https://periodicos.ufsm.br/reter/issue/feedRevista Tecnologias Educacionais em Rede (ReTER)2025-07-03T00:00:00-03:00Andre Zanki Cordenonsireter@ufsm.brOpen Journal Systems<p style="text-align: justify;">A <strong>ReTER</strong> <strong>-</strong> <strong>Revista Tecnologias Educacionais em Rede</strong>, é uma publicação com o objetivo de democratizar a divulgação do conhecimento gerado a partir de pesquisas, experiências e análises na área interdisciplinar com ênfase no uso, desenvolvimento e gestão educacional mediadas por tecnologias. Busca publicar trabalhos oriundos das mais diversas áreas do conhecimento, desde que abordem pesquisas consolidadas sobre a proposta de desenvolvimento, uso e gestão envolvendo tecnologias educacionais em rede. A ReTER recebe artigos em fluxo contínuo em português, inglês e espanhol.</p> <p style="text-align: justify;"><strong>eISSN 2675-9950 </strong></p>https://periodicos.ufsm.br/reter/article/view/88442Where the Sun Rises First: a criação de um documentário bilíngue em aulas de língua inglesa no ensino superior2025-06-09T08:37:21-03:00João Pedro Wizniewsky Amaraljpwamaral@gmail.comRayanne Victória Costa da Silvacostarayanne196@gmail.comÂngela Maria de Melo Araújoangelamaria10565@gmail.comEmerson Elvis dos Santos Limaemersonelvis1@gmail.comMillene Vasconcelos Santos Limamillene.vasconcelos123@gmail.com<p>O presente relato de experiência aborda o processo da produção do documentário bilíngue <em>Where the Sun Rises First</em> (Onde o Sol Nasce Primeiro), feito por um grupo de alunos em uma disciplina de graduação do curso de Licenciatura em Letras Língua Inglesa da UFCG. A iniciativa do projeto, fundamentada nas abordagens da pedagogia pós-método (KUMARAVADIVELU 1994; 2001; 2012) e do <em>deep learning </em>(FULLAN; QUINN; MCEACHEN, 2017), teve o intuito de promover o desenvolvimento de habilidades linguísticas, pensamento crítico, consciência cultural, criatividade e trabalho colaborativo. A atividade explorou também a viabilidade de integrar a produção audiovisual ao ensino de línguas, utilizando tecnologias educacionais em rede e metodologias ativas. No geral, os resultados da experiência demonstraram ser satisfatórios ao proporcionar para os estudantes a oportunidade de aplicar conhecimento teórico em um contexto prático, com trabalho coletivo e comunicação intercultural. Conclui-se que a integração de tecnologias digitais e metodologias ativas no ensino pode tornar a aprendizagem mais significativa e engajadora, fazendo com que os futuros professores desenvolvam habilidades envolvendo tecnologia e o conhecimento cultural.</p>2025-08-22T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 https://periodicos.ufsm.br/reter/article/view/88403“OK, GOOGLE!”: PROPOSTA DE ATIVIDADE PEDAGÓGICA COM O GOOGLE ASSISTENTE 2025-06-09T08:37:16-03:00Jean Carlos da Silva Monteirofalecomjeanmonteiro@gmail.com<p>Este artigo aborda a integração estratégica de Assistentes Virtuais Inteligentes (AVI) no contexto educacional. A questão central é: “Pode um assistente virtual auxiliar um aluno na realização de suas atividades escolares/acadêmicas?”. Para responder a essa pergunta, o estudo tem como objetivo apresentar uma proposta de atividade pedagógica que pode ser realizada por meio de comandos de voz no Google Assistente, disponível em dispositivos e plataformas que utilizam o sistema operacional Android. A atividade visa permitir que os alunos visualizem instruções fornecidas pelo professor e as executem usando o assistente virtual inteligente. Baseada na metodologia Experiência de Aprendizagem Mediada (EAM), a proposta envolve a criação de uma atividade prática na qual os alunos utilizam o Google Assistente para realizar tarefas relacionadas ao seu ambiente de estudo. A atividade foi estruturada em 15 comandos que podem avaliar a experiência do usuário. Esta proposta apresenta-se como uma metodologia ativa de aprendizagem, engajando os alunos em um processo ativo de aprimoramento tecnológico e promovendo um ambiente de aprendizado mais interativo e adaptado às suas necessidades.</p>2025-07-03T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025