FORMAÇÃO PROFISSIONAL EM TEMPOS DE PANDEMIA: UM ESTUDO DE CASO COM ESTUDANTES DE UM CURSO TÉCNICO

Autores

Palavras-chave:

Aulas Remotas. Formação Profissional. Pandemia.

Resumo

Esta pesquisa tem como objetivo identificar a percepção de estudantes do curso técnico em Informática da Escola Estadual São João Batista, de São Miguel do Oeste/Santa Catarina, sobre as aulas remotas no período de isolamento social decorrente da pandemia de COVID-19, para compreender o contexto, normativas e orientações quanto à realização de aulas no período de isolamento social; conhecer a percepção dos estudantes a respeito das aulas remotas; e identificar pontos positivos e negativos da realização de aulas remotas em componentes curriculares de formação profissional. Para tanto, utilizou-se de questionário online para coleta de dados empíricos, analisando-os de forma qualitativa. Os resultados apontam dificuldades nas aulas remotas, especialmente na compreensão de conteúdos e na dosagem de quantidade de materiais e atividades, mas também demonstra a compreensão dos estudantes sobre a situação vivenciada. Concluímos que há obstáculos na realização das aulas remotas, no entanto é uma alternativa para o momento vivenciado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1977.

BBC. Coronavírus: OMS declara pandemia. 11 mar. 2020. Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/geral-51842518. Acesso em 19 maio 2020.

BRASIL. Parecer CNE/CP n.5/2020. Reorganização do Calendário Escolar e da possibilidade de cômputo de atividades não presenciais para fins de cumprimento da carga horária mínima anual, em razão da Pandemia da COVID-19. Ministério da Educação, Conselho Nacional de Educação. Brasilia, DF, abr. 2020a. Disponível em: < >. Acesso em: 05 maio 2020.

BRASIL. Portaria n. 343, de 17 de março de 2020. Dispõe sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais enquanto durar a situação de pandemia do Novo Coronavírus - COVID-19. Diário Oficial da União. Brasília, DF, 18 mar. 2020b. Disponível em: http://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-343-de-17-de-marco-de-2020-248564376. Acesso em 03 maio 2020.

BRASIL. Portaria n. 376, de 03 de abril de 2020. Dispõe sobre as aulas nos cursos de educação profissional técnica de nível médio, enquanto durar a situação de pandemia do novo coronavírus - Covid-19. Diário Oficial da União. Brasília, DF, 06 abr. 2020c. Disponível em: http://pesquisa.in.gov.br/imprensa/jsp/visualiza/index.jsp?data=06/04/2020&jornal=515&pagina=66. Acesso em 23 maio 2020.

BRASIL. Parecer CNE/CEB 05/1997. Proposta de regulamentação de Lei. maio 1997. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/1997/pceb005_97.pdf. Acesso em: 03 maio 2020.

CHAUÍ, Marilena. Convite à Filosofia. Ed. Ática, São Paulo, 2000.

DICIO. Significado de Percepção. Disponível em: https://www.dicio.com.br/percepcao/. Acesso em: 03 mai. 2020.

SÃO MIGUEL DO OESTE. Decreto N. 9.286/2020: dispõe sobre o regime especial de atividades escolares não presenciais no âmbito da rede municipal de ensino do município de São Miguel do Oeste, para fins de cumprimento do calendário letivo de 2020, como medida de prevenção e combate ao contágio do Coronavírus (COVID-19). Disponível em: https://transparencia.saomiguel.sc.gov.br/uploads/__decreto9286-covi_5e99b0da71c0c.pdf. Acesso em 12 jul. 2020.

SED SC. Em conferência com deputados estaduais, educação apresenta balanço de ações em SC durante pandemia. 13 de maio de 2020a. Disponível em: http://www.sed.sc.gov.br/secretaria/imprensa/noticias/30614-em-conferencia-com-deputados-estaduais-educacao-apresenta-balanco-de-acoes-em-sc-durante-pandemia. Acesso em 19 maio 2020.

SED SC. Gestores criam rotinas de entrega de atividades impressas aos alunos das escolas estaduais. 05 de maio de 2020b. Disponível em: http://www.sed.sc.gov.br/secretaria/imprensa/noticias/30602-gestores-criam-rotinas-de-entrega-de-atividades-impressas-aos-alunos-das-escolas-estaduais. Acesso em 19 maio 2020.

TODOS PELA EDUCAÇÃO. Análise: Ensino a distância na educação básica frente à pandemia da COVID-19. Disponível em: https://www.todospelaeducacao.org.br/_uploads/_posts/425.pdf. Acesso em 25 jul 2020.

UNISANTANA. Entenda a diferença de EAD e Aulas Remotas do Plano Emergencial de Ensino. 2020. Disponível em: https://unisantanna.br/uninoticias/entenda-a-diferenca-de-ead-e-aulas-remotas-do-plano-emergencial-de-ensino/. Acesso em 18 jun. 2020.

Downloads

Publicado

2021-12-28

Como Citar

Sousa, E., & Colling, J. (2021). FORMAÇÃO PROFISSIONAL EM TEMPOS DE PANDEMIA: UM ESTUDO DE CASO COM ESTUDANTES DE UM CURSO TÉCNICO. Revista Tecnologias Educacionais Em Rede (ReTER), 2(4), e6/01–15. Recuperado de https://periodicos.ufsm.br/reter/article/view/67228

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.