PROFESSOR AUTOR E PROMOTOR DA TECNOLOGIA NO CONTEXTO EDUCACIONAL: UMA EXPERIÊNCIA COM REALIDADE AUMENTADA

Autores

Palavras-chave:

Recursos didáticos, Tecnologia, Educação.

Resumo

Neste trabalho apresentaremos a importância do professor como autor de recursos didáticos, com o intuito de promover práticas de ensino e aprendizagem mais significativas. Aliado a isso, apresentaremos os benefícios e os desafios do emprego das tecnologias na educação, visto que elas são utilizadas frequentemente no dia a dia e devem ser implantadas também nos contextos educacionais, ainda mais agora nas aulas com a modalidade remota. Nesse sentido, o professor também tem grande importância por ser quem irá conduzir os recursos tecnológicos em classe, necessitando, dessa forma, de uma formação de qualidade para o seu trabalho. Ainda, com o intuito de refletir sobre a autoria do professor de línguas em sala de aula e a inserção das tecnologias na educação, vamos apresentar um aplicativo de Realidade Aumentada (RA) que desenvolvemos para a tradução de palavras da língua espanhola por meio de imagens em 3D (3 Dimensões). Essa pesquisa tem por metodologia a DBR, Design-Based Research, que pode ser traduzida ao português como Pesquisa de desenvolvimento, pois consiste em investigar, estudar e elaborar um referencial teórico, para o desenvolvimento de uma prática inovadora (especialmente tecnológica) para a solução e melhoria de problemas e atividades que estão voltadas à educação. Sendo assim, com essa pesquisa comprovamos que é possível o professor ser autor de seus materiais de ensino e que pode criar recursos para também compartilhar com outros professores e colaborar para uma educação mais significativa. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Emanuele Krewer, Universidade Federal da Fronteira Sul, Cerro Largo, RS.

Acadêmica do curso de Letras - Português e Espanhol na Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Cerro Largo, RS, Brasil.

Angelise Fagundes da Silva, Universidade Federal da Fronteira Sul, Cerro Largo, RS.

Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, Brasil.

Marcus Vinícius Liessem Fontana, Universidade Federal da Fronteira Sul, Cerro Largo, RS.

Doutor em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, Brasil.

Referências

BOLADO, Javier Sánchez. El potencial de la realidad aumentada en la enseñanza de español como lengua extranjera. EDMETIC, Revista de Educación Mediática y TIC, Barcelona, p. 62-80, 2016.

CASTRO, Rafael Vetromille. O professor como facilitador virtual: considerações teórico-práticas sobre a produção de materiais para a aprendizagem via web ou mediada por computador. In: LEFFA, Vilson José (Org). Produção de materiais de ensino: teoria e prática. Pelotas: EDUCAT, Editora da Universidade Católica de Pelotas, 2007, p. 145-172.

CORDEIRO, Karolina Maria de Araujo. O Impacto da Pandemia na Educação: A Utilização da Tecnologia como Ferramenta de Ensino. Faculdades IDAAM. Brasil, 2020, p. 1-15.

CHIOFI, Luiz Carlos; OLIVEIRA, Marta Regina Furlan. Uso das Tecnologias Educacionais como Ferramenta Didática no Processo de Ensino e Aprendizagem. Cadernos PDE. Os desafios da escola pública paranaense na perspectiva do professor PDE, Produções Didático Pedagógicas. Londrina, n. 2, 2014.

COSTA, Ismael Trigueiro. O uso didático pedagógico de recursos tecnológicos da informática: instrumento facilitador no processo de aprendizagem. 2014. TCC (Psicopedagogia)- Universidade Federal da Paraíba (UFPB), 2014.

LEFFA, Vilson José; COSTA, Alan Ricardo; BEVILÁQUA, André -Firpo. O prazer da autoria na elaboração de materiais didáticos para o ensino de línguas. In: FINARDI, K. R.; TÍLIO, R.; BORGES, V.; DELLAGNELO, A.; RAMOS FILHO, E. (Org.). Transitando e transpondo n(a) Linguística Aplicada. Campinas: Pontes, 2019, p. 267-297.

HOUNSELL, Marcelo da Silva; TORI, Romero; -KIRNER, Claudio. Capítulo 2 - Realidade Aumentada. In: TORI, Romero; HOUNSELL, Marcelo da Silva (Org) -Introdução a Realidade Virtual e Aumentada. 1. ed. Porto Alegre, 2018.

KIRCHNER, Elenice Ana. Vivenciando os desafios da educação em tempos de pandemia In: PALÚ, Janete; SCHÜTZ, Jenerton Arlan; MAYER, Leandro. (Org.) Desafios da educação em tempos de pandemia. Editora Ilustração, Cruz Alta, 2020, p. 45-67.

KREWER, Emanuele; FAGUNDES, Angelise; FONTANA, Marcus Vinícius Liessem; O ensino e a aprendizagem de língua espanhola com o uso de realidade aumentada. -Revista de Estudos Híbridos na Área da Linguagem (REHAL), Bagé, v. 01, n.02, p. 01-19, 2021.

MACHADO, Mércia Rocha Freire Cordeiro. O uso dos recursos didático-tecnológicos como potencializadores ao processo de ensino e aprendizagem. EDUCERE- XIII Congresso Nacional de Educação, p. 24909-24919, 2017.

QUEIROZ, Joelma de Pontes Silveira. A importância do uso da tecnologia como ferramenta pedagógica na sala de aula. Congresso Internacional de Educação e Tecnologias. São Paulo, p. 1-13. jun./jul. 2018.

RICHTER, Marcos Gustavo. O material didático no ensino de línguas. Linguagens & Cidadania, v. 7, n. 2, p. 1- 19, jul./dez. 2005.

SANTOS, Jane Beatriz Vilarinho. A produção de materiais didáticos para o ensino de línguas no Brasil: propostas, objetivos e autoria. Pesquisas em Discurso pedagógico, n. 2, p. 1-16. 2015

SOUZA, Tania Clemente. Discurso e Imagem Perspectivas de análise não verbal. 2º Colóquio Latinoamericano de Analistas Del Discurso, La Plata e Buenos Aires, 1997.

TORI, Romero; QUEIROZ, Anna Carolina, M.; CORRÊA, Ana Grasielle Dionísio; NETTP, Antonio Velerio. Capítulo 19 – Educação. In: TORI, Romero; HOUNSELL, Marcelo da Silva (Org) Introdução a Realidade Virtual e Aumentada. 1. ed. Porto Alegre, 2018.

VALLE, Paulo Dalla; MARCOM, Jacinta Lucia Rizzi. Desafios da prática pedagógica e as competências para ensinar em tempos de pandemia. In: PALÚ, Janete; SCHÜTZ, Jenerton Arlan; MAYER, Leandro. (Org.) Desafios da educação em tempos de pandemia. Editora Ilustração, Cruz Alta, 2020, p. 139-153.

VILAÇA, Márcio Luiz Corrêa. A Elaboração de Materiais Didáticos de Línguas Estrangeiras: Autoria, Princípios e Abordagens. Cadernos do CNLF (CiFEFil), v. XVI, p. 51-60, 2012.

Downloads

Publicado

2021-08-30

Como Citar

Krewer, E., Silva, A. F. da, & Fontana, M. V. L. (2021). PROFESSOR AUTOR E PROMOTOR DA TECNOLOGIA NO CONTEXTO EDUCACIONAL: UMA EXPERIÊNCIA COM REALIDADE AUMENTADA. Revista Tecnologias Educacionais Em Rede (ReTER), 2(2), e1/01–17. Recuperado de https://periodicos.ufsm.br/reter/article/view/65232

Artigos Semelhantes

1 2 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.