ENSINO DE FÍSICA EM TEMPOS PANDÊMICOS: UM OLHAR PARA A FALA DOS ESTUDANTES DE UMA ESCOLA DA REDE FEDERAL

Autores

Palavras-chave:

Ensino de Física, Ensino Remoto, Pandemia.

Resumo

O presente trabalho trata de um estudo de caso, realizado ao longo da disciplina de Estágio Supervisionado para o Ensino de Física A, do curso de Licenciatura em Física da Universidade Federal de Santa Catarina. O estágio foi realizado em uma turma do 3° ano do Ensino Médio do Colégio de Aplicação da universidade, no contexto da pandemia do COVID-19. Devido às medidas de distanciamento social para o combate à pandemia, as atividades escolares presenciais foram substituídas por atividades remotas com uso de Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação, esse processo inédito pode gerar dificuldades de adaptação, com implicações no processo de ensino-aprendizagem. A fim de mapear as dificuldades enfrentadas pelos estudantes foi elaborado um questionário e aplicado junto às atividades desenvolvidas no âmbito do estágio. Por meio da análise qualitativa se buscou identificar possíveis dificuldades surgidas no processo de adaptação e avaliar criticamente os impactos do Ensino Remoto e do isolamento social na vida dos estudantes. Além disso, buscou-se identificar quais recursos foram mais utilizados pelos estudantes. A pesquisa aponta, principalmente, para impactos pedagógicos negativos decorrentes de dificuldades inerentes ao processo de implementação do Ensino Remoto, e, também, impactos psicológicos negativos, por parte, principalmente, do isolamento social e das dificuldades nos estudos. Aspectos como desmotivação, falta de diálogo e organização do ambiente se mostraram relevantes. Apesar disso, alguns recursos mostraram um impacto positivo no engajamento dos estudantes, como foi o caso das videoaulas e dos conteúdos interativos desenvolvidos com o H5P.

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Biografia do Autor

Danay Manzo Jaime, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC.

Doutoranda em Ciência e Engenharia de Materiais na Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC, Brasil.

Luis Fernando de Paula Medaglia Filho, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC.

Professor de Física na Secretaria de Estado da Educação de Santa Catarina, Florianópolis, SC, Brasil.

André Ary Leonel, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC.

Doutor em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC, Brasil.

Referências

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Publicado

2021-08-30

Como Citar

Jaime, D. M., Filho, L. F. de P. M., & Leonel, A. A. (2021). ENSINO DE FÍSICA EM TEMPOS PANDÊMICOS: UM OLHAR PARA A FALA DOS ESTUDANTES DE UMA ESCOLA DA REDE FEDERAL. Revista Tecnologias Educacionais Em Rede (ReTER), 2(2), e4/01–20. Recuperado de https://periodicos.ufsm.br/reter/article/view/65283

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