AMBIENTES HIPERMIDIÁTICOS E O PROCESSO DE PRODUÇÃO E REVISÃO TEXTUAL: O USO DO PADLET COMO FERRAMENTA EDUCACIONAL

Autores

Palavras-chave:

Letramento Digital, Ensino Médio, Texto, Revisão.

Resumo

Este artigo tem como objetivo relatar a experiência de aplicação de uma ferramenta digital, chamada PADLET, nas atividades de produção e revisão textual nas aulas de Língua Portuguesa. O ensino remoto trouxe muitos desafios para docentes e discentes e a prática de escrita escolar foi um deles. Por meio da observação de uma turma do Ensino Médio, foi possível avaliar questões, tais como a importância do letramento digital nas escolas, a inserção de modelos hipermidiáticos para correção de textos e a troca de experiência entre os sujeitos envolvidos nesse processo. A tecnologia está relacionada com a nova geração de discentes inseridos no meio virtual na medida em que o aluno, conectado às novas mídias, tem a possibilidade de colocar em prática seu conhecimento de mundo por meio de atividades que estejam relacionadas ao seu cotidiano. Ademais, é preciso inserir as plataformas digitais nas atividades escolares, pois o uso desses recursos é essencial para a formação do educando, e a cultura tecnológica é parte das vivências sociais desse sujeito. Além disso, é preciso criar possibilidades para que ele possa aprender a utilizar, de forma crítica e consciente, essa nova realidade virtual.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carla Maria do Carmo Ravaneda, Universidade Estadual de Londrina, Londrina, PR. UTFPR e Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, PR.

Especialista em Educação Especial pela UNOPAR, aluna de pós-graduação e do curso de especialização de Docência no Ensino Superior na UEL, em Londrina, além de aluna do mestrado profissional da UTFPR, Londrina, PR, Brasil.

Referências

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2017. Disponível em:

http://basenacionalcomum.mec.gov.br/. Acesso em: 01 mar. 2021.

COSCARELLI, Carla Viana; KERSCH, Dorotea Frank; CANI, Josiane Brunetti. Multiletramentos e

Multimodalidade: ações pedagógicas aplicadas à linguagem. Campinas: Pontes, 2016.

COSCARELLI, C. V.; RIBEIRO, A. E. (Orgs.). Letramento digital – Aspectos sociais e possibilidades

pedagógicas. Belo Horizonte: Autêntica, 2005.

RIBEIRO, A. E.; NOVAIS, A. E. (Orgs.). Letramento digital em 15 cliques. Belo Horizonte: RHJ, 2013.

MORAN, José Manuel; MASETTO, Marcos; BEHRENS, Marilda Aparecida. Novas Tecnologias e

Mediação Pedagógica. 21. ed. Campinas: Papirus Editora, 2013.

ROJO, Roxane; MOURA, Eduardo. Multiletramentos na escola. São Paulo: Parábola Editorial, 2012.

SANTOS, Givan José Ferreira. Produção escolar de textos: parâmetros para um trabalho

significativo. 2001. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Estadual de Londrina, Londrina,

PR. 2001.

Downloads

Publicado

2021-08-30

Como Citar

Ravaneda, C. M. do C. (2021). AMBIENTES HIPERMIDIÁTICOS E O PROCESSO DE PRODUÇÃO E REVISÃO TEXTUAL: O USO DO PADLET COMO FERRAMENTA EDUCACIONAL. Revista Tecnologias Educacionais Em Rede (ReTER), 2(2), e13/01–13. Recuperado de https://periodicos.ufsm.br/reter/article/view/64901