O USO DO PODCAST COMO RECURSO PARA O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: BREVE RELATO

Authors

Keywords:

Podcast, Língua Portuguesa, Letramento Digital.

Abstract

Nosso relato centra o olhar nas atividades do Projeto Letramento Digital e Ensino: ações de leitura e escrita, mediadas por tecnologias educacionais em REDE, vinculado ao Programa de Licenciaturas - PROLICEN - e ao Curso de Letras Português da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). O referido projeto foi desenvolvido a partir da perspectiva do diálogo e da aproximação entre as escolas de educação básica e a universidade, por meio de iniciativas que promovem o Letramento Digital de professores e alunos, através de ações de escrita e de leitura mediadas pela tecnologia. Assim, redigimos roteiros, produzimos e gravamos Podcasts, em formato de Drops, sobre conteúdos de Língua Portuguesa selecionados com o auxílio de um professor da educação básica. Para a viabilização dos Podcasts, utilizamos o Google Drive para a escrita dos roteiros, o app Anchor para a gravação dos episódios, o app de streaming Spotify para a veiculação e a rede social Instagram para a divulgação dos materiais já prontos. Apesar das dificuldades encontradas em virtude do contexto pandêmico, conseguimos desenvolver o projeto por meio do trabalho colaborativo, das plataformas disponíveis para trabalho e também para a realização de reuniões. Nossas ações no projeto contribuíram significativamente para a formação docente dos graduandos, visto que é necessário incrementar e implementar práticas que minimizem as dificuldades de acesso às tecnologias digitais, bem como a inserção e o desenvolvimento delas em ambiente educacional.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Andrea Ad Reginatto, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS.

Mestrado Profissional Tecnologias Educacionais em Rede pela Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, Brasil.

Vanessa Ribas Fialho, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS.

Pós-Doutorado em Letras pela Universidade Católica de Pelotas, Pelotas, RS, Brasil.

Jaíne de Fátima Machado da Silva, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS.

Graduanda do curso de Letras Português licenciatura, pela Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, Brasil.

Rúbi Renck Pires, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS.

Graduando do curso de Letras Português licenciatura, pela Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, Brasil.

References

BAKHTIN, Mikhail. Estética da Criação Verbal: Gêneros do Discurso. Trad. Paulo Bezerra. 6. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2011, p. 261-306.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Brasília, MEC/CONSED/UNDIME, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 11 mai. 2021.

ROJO, Roxane; MOURA, Eduardo. Multiletramentos na escola. São Paulo: Parábola, 2012.

SILVA, Patrícia Grasel da; LIMA, Dione Sousa de. Padlet como ambiente virtual de aprendizagem na formação de profissionais da educação. Revista Renote: novas tecnologias na educação, Porto Alegre, n. 1, p. 83-92, jul. 2018. Disponível em: https://doi.org/10.22456/1679-1916.86051. Acesso em: 20 mai. 2021.

Published

2021-09-28

How to Cite

Reginatto, A. A., Fialho, V. R., Silva, J. de F. M. da, & Pires, R. R. (2021). O USO DO PODCAST COMO RECURSO PARA O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: BREVE RELATO. ReTER, 2(1), e12/01–09. Retrieved from https://periodicos.ufsm.br/reter/article/view/66144

Issue

Section

Relatos de Experiência

Most read articles by the same author(s)

Similar Articles

You may also start an advanced similarity search for this article.