Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor". Em caso de artigos que estendem trabalhos publicados em eventos, os autores devem informar onde a versão original foi publicada, indicando também o link de acesso. 

  • O arquivo da submissão está em formato DOC, DOCX ou ODT.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • As instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas. A não conformidade com esta instrução implicará na devolução do artigo, sem avaliação.
  • Todos os autores, com seu email, ORCID e instituição/afiliação foram informados no campo Metadados da submissão.

Diretrizes para Autores

A missão da Revista Tecnologias Educacionais em Rede (ReTER) é democratizar a divulgação do conhecimento gerado a partir de pesquisas, experiências e análises na área interdisciplinar com ênfase no uso, desenvolvimento e gestão educacional mediadas por tecnologias.

A revista é organizada em seções: Artigos, Análise de Tecnologias Educacionais Inovadoras e Relatos de Experiência. É adotada a Avaliação Duplo Cega por Pares, logo, o nome dos autores e da institução não podem ser informados no corpo do trabalho enviado. Todos os trabalhos enviados devem ter, entre seus autores, pelo menos um com a graduação completa.

Artigos Originais

Os artigos científicos originais constituem textos que descrevem e reportam pesquisas sobre o  uso e/ou desenvolvimento de tecnologias educacionais, testam, ampliam ou constroem a área objeto da revista, trazendo contribuições relevantes e destacando o significado de suas contribuições ao campo a partir de procedimentos metodológicos bem definidos e avaliados. 

Os trabalhos publicados em anais de encontros científicos na área interdisciplinar de tecnologias educacionais, resultantes de  congressos, seminários, simpósios, etc., são considerados inéditos, poderão ser  submetidos à Reter, em uma versão estendida. Nesse caso, essa versão deverá contar com, no mínimo, 30% a mais de conteúdo original em relação à versão anteriormente aceita e/ou publicada (os autores devem indicar tratar-se de uma versão estendida nos comentários na submissão, indicando também o link de acesso  à versão original publicada). 

Os artigos deverão ter entre 15 e 20 páginas.

Sugestão de seções para o artigo original:

  • Resumo e palavras-chave
  • Introdução: Apresentação do problema, breve descrição da área objeto e dos objetivos do artigo.
  • Referencial Teórico / Trabalhos Correlatos: Pertinência e rigor científico dos principais conceitos abordados no artigo. Possível apresentação de trabalhos correlatos, estabelecendo semelhanças e diferenças com as ideias propostas no artigo.
  • Metodologia: Métodos de pesquisa e avaliação claramente definidos e coerentes com os objetivos definidos anteriormente.
  • Resultados e Discussões: Apresentação clara e consistente dos resultados, dialogando com o referencial teórico apresentado e calcado na metodologia escolhida. A interpretação dos resultados deve ser discutida e sustentada de forma coerente com referencial teórico.
  • Conclusões: Conclusões expostas de forma clara e objetiva, baseada nos resultados encontrados.
  • Referências


Análise de Tecnologias Educacionais Inovadoras

O artigo sobre análise de tecnologias educacionais inovadoras apresenta descrição e análise criteriosa de tecnologias educacionais inovadoras e suas tendências nos mais diversos campos do conhecimento. A intenção é publicar revisões técnicas sobre novas alternativas que aliam tecnologia e educação em diferentes campos formativos. As análises deverão ter entre 8 e 12 páginas.

Sugestão de seções para a Análise de Tecnologias Educacionais Inovadoras:

  • Resumo e palavras-chave
  • Introdução: Apresentação do domínio de aplicação da tecnologia e da tecnologia a ser analisada.
  • Tecnologias Educacionais Correlatas: Apresentação de outras tecnologias educacionais correlatas àquela que será explorada no artigo, de forma a estabelecer comparativo e contribuições da tecnologia analisada frente às alternativas.
  • Análise da Tecnologia e Discussões: Discussão do domínio de aplicação, perfil do público-alvo ao qual esta tecnologia se destina, descrição da tecnologia, formas de análise da mesma (observação, testes, análise técnica), possíveis potencialidades e fragilidades.
  • Conclusões: Apontamentos sobre possíveis usos da tecnologia em outras áreas, em termos de escopo e públicos alvos; conclusões sobre a eficácia e ou eficiência da mesma, calcadas nas observações realizadas.
  • Referências

 

Relatos de Experiência

O artigo Relato de experiência busca descrever uma dada experiência que contribua de forma relevante para a área do uso, gestão ou desenvolvimento de tecnologias educacionais em rede. A intenção é publicar descrições de vivências profissionais, exitosas ou não, contribuindo para a discussão, a troca e a proposição de ideias para a melhoria do campo de estudo. Os relatos deverão ter entre 8 e 12 páginas.

Sugestão de seções para os Relatos de Experiência:

  • Resumo e palavras-chave
  • Introdução: Apresentação do relato, breve descrição da área objeto e da(s) tecnologia(s) que foi(ram) utilizada(s).
  • Contexto da aplicação: Local de aplicação e público alvo da experiência.
  • Tecnologias Educacionais Envolvidas: Descrição das tecnologias educacionais envolvidas, tanto em termos de uso ou gestão.
  • Etapas Desenvolvidas: Etapas da aplicação da(s) tecnologia(s) ou dos processos de gestão educacional através da(s) tecnologia(s).
  • Resultados e Discussões: Discussão das potencialidades, fragilidades e contribuições no desenvolvimento, uso ou gestão da(s) tecnologia(s) com base na experiência realizada.
  • Conclusões: Apontamentos sobre a replicação da experiência em outras áreas, em termos de escopo e públicos-alvo; conclusões sobre os resultados da experiência em relação ao público-alvo, fundamentadas nas observações realizadas.
  • Referências

Todos os artigos, análises e ou relatos enviados para a revista são avaliados, inicialmente, pelo Comitê Editorial, para verificação de adequação à política editorial da revista e do cumprimento de exigências normativas. Em caso de conformidade, a submissão é enviada para a apreciação de dois avaliadores na área foco do trabalho. Havendo discrepância nos pareceres, um terceiro avaliador, do Comitê Editorial, poderá ser chamado. Com base nesses pareceres, é emitida a Decisão Editorial. Aos autores será solicitado, quando necessário, que modifiquem seus textos ou, inclusive, que  o reescrevam de modo a adequá-los às orientações dos avaliadores.

Não é cobrada taxa para submissão nem para publicação de artigos.

As seguintes NORMAS deverão ser observadas para a submissão de artigos:

1. Os trabalhos deverão ser encaminhados eletronicamente pelo site https://periodicos.ufsm.br/reter  em formato DOC, DOCX ou ODT.

2. A ReTER possui um modelo/template para o envio dos trabalhos, o qual pode ser encontrado abaixo. É obrigatório seu uso para a adequação do trabalho às normas da Revista.

Template (Microsoft Word)

Template (LibreOffice Write)

3. A ReTER publica trabalhos originais e inéditos, considerando a linha editorial da revista, tratamento dado ao tema, consistência e rigor. A originalidade do texto deve ser declarada no sistema. Os trabalhos publicados em anais de encontros científicos, como congressos, seminários, simpósios, etc., são considerados inéditos, se submetidos de forma estendida. Nesse caso, essa versão deverá contar com, no mínimo, 30% a mais de conteúdo original em relação à versão anteriormente aceita e/ou publicada (os autores devem informar que  trata-se de uma versão estendida nos comentários na submissão, indicando também em que local (site do evento/anais/link)e a versão original foi publicada). 

4. A ReTER, por meio do Comitê Editorial, notificará os autores da Decisão Editorial. A notificação será acompanhada de cópia do conteúdo dos pareceres, sem a identificação dos avaliadores.

5. Em caso de aceite do trabalho com revisões requeridas, o(s) autor(es) deverão encaminhar uma nova versão do mesmo seguindo as orientações recebidas nos pareceres, incluindo, comentários ao longo do texto, apresentando as modificações realizadas (utilizar as ferramentas Controlar Alterações e Novo Comentário [Word] / Registrar Alterações e Inserir Comentário [LibreOffice]).

6. Os textos dos artigos deverão ter uma extensão entre 15 a 20 páginas, incluindo resumos, texto e referências. 

7. Os textos de relatos de experiência ou análise de tecnologias educacionais inovadoras deverão ter entre 8 a 12 páginas, incluindo resumo, texto e referências.

8. Figuras deverão ser inseridas junto ao texto, em formato PNG com fundo transparente. Tabelas ou quadros deverão ser elaboradas pela  própria ferramenta de tabelas do editor de texto, com dimensões adequadas. Vídeos podem ser inseridos no texto, desde que disponibilizados em plataformas de streaming.

9. Durante o processo de cadastramento do trabalho, o(s) nome(s) de TODOS o(s) autor(es) e o título do trabalho deve(m) ser incluído(s) no formulário, por extenso e caixa baixa, preenchendo atentamente todas as informações solicitadas. Os autores deverão indicar endereço completo e e-mail. Também deverão colocar maior nível de titulação, afiliação institucional, função profissional na instituição de origem, cidade, estado e paísÉ obrigatório informar o número ORCID de todo(s) o(s) autor(es) para a publicação na revista. Em caso de aceite do trabalho, estes dados serão utilizados para a publicação da versão final; desta forma, confira atentamente as informações. As informações sobre Instituição/Afiliação serão utilizadas para identificar cada autor na versão final dos trabalhos publicados. Não inclua nenhuma dessas informações no arquivo do trabalho enviado.

10. Para trabalhos escritos em português, é necessário, além do resumo e das palavras-chave na língua original, o título, resumo e palavras-chave em uma segunda língua: inglês ou espanhol. Para trabalhos escritos em inglês ou espanhol, além do resumo e das palavras-chave na língua original, deverão ser incluídos o título, resumo e palavras-chave em português.

11. Os resumos devem conter entre 150 a 250 palavras (NBR 6028). Deverão ser indicadas três palavras-chave. 

12. As notas de fim de texto devem ser utilizadas para algumas informações de caráter explicativo, não excedendo a utilização de 200 palavras cada. 

13. As citações devem seguir a NBR 10520. Citações diretas curtas (até três linhas) devem ser colocadas entre aspas duplas, antecedidas ou seguidas de referenciação da fonte. Em caso de citações longas, o texto deve ser configurado com recuo avançado, conforme consta no modelo.

14. O conteúdo apresentado nos trabalhos é de inteira responsabilidade do(s) autor(es).

15. A revisão ortográfica e gramatical é de inteira responsabilidade do(s) autor(es) do trabalho.

16. As referências deverão ser redigidas segundo as normas da ABNT NBR 6023. Incluir somente obras mencionadas no texto. Observar os exemplos que constam do template.

Artigos

Os artigos científicos originais constituem textos que descrevem e reportam pesquisas sobre o  uso e/ou desenvolvimento de tecnologias educacionais, testam, ampliam ou constroem a área objeto da revista, trazendo contribuições relevantes e destacando o significado de suas contribuições ao campo a partir de procedimentos metodológicos bem definidos e avaliados.

Relatos de Experiência

O artigo Relato de experiência busca descrever uma dada experiência que contribua de forma relevante para a área do uso, gestão ou desenvolvimento de tecnologias educacionais em rede.

Análise de Tecnologias Educacionais Inovadoras

O artigo sobre análise de tecnologias educacionais inovadoras apresenta descrição e análise criteriosa de tecnologias educacionais inovadoras e suas tendências nos mais diversos campos do conhecimento.

Trabalhos SIGATEC

Seção aberta APENAS para o envio dos artigos selecionados para o IV SIGATEC.

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