EDUCAÇÃO SUPERIOR E O ENSINO REMOTO: O ESTÁGIO SUPERVISIONADO NOS CURSOS DE PEDAGOGIA EM TEMPOS DE PANDEMIA
Palavras-chave:
Educação, Pandemia, Práticas Pedagógicas.Resumo
O presente trabalho tem como objetivo apresentar algumas experiências e possibilidades de práticas pedagógicas realizadas com acadêmicos do Curso de Licenciatura em Pedagogia nas disciplinas de Estágio Supervisionado I, II, III e IV, no recorte temporal de 2020 e 2021. A pesquisa de caráter qualitativo, assente no relato de experiência, investigou como as práticas de exercício do estágio docente foram sistematizadas para que o acadêmico relacionasse os aspectos teóricos e práticos e se aproximasse das experiências da sala de aula em um período de ensino remoto emergencial, causado pela pandemia da Covid-19. Nesse contexto, levantamos as seguintes problemáticas: Como aproximar as vivências das práticas pedagógicas aos acadêmicos do Curso de Pedagogia em tempos de distanciamento social? Quais reformulações e adaptações foram necessárias para que o estagiário realizasse as diversas práticas pedagógicas entre elas: as etapas de observação, participação, planejamento e regência previstas na proposta curricular? Quais ferramentas tecnológicas e recursos potencialmente significantes foram aplicados nesse período? O cotejamento das informações revelou que a realização do estágio supervisionado ocorreu por meio de ferramentas digitais de computação em nuvem, no ambiente colaborativo virtual Classroom, com a utilização de dispositivos móveis dos acadêmicos para a participação das atividades síncronas e assíncronas, criação de conteúdos livres referentes aos componentes curriculares e adaptações metodológicas, desvelando, portanto, a relevância das tecnologias na Educação Superior, sobretudo, em tempos de pandemia.
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