HOMESCHOOLING NO BRASIL E O ACESSO ÀS TECNOLOGIAS HOJE: INCLUSÃO OU EXCLUSÃO?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2675995073935

Palavras-chave:

Educação Domiciliar, Tecnologias, COVID-19

Resumo

Este artigo aborda o homeschooling no Brasil nos dois primeiros anos do período pandêmico de COVID-19 (2020 e 2021). Na pandemia, as tecnologias se tornaram a principal forma de acesso dos alunos aos conteúdos escolares, devido à implementação do Ensino Remoto Emergencial. Contudo, a falta de recursos tecnológicos dificultou a continuidade dos estudos de uma parcela significativa de estudantes. Assim, nosso objetivo com este artigo é refletir sobre a educação domiciliar na perspectiva da exclusão/inclusão digital, considerando em que medida o homeschooling pode ser uma prática inclusiva no Brasil. Para tanto, em termos metodológicos, desenvolvemos o presente trabalho, de caráter qualitativo e teórico-argumentativo. Para embasar as discussões propostas, recorremos a uma revisão bibliográfica, analisando diferentes perspectivas e contrapondo opiniões que contribuem para as reflexões voltadas à educação e, em especial, à exclusão e inclusão digital na atualidade. Como resultado deste estudo, apontamos para um entendimento de que a educação domiciliar pode trazer prejuízos para o desenvolvimento dos estudantes, visto que, entre outros fatores, a socialização deles pode ser prejudicada. Nesse viés, enfatiza-se ainda mais (1) a necessidade de investimentos para aprimorar a qualidade do ensino nas instituições públicas brasileiras e (2) a atenção que a sociedade carece para amenizar as desigualdades sociais, que têm reflexo também no acesso à educação de uma parcela significativa da população.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Dâmaris Ramson Fuhrmann Seling, Universidade Federal de Santa Maria

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Educacionais em Rede pela UFSM

Vanessa Ribas Fialho, Universidade Federal de Santa Maria

Docente dos cursos de Graduação em Letras da UFSM e do curso de Pós-Graduação em Tecnologias Educacionais em Rede (PPGTER/UFSM)

Jerônimo Siqueira Tybusch, Universidade Federal de Santa Maria

Professor do Programa de Pós-Graduação em Direito (PPGD/UFSM) e do Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Educacionais em Rede (PPGTER/UFSM) 

Alan Ricardo Costa, Federal University of Roraima

Professor Adjunto da Universidade Federal de Roraima (UFRR). Doutor em Letras, com ênfase em Estudos Linguísticos e Cognição, pela Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC). Atua no Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL) da UFRR e no Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Educacionais em Rede (PPGTER) da UFSM. 

Referências

ALENCAR, Anderson Fernandes de. O pensamento de Paulo Freire sobre a tecnologia: traçando novas perspectivas. In: V Colóquio Internacional Paulo Freire. Anais. Recife, Pernambuco. 2005.

ANED – Associação Nacional de Educação Domiciliar. Disponível em: https://www.aned.org.br/. Acesso em: 13 ago. 2021.

ARAÚJO, Ana Lídia. Pandemia acentua déficit educacional e exige ações do poder público. Fonte: Agência Senado. Disponível em: https://www12.senado.leg.br/noticias/infomaterias/2021/07/pandemia-acentua-deficit-educacional-e-exige-acoes-do-poder-publico. Acesso em: 27 ago. 2022.

BAUMAN, Zygmunt. Capitalismo parasitário: e outros temas contemporâneos. Rio de Janeiro: Editora Zahar, 1999.

BAUMAN, Zygmunt. Modernidade líquida. Rio de Janeiro: Editora Zahar, 2001.

BRASIL. Ministério da Educação. O Brasil não pode mais esperar. Cartilha MEC. 2021. Disponível em: https://www.gov.br/mec/pt-br/media/acesso_informacacao/pdf/CartilhaEducacaoDomiciliar_V 1.pdf. Acesso em: 26 jul. 2021.

BRASIL. Ministério da Educação. Censo Escolar. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). Disponível em: https://www.gov.br/inep/pt-br/assuntos/noticias/censo-escolar/divulgados-dados-sobre-impacto-da-pandemia-na-educacao. Acesso em: 20 ago. 2021.

CASTELLS, Manuel. A sociedade em rede. São Paulo: Paz e Terra, v. 1, 1999.

CASTELLS, Manuel. A galáxia da Internet: reflexões sobre a Internet, os negócios e a sociedade. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2003. 243p.

COSTA, Alan Ricardo. Professores de línguas “na” e “em” rede? Formação continuada de educadores para práticas abertas de (re)produção de materiais didáticos online. 2016. 146f. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada) – Programa de Pós-Graduação em Letras, Universidade Católica de Pelotas, Rio Grande do Sul, 2016.

COSTA, Alan Ricardo; BEVILÁQUA, André Firpo; KIELING, Helena dos Santos; FIALHO, Vanessa Ribas. Paulo Freire hoje na Cibercultura. Porto Alegre: Editora CirKula, 2020. 100p.

COSTA, Alan Ricardo; FIALHO, Vanessa Ribas. Paulo Freire na formação docente e na cibercultura: um olhar crítico-reflexivo sobre as tecnologias hoje. In: COSTA, Alan Ricardo; FAGUNDES, Angelise; FONTANA, Marcus Vinícius Liessem. (Org.) Letras para a Liberdade: perspectivas críticas no ensino de línguas e literaturas. São Paulo: Pimenta Cultural, 2022, p. 327-349.

COSTA, Leonardo Figueiredo. Novas tecnologias e inclusão digital: criação de um modelo de análise. In: BONILLA, Maria Helena Silveira; PRETTO, Nelson de Luca. (Orgs.) Inclusão digital: polêmica contemporânea. Salvador: EDUFBA, 2011, pp. 109-126. Disponível em http://books.scielo.org/id/qfgmr/pdf/bonilla-9788523212063-07.pdf. Acesso em: 26 ago. 2022.

FIALHO, Vanessa Ribas; COSTA, Alan Ricardo; BEVILÁQUA, André Firpo. Juntos somos mais: comunidades e redes de apoio de e para professores de línguas dentro e fora da sala de aula. No prelo.

FREIRE, Paulo. A Pedagogia da Autonomia. Rio de Janeiro: Paz e Terra. 1996.

FREIRE, Paulo. A máquina está a serviço de quem? Revista BITS, p. 6, maio de 1984.

FREIRE, Paulo. Educação e Mudança. Paz & Terra, 38ª ed., RJ/SP, 2018,

LEFFA, Vilson José. Língua estrangeira: ensino e aprendizagem. Pelotas: EDUCAT, 2016.

MOREIRA, José Antonio; HENRIQUES, Susana; BARROS, Daniela Melaré Vieira. Transitando de um ensino remoto emergencial para uma educação digital em rede, em tempos de pandemia. Dialogia, São Paulo, n. 34, p. 351-364, jan./abr. 2020. Disponível em: https://doi.org/10.5585/Dialogia.N34.17123. Acesso em: 29 jun. 2021.

PAIXÃO, Thalia Ariadna Neres. O Ensino Domiciliar no Brasil uma forma alternativa de educação e suas implicações jurídicas e sociais. 2019. In: XV Encontro de Iniciação Científica da UNI7. Anais... Fortaleza, Ceará, v. 9, n. 1. 2019. Disponível em: https://periodicos.uni7.edu.br/index.php/iniciacao-cientifica/article/view/1033. Acesso em: 27 fev. 2022.

RIBEIRO, Ana Elisa. Educação e Tecnologias Digitais: ciclos da precariedade diante da pandemia. ABRALIN ao Vivo. Vídeo no YouTube, publicado em 25 de jun. de 2021. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=_-lfTZT7oFI&t=642s&ab_channel=Abralin. Acesso em: 20 nov. de 2021.

RODRIGUES, Flavia Regina Irigarrai. Desafios no ensino de línguas em tempos de pandemia: estudo de caso com professores de português. ReTER – Revista Tecnologias Educacionais em Rede, Santa Maria, no prelo.

RUSSELL, Bertrand. Ensaios céticos. Tradução: Marisa Motta. Porto Alegre, RS: L&PM Editores, 2010. Disponível em: https://avfernandes.wordpress.com/2013/08/06/liberdade-versus-autoridade-na-educacao-bertrand-russell/. Acesso em 27 jun. 2021.

SANDER, Isabella. Projeto que autoriza o homeschooling é aprovado na Assembleia Legislativa. Jornal GZH. Disponível em: https://gauchazh.clicrbs.com.br/educacao-e-emprego/noticia/2021/06/projeto-que-autoriza-o-homeschooling-e-aprovado-na-assembleia-legislativa-ckpok0gdg008y0180t50z04iy.html. Acesso em: 28 set. 2021.

SANTOS, Afonso Wescley de Medeiros; SANTOS, Daniela Pereira dos; LIMA, Diego Câmara de; EMERICK, Tatiane Cristina Mauricio. Pesquisas sobre homeschooling no Brasil: Diálogos e reflexões. In: ARAÚJO, Rodrigo da Costa; GREGÓRIO, Tânia da Conceição; COUTO, Cremilda Barreto. (Org.) Leituras em Educação. São Paulo: Opção Editora, 2022, v. 10, p. 81-106.

SANTOS, Boaventura de Sousa. A gramática do tempo: para uma nova cultura política. São Paulo: Editora Cortez, 2008.

SANTOS, Juliana Kecia de Menezes; CAVALCANTE, Natalia Mikaely da Silva. Nova modalidade de ensino: por que o homeschooling é um retrocesso? Ensino em Perspectivas, Ceará, vol. 3, n. 1, p. 1–11. 2022.

SILVA, Fátima Inabel Tres da. Tecnobiografia de uma professora de Português em Hulha Negra-RS: experiências em tempos de ensino remoto emergencial. ReTER – Revista Tecnologias Educacionais em Rede, Santa Maria, no prelo.

TENENTE, Luiza. 'Homeschooling': entenda o modelo de aprendizagem domiciliar. Educação. G1. 2021. Disponível em: https://g1.globo.com/educacao/noticia/2021/04/04/homeschooling-entenda-o-modelo-de-aprendizagem-domiciliar-que-o-governo-quer-regulamentar-ate-julho.ghtml. Acesso em: 25 ago. 2021.

TURCI, Valéria; PACÍFICO, Soraya. Argumentação e autoria de adolescentes booktubers: interfaces entre a sala de aula e o ambiente virtual. Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação, 2019, v.1, 121-139. Disponível em: https://doi.org/10.17648/eidea-19-2319. Acesso em: 19 out. 2021.

VALADARES, Pablo. CCJ aprova projeto que permite homeschooling. Agência Câmara de Notícias. Câmara dos deputados. Disponível em: https://www.camara.leg.br/noticias/771015-ccj-aprova-projeto-que-permite-homeschooling. Acesso em 29 ago. 2021.

VIEIRA, Leonardo. Projeto de lei a favor do ensino domiciliar tem oposição do MEC. Jornal O Globo. 2013. Disponível em: http://oglobo.globo.com/sociedade/educacao/projeto-de-lei-favor-do-ensino-domiciliar-tem-oposicao-do-mec-8950739#ixzz3IW0VECbS. Acesso em: 22 set. 2021.

VYGOTSKY, Lev. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1984.

Downloads

Publicado

2023-07-29

Como Citar

Seling, D. R. F., Fialho, V. R., Tybusch, J. S., & Costa, A. R. (2023). HOMESCHOOLING NO BRASIL E O ACESSO ÀS TECNOLOGIAS HOJE: INCLUSÃO OU EXCLUSÃO?. Revista Tecnologias Educacionais Em Rede (ReTER), 4(1), e14/1–19. https://doi.org/10.5902/2675995073935

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)