Revista Tecnologias Educacionais em Rede (ReTER) https://periodicos.ufsm.br/reter <p style="text-align: justify;">A <strong>ReTER</strong> <strong>-</strong> <strong>Revista Tecnologias Educacionais em Rede</strong>, é uma publicação com o objetivo de democratizar a divulgação do conhecimento gerado a partir de pesquisas, experiências e análises na área interdisciplinar com ênfase no uso, desenvolvimento e gestão educacional mediadas por tecnologias. Busca publicar trabalhos oriundos das mais diversas áreas do conhecimento, desde que abordem pesquisas consolidadas sobre a proposta de desenvolvimento, uso e gestão envolvendo tecnologias educacionais em rede. A ReTER recebe artigos em fluxo contínuo em português, inglês e espanhol.</p> <p style="text-align: justify;"><strong>eISSN 2675-9950 </strong></p> pt-BR <p dir="ltr"><span>Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:</span></p><ul><li><span>Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de <strong>primeira</strong> publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a </span><a href="http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/"><span>Licença Creative Commons Attribution</span></a><span> que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e <strong>publicação inicial</strong> nesta revista.</span></li><li>Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e <strong>publicação inicial</strong> nesta revista.</li><li>Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho <strong>online</strong> (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado, com reconhecimento de autoria e <strong>publicação inicial</strong> nesta revista.</li></ul> reter@ufsm.br (Andre Zanki Cordenonsi) clenioberni@gmail.com (Lapedoc) Thu, 03 Jul 2025 00:00:00 -0300 OJS 3.3.0.10 http://blogs.law.harvard.edu/tech/rss 60 “OK, GOOGLE!”: PROPOSTA DE ATIVIDADE PEDAGÓGICA COM O GOOGLE ASSISTENTE https://periodicos.ufsm.br/reter/article/view/88403 <p>Este artigo aborda a integração estratégica de Assistentes Virtuais Inteligentes (AVI) no contexto educacional. A questão central é: “Pode um assistente virtual auxiliar um aluno na realização de suas atividades escolares/acadêmicas?”. Para responder a essa pergunta, o estudo tem como objetivo apresentar uma proposta de atividade pedagógica que pode ser realizada por meio de comandos de voz no Google Assistente, disponível em dispositivos e plataformas que utilizam o sistema operacional Android. A atividade visa permitir que os alunos visualizem instruções fornecidas pelo professor e as executem usando o assistente virtual inteligente. Baseada na metodologia Experiência de Aprendizagem Mediada (EAM), a proposta envolve a criação de uma atividade prática na qual os alunos utilizam o Google Assistente para realizar tarefas relacionadas ao seu ambiente de estudo. A atividade foi estruturada em 15 comandos que podem avaliar a experiência do usuário. Esta proposta apresenta-se como uma metodologia ativa de aprendizagem, engajando os alunos em um processo ativo de aprimoramento tecnológico e promovendo um ambiente de aprendizado mais interativo e adaptado às suas necessidades.</p> Jean Carlos da Silva Monteiro Copyright (c) 2025 https://periodicos.ufsm.br/reter/article/view/88403 Thu, 03 Jul 2025 00:00:00 -0300 Where the Sun Rises First: a criação de um documentário bilíngue em aulas de língua inglesa no ensino superior https://periodicos.ufsm.br/reter/article/view/88442 <p>O presente relato de experiência aborda o processo da produção do documentário bilíngue <em>Where the Sun Rises First</em> (Onde o Sol Nasce Primeiro), feito por um grupo de alunos em uma disciplina de graduação do curso de Licenciatura em Letras Língua Inglesa da UFCG. A iniciativa do projeto, fundamentada nas abordagens da pedagogia pós-método (KUMARAVADIVELU 1994; 2001; 2012) e do <em>deep learning </em>(FULLAN; QUINN; MCEACHEN, 2017), teve o intuito de promover o desenvolvimento de habilidades linguísticas, pensamento crítico, consciência cultural, criatividade e trabalho colaborativo. A atividade explorou também a viabilidade de integrar a produção audiovisual ao ensino de línguas, utilizando tecnologias educacionais em rede e metodologias ativas. No geral, os resultados da experiência demonstraram ser satisfatórios ao proporcionar para os estudantes a oportunidade de aplicar conhecimento teórico em um contexto prático, com trabalho coletivo e comunicação intercultural. Conclui-se que a integração de tecnologias digitais e metodologias ativas no ensino pode tornar a aprendizagem mais significativa e engajadora, fazendo com que os futuros professores desenvolvam habilidades envolvendo tecnologia e o conhecimento cultural.</p> João Pedro Wizniewsky Amaral, Rayanne Victória Costa da Silva, Ângela Maria de Melo Araújo, Emerson Elvis dos Santos Lima, Millene Vasconcelos Santos Lima Copyright (c) 2025 https://periodicos.ufsm.br/reter/article/view/88442 Fri, 22 Aug 2025 00:00:00 -0300