ENSINO DE FÍSICA EM TEMPOS PANDÊMICOS: UM OLHAR PARA A FALA DOS ESTUDANTES DE UMA ESCOLA DA REDE FEDERAL
Palabras clave:
Ensino de Física, Ensino Remoto, Pandemia.Resumen
O presente trabalho trata de um estudo de caso, realizado ao longo da disciplina de Estágio Supervisionado para o Ensino de Física A, do curso de Licenciatura em Física da Universidade Federal de Santa Catarina. O estágio foi realizado em uma turma do 3° ano do Ensino Médio do Colégio de Aplicação da universidade, no contexto da pandemia do COVID-19. Devido às medidas de distanciamento social para o combate à pandemia, as atividades escolares presenciais foram substituídas por atividades remotas com uso de Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação, esse processo inédito pode gerar dificuldades de adaptação, com implicações no processo de ensino-aprendizagem. A fim de mapear as dificuldades enfrentadas pelos estudantes foi elaborado um questionário e aplicado junto às atividades desenvolvidas no âmbito do estágio. Por meio da análise qualitativa se buscou identificar possíveis dificuldades surgidas no processo de adaptação e avaliar criticamente os impactos do Ensino Remoto e do isolamento social na vida dos estudantes. Além disso, buscou-se identificar quais recursos foram mais utilizados pelos estudantes. A pesquisa aponta, principalmente, para impactos pedagógicos negativos decorrentes de dificuldades inerentes ao processo de implementação do Ensino Remoto, e, também, impactos psicológicos negativos, por parte, principalmente, do isolamento social e das dificuldades nos estudos. Aspectos como desmotivação, falta de diálogo e organização do ambiente se mostraram relevantes. Apesar disso, alguns recursos mostraram um impacto positivo no engajamento dos estudantes, como foi o caso das videoaulas e dos conteúdos interativos desenvolvidos com o H5P.
Descargas
Citas
CUNHA, S. - Reflexões sobre o EAD no Ensino de Física. - Revista Brasileira de Ensino de Física, Porto Alegre, RS, Brasil,v. 28, n. 2, p. 151-153, 2006.
HODGES, C.; MOORE, S.; LOCKEE, B.; TRUST, T.; BOND, A. - The Difference Between Emergency Remote Teaching and Online Learning. - EDUCAUSE Review, 2020. Disponível em: https://er.educause.edu/articles/2020/3/the-difference-between-emergency-remote-teaching-and-online-learning. Acesso em: 18 de dezembro de 2020.
LISITA, V.; ROSA, D.; LIPOVETSKY, N. Formação de professores e pesquisa. In: ANDRÉ, Marli (Org.). O papel da pesquisa na formação e na prática dos professores. Campinas, SP: Papirus, 2001.
MOREIRA, Marco A. - Aprendizagem Significativa Crítica – in: III Encontro Internacional sobre Aprendizagem Significativa, Lisboa (Peniche) – 2000, p. 33-45.
PIMENTA, S. G.; LIMA, M. S. L. Estágio e docência. 6 ed. São Paulo: Cortez, 2011.
ROSA, R. - Das aulas presenciais às aulas remotas: as abruptas mudanças impulsionadas na docência pela ação do Coronavírus - o COVID-19! - Revista Científico Schola, Colégio Militar de Santa Maria - Santa Maria RS - Volume VI, Número 1, Julho 2020.
SANZ, I.; GONZÁLEZ, J. S.; CAPILLA, A. Organización de Estados Iberoamericanos para la Educación, la Ciencia y la Cultura (OEI) Área de Educación Superior, Ciencia y ETP – INFORMES OEI: Efeitos da Crise do Covid-19 na Educação - Madrid, España, 2020.
SENHORAS, E. - Coronavírus e Educação: Análise dos Impactos Assimétricos. - Boletim de Conjuntura, Ano II | Volume 2 | No 5 | Boa Vista | 2020.
SILVA, R. S. Moodle para Autores e Tutores. 2 ed. São Paulo. Novatec Editora, 2011.
SILVA, F. C. S.; PEIXOTO, G. T. B. Percepção dos professores da rede estadual do Município de São João da Barra-RJ sobre o uso do Google Classroom no ensino remoto emergencial. Research, Society and Development, v. 9, n. 10, p. 1-24, 2020.
VALENTE, G.; MORAES, É.; SANCHEZ, M.; SOUZA, D; PACHECO, M; - O ensino remoto frente às exigências do contexto de pandemia: Reflexões sobre a prática docente - Research, Society and Development, v. 9, n. 9, 2020.
VENTURA, M. M. O Estudo de Caso como Modalidade de Pesquisa. Rev SOCERJ, v. 20, n. 5, p. 383-386, 2007.
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.