PROFESSOR AUTOR E PROMOTOR DA TECNOLOGIA NO CONTEXTO EDUCACIONAL: UMA EXPERIÊNCIA COM REALIDADE AUMENTADA
Palavras-chave:
Recursos didáticos, Tecnologia, Educação.Resumo
Neste trabalho apresentaremos a importância do professor como autor de recursos didáticos, com o intuito de promover práticas de ensino e aprendizagem mais significativas. Aliado a isso, apresentaremos os benefícios e os desafios do emprego das tecnologias na educação, visto que elas são utilizadas frequentemente no dia a dia e devem ser implantadas também nos contextos educacionais, ainda mais agora nas aulas com a modalidade remota. Nesse sentido, o professor também tem grande importância por ser quem irá conduzir os recursos tecnológicos em classe, necessitando, dessa forma, de uma formação de qualidade para o seu trabalho. Ainda, com o intuito de refletir sobre a autoria do professor de línguas em sala de aula e a inserção das tecnologias na educação, vamos apresentar um aplicativo de Realidade Aumentada (RA) que desenvolvemos para a tradução de palavras da língua espanhola por meio de imagens em 3D (3 Dimensões). Essa pesquisa tem por metodologia a DBR, Design-Based Research, que pode ser traduzida ao português como Pesquisa de desenvolvimento, pois consiste em investigar, estudar e elaborar um referencial teórico, para o desenvolvimento de uma prática inovadora (especialmente tecnológica) para a solução e melhoria de problemas e atividades que estão voltadas à educação. Sendo assim, com essa pesquisa comprovamos que é possível o professor ser autor de seus materiais de ensino e que pode criar recursos para também compartilhar com outros professores e colaborar para uma educação mais significativa.
Downloads
Referências
BOLADO, Javier Sánchez. El potencial de la realidad aumentada en la enseñanza de español como lengua extranjera. EDMETIC, Revista de Educación Mediática y TIC, Barcelona, p. 62-80, 2016.
CASTRO, Rafael Vetromille. O professor como facilitador virtual: considerações teórico-práticas sobre a produção de materiais para a aprendizagem via web ou mediada por computador. In: LEFFA, Vilson José (Org). Produção de materiais de ensino: teoria e prática. Pelotas: EDUCAT, Editora da Universidade Católica de Pelotas, 2007, p. 145-172.
CORDEIRO, Karolina Maria de Araujo. O Impacto da Pandemia na Educação: A Utilização da Tecnologia como Ferramenta de Ensino. Faculdades IDAAM. Brasil, 2020, p. 1-15.
CHIOFI, Luiz Carlos; OLIVEIRA, Marta Regina Furlan. Uso das Tecnologias Educacionais como Ferramenta Didática no Processo de Ensino e Aprendizagem. Cadernos PDE. Os desafios da escola pública paranaense na perspectiva do professor PDE, Produções Didático Pedagógicas. Londrina, n. 2, 2014.
COSTA, Ismael Trigueiro. O uso didático pedagógico de recursos tecnológicos da informática: instrumento facilitador no processo de aprendizagem. 2014. TCC (Psicopedagogia)- Universidade Federal da Paraíba (UFPB), 2014.
LEFFA, Vilson José; COSTA, Alan Ricardo; BEVILÁQUA, André -Firpo. O prazer da autoria na elaboração de materiais didáticos para o ensino de línguas. In: FINARDI, K. R.; TÍLIO, R.; BORGES, V.; DELLAGNELO, A.; RAMOS FILHO, E. (Org.). Transitando e transpondo n(a) Linguística Aplicada. Campinas: Pontes, 2019, p. 267-297.
HOUNSELL, Marcelo da Silva; TORI, Romero; -KIRNER, Claudio. Capítulo 2 - Realidade Aumentada. In: TORI, Romero; HOUNSELL, Marcelo da Silva (Org) -Introdução a Realidade Virtual e Aumentada. 1. ed. Porto Alegre, 2018.
KIRCHNER, Elenice Ana. Vivenciando os desafios da educação em tempos de pandemia In: PALÚ, Janete; SCHÜTZ, Jenerton Arlan; MAYER, Leandro. (Org.) Desafios da educação em tempos de pandemia. Editora Ilustração, Cruz Alta, 2020, p. 45-67.
KREWER, Emanuele; FAGUNDES, Angelise; FONTANA, Marcus Vinícius Liessem; O ensino e a aprendizagem de língua espanhola com o uso de realidade aumentada. -Revista de Estudos Híbridos na Área da Linguagem (REHAL), Bagé, v. 01, n.02, p. 01-19, 2021.
MACHADO, Mércia Rocha Freire Cordeiro. O uso dos recursos didático-tecnológicos como potencializadores ao processo de ensino e aprendizagem. EDUCERE- XIII Congresso Nacional de Educação, p. 24909-24919, 2017.
QUEIROZ, Joelma de Pontes Silveira. A importância do uso da tecnologia como ferramenta pedagógica na sala de aula. Congresso Internacional de Educação e Tecnologias. São Paulo, p. 1-13. jun./jul. 2018.
RICHTER, Marcos Gustavo. O material didático no ensino de línguas. Linguagens & Cidadania, v. 7, n. 2, p. 1- 19, jul./dez. 2005.
SANTOS, Jane Beatriz Vilarinho. A produção de materiais didáticos para o ensino de línguas no Brasil: propostas, objetivos e autoria. Pesquisas em Discurso pedagógico, n. 2, p. 1-16. 2015
SOUZA, Tania Clemente. Discurso e Imagem Perspectivas de análise não verbal. 2º Colóquio Latinoamericano de Analistas Del Discurso, La Plata e Buenos Aires, 1997.
TORI, Romero; QUEIROZ, Anna Carolina, M.; CORRÊA, Ana Grasielle Dionísio; NETTP, Antonio Velerio. Capítulo 19 – Educação. In: TORI, Romero; HOUNSELL, Marcelo da Silva (Org) Introdução a Realidade Virtual e Aumentada. 1. ed. Porto Alegre, 2018.
VALLE, Paulo Dalla; MARCOM, Jacinta Lucia Rizzi. Desafios da prática pedagógica e as competências para ensinar em tempos de pandemia. In: PALÚ, Janete; SCHÜTZ, Jenerton Arlan; MAYER, Leandro. (Org.) Desafios da educação em tempos de pandemia. Editora Ilustração, Cruz Alta, 2020, p. 139-153.
VILAÇA, Márcio Luiz Corrêa. A Elaboração de Materiais Didáticos de Línguas Estrangeiras: Autoria, Princípios e Abordagens. Cadernos do CNLF (CiFEFil), v. XVI, p. 51-60, 2012.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.