AMBIENTES HIPERMIDIÁTICOS E O PROCESSO DE PRODUÇÃO E REVISÃO TEXTUAL: O USO DO PADLET COMO FERRAMENTA EDUCACIONAL
Palavras-chave:
Letramento Digital, Ensino Médio, Texto, Revisão.Resumo
Este artigo tem como objetivo relatar a experiência de aplicação de uma ferramenta digital, chamada PADLET, nas atividades de produção e revisão textual nas aulas de Língua Portuguesa. O ensino remoto trouxe muitos desafios para docentes e discentes e a prática de escrita escolar foi um deles. Por meio da observação de uma turma do Ensino Médio, foi possível avaliar questões, tais como a importância do letramento digital nas escolas, a inserção de modelos hipermidiáticos para correção de textos e a troca de experiência entre os sujeitos envolvidos nesse processo. A tecnologia está relacionada com a nova geração de discentes inseridos no meio virtual na medida em que o aluno, conectado às novas mídias, tem a possibilidade de colocar em prática seu conhecimento de mundo por meio de atividades que estejam relacionadas ao seu cotidiano. Ademais, é preciso inserir as plataformas digitais nas atividades escolares, pois o uso desses recursos é essencial para a formação do educando, e a cultura tecnológica é parte das vivências sociais desse sujeito. Além disso, é preciso criar possibilidades para que ele possa aprender a utilizar, de forma crítica e consciente, essa nova realidade virtual.
Downloads
Referências
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2017. Disponível em:
http://basenacionalcomum.mec.gov.br/. Acesso em: 01 mar. 2021.
COSCARELLI, Carla Viana; KERSCH, Dorotea Frank; CANI, Josiane Brunetti. Multiletramentos e
Multimodalidade: ações pedagógicas aplicadas à linguagem. Campinas: Pontes, 2016.
COSCARELLI, C. V.; RIBEIRO, A. E. (Orgs.). Letramento digital – Aspectos sociais e possibilidades
pedagógicas. Belo Horizonte: Autêntica, 2005.
RIBEIRO, A. E.; NOVAIS, A. E. (Orgs.). Letramento digital em 15 cliques. Belo Horizonte: RHJ, 2013.
MORAN, José Manuel; MASETTO, Marcos; BEHRENS, Marilda Aparecida. Novas Tecnologias e
Mediação Pedagógica. 21. ed. Campinas: Papirus Editora, 2013.
ROJO, Roxane; MOURA, Eduardo. Multiletramentos na escola. São Paulo: Parábola Editorial, 2012.
SANTOS, Givan José Ferreira. Produção escolar de textos: parâmetros para um trabalho
significativo. 2001. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Estadual de Londrina, Londrina,
PR. 2001.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.