar. Ana Laura Silva, Valeska Virgínia Soares Souza Copyright (c) 2022 Revista Tecnologias Educacionais em Rede (ReTER) https://periodicos.ufsm.br/reter/article/view/68155 Mon, 26 Sep 2022 00:00:00 -0300 USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS VISANDO ESTIMULAR O PROTAGONISMO ESTUDANTIL, NA DISCIPLINA DE INGLÊS DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO, NO PERÍODO DE ATIVIDADES REMOTAS https://periodicos.ufsm.br/reter/article/view/67973 <p><strong>Resumo</strong>: Este trabalho visa apresentar possibilidades de uso de tecnologias digitais a partir de experiências desenvolvidas no ensino médio integrado do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais/IFNMG, nos Campi Salinas e Januária, durante o período de ensino remoto adotado na pandemia em 2021, na disciplina de língua inglesa. A modalidade de atividades remotas trouxe alguns desafios para os docentes e discentes, entre eles, destacou-se a necessidade de o docente buscar atividades que pudessem estimular a participação e interação dos estudantes, estando em espaços e realidades distintas. Nesse sentido, este trabalho apresenta possibilidades de usos interativos de interfaces comunicativas, utilizadas com êxito durante sua aplicabilidade em momentos síncronos e assíncronos. São elas: o uso do<em> Jamboard</em>, quadro interativo do pacote <em>Google</em>, que possibilita uma construção de conteúdo colaborativo; <em>ChatClass</em>, robô de inglês vinculado ao <em>whatsapp,</em> que permite ao estudante o acesso a uma plataforma de exercícios práticos e <em>kahoot</em>, uma plataforma de jogos educativos. Notamos que essas interfaces comunicativas contribuem significativamente para que o conteúdo abordado estimule o estudante a desenvolver um papel mais ativo e autônomo no seu processo de aprendizagem. O presente trabalho está vinculado à pesquisa-ação e dialoga com autores que abordam a importância do uso de tecnologias digitais para o processo de ensino-aprendizagem, como: Santaella (2013), Moran (2013), Santos (2019), entre outros. </p><p><strong>Palavras-chave: </strong>Tecnologias digitais; Ensino de inglês; Atividades remotas.</p> Carla Gracielle Ramos Fraga, Ivonilde Pereira Mota Alkmim Copyright (c) 2022 Revista Tecnologias Educacionais em Rede (ReTER) https://periodicos.ufsm.br/reter/article/view/67973 Mon, 26 Sep 2022 00:00:00 -0300 A GAMIFICAÇÃO NA PROMOÇÃO DA INTERAÇÃO NO ENSINO SUPERIOR A DISTÂNCIA https://periodicos.ufsm.br/reter/article/view/67986 A utilização da gamificação no contexto educacional, parte do princípio que a aprendizagem aconteça de forma mais divertida e engajadora, tendo como base a aprendizagem a partir das interações. Neste sentido, utiliza-se elementos de design de jogos para promover o engajamento nas atividades. No ambiente da Educação a Distância (EAD), as interações acontecem nos ambientes de aprendizagem virtuais (AVA) e geram mediação entre os autores envolvidos nesses processos, que por sua vez, geram conhecimento promovendo aprendizagem. Neste sentindo o objetivo da pesquisa é identificar a eficácia da gamificação na promoção de interações em uma turma do curso de matemática a distância. Tendo como pergunta norteadora a seguinte questão: como a gamificação de uma disciplina contribuiu na promoção de interações em uma turma do curso de matemática a distância? A hipótese estudada é que com a utilização da gamificação na EAD promove o engajamento dos estudantes nas aulas, incentivando e promovendo maiores interações entre os estudantes e professores. A pesquisa foi realizada com estudantes do curso de Licenciatura em Matemática, na modalidade a distância, no contexto da Universidade Aberta do Brasil (UAB). Os dados foram coletados em duas etapas. Na primeira etapa foi utilizado um questionário tipo survey. Já na segunda etapa, foi realizada uma observação do diálogo desenvolvido nos fóruns da disciplina. Os resultados apontem que a gamificação da disciplina de matemática a distância promoveu interações entre os estudantes e interações entre estudantes e professores, estimulando com que fosse criado um ambiente coletivo e divertido para construção do conhecimento. Emerson Michael Pereira da Silva, Fernando Silvio Cavalcante Pimentel Copyright (c) 2022 Revista Tecnologias Educacionais em Rede (ReTER) https://periodicos.ufsm.br/reter/article/view/67986 Mon, 26 Sep 2022 00:00:00 -0300 ANÁLISE DA UTILIZAÇÃO DO CONHECIMENTO METACOGNITIVO NAS ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM COM GAMES NO ENSINO SUPERIOR https://periodicos.ufsm.br/reter/article/view/67572 <p>Este artigo apresenta uma investigação em processo (<em>work in progress</em>), que busca analisar quais habilidades e estratégias metacognitiva funcionam melhor para o estudante quando o mesmo faz uso de um jogo digital em seu aprendizado. Com uma metodologia quantitativa, baseado em um estudo de caso, almejamos em uma disciplina de Anatomia Humana, ministrada nos cursos de Fisioterapia e Enfermagem, de uma faculdade privada de Ensino Superior da cidade de Maceió, Alagoas, analisar os processos metacognitivos de conhecimento, monitoramento e controle nas atividades realizadas pelos estudantes através de jogos digitais na obtenção de novos conhecimentos. Para este estudo, faremos uso de um jogo sério on-line Web3D intitulado EducaAnatomia3D, desenvolvido pela Universidade Federal de Santa Catarina; questionário on-line para obtenções das variáveis metacognitivas e, observação e registros dos resultados das aulas, com o objetivo de responder como as estratégias metacognitivas desenvolvidas pelos estudantes que fazem uso de jogos digitais são potencializadas no processo de aprendizagem. Após a coleta de dados, faremos uso do software <em>Statistical Package for the Social Sciences</em> (SPSS), para análise estatística descritivas e prescritivas visando a confrontação com teorias, tendo como apoio a representação gráfica do fenômeno (análises estatísticas, distribuições de frequência, correlações, medidas de dispersão e medidas de tendência central). Como resultados, esperamos por meio de cálculos de correlações entre as variáveis envolvidas do questionário de medição da metacognição e as notas do pré e pós testes que serão realizados, para confirmar se nossa hipótese que a utilização de jogos digitais potencializa o processo de aprendizagem.</p> Valdick Barbosa de Sales Junior, Fernando Silvio Cavalcante Pimentel Copyright (c) 2022 Revista Tecnologias Educacionais em Rede (ReTER) https://periodicos.ufsm.br/reter/article/view/67572 Wed, 14 Sep 2022 00:00:00 -0300