PASSEIO VIRTUAL NO LABORATÓRIO DE QUÍMICA: UMA ALTERNATIVA PARA MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA EM TEMPOS DE COVID-19
Palavras-chave:
Ensino de Química. Tecnologias Educacionais. Expedição Virtual.Resumo
Em tempos de crise e distanciamento social, as tecnologias educacionais surgem como uma alternativa viável para a construção do conhecimento, no entanto, como propiciar aos estudantes uma visão real de um laboratório didático de Química?Dentro deste contexto, o presente trabalho visa apresentar e discutir a experiência de um passeio virtual no laboratório, durante o distanciamento social resultante do COVID-19. Metodologicamente apoiados no Design Based Research, observada a realidade, um passeio virtual ao laboratório foi planejado, projetado e implementado, usando a ferramenta Google Tour Creation. Os sujeitos do estudo foram 64 alunos de um curso de Química para Ciências Rurais, além dos pesquisadores envolvidos. Os instrumentos de coleta de dados foram as atividades propostas no Moodle. Os resultados indicam que o laboratório contribui para a percepção do ambiente de trabalho, ainda que virtualmente, despertando o interesse dos alunos, principalmente pelo entendimento das normas de segurança, uso de equipamentos e vidrarias.
Downloads
Referências
AMARAL, Érico. M. H, et al. Laboratório Virtual de Aprendizagem: Uma Proposta Taxonômica. RENOTE v. 9, n.2, 2011. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/renote/article/view/24821. Acesso em: dez. 2020.
BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.
BOTELHO KNEUBIL, Fabiana; PIETROCOLA, Maurício. A Pesquisa Baseada em Design: Visão Geral e Contribuições para o Ensino De Ciências. Investigações em Ensino de Ciências, v. 22, n. 2, 2017.
CASTELLANO, Soledad Quero et al.. Análisis de las adicciones comportamentales en el siglo XXI. Contrastes: Revista Cultural, n.50, p. 34-43. 2007
DALGARNO, Barney et al. Effectiveness of a Virtual Laboratory as a preparatory resource for Distance Education chemistry students. Computers & Education. v. 53, p. 853-865, Mai,2009.
FONSECA, Monalisa, et al. O Laboratório Virtual: Uma atividade baseada em experimentos para o ensino de mecânica. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 35, n. 4, p. 4503-1- 4503-10, 2013.
MARCHESAN, Michele Roos; KUHN, Malcus Cassiano. Alfabetização Científica e Tecnológica na formação do cidadão. Revista Thema. v. 13, n. 3, p. 118-129, 2016.
SOUZA, Ramom. Google I/O: Agora você pode criar suas expedições em VR com o Tour Creator. Disponível em: https://canaltech.com.br/google-io/google-io-agora-voce-pode-criar-suas-expedicoes-em-vr-com-o-tour-creator-113486/ Acesso em: 27 set. 2020.
SOUZA, Sandra Apareceida de Oliveira; OLIVEIRA, Iara Terra. Avanços Tecnológicos: uma proposta de abordagem mediante uma sequência didática. Revista Thema. v. 14, n. 4, p. 294-306, 2017.
VIEIRA, Eloisa; MEIRELLES, Rosane M. S.; RODRIGUES, Denise G.A. O uso de tecnologias no ensino de química: a experiência do laboratório virtual química fácil. ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, v. 8, 2011. Campinas. ATAS. Disponível em: http://www.nutes.ufrj.br/abrapec/viiienpec/resumos/R0468-1.pdf. Acesso em: 29 jan. 2020.
WANG, Feng.; HANNAFIN, Michael. J.. Design-based Research and TechnologyEnhanced Learning Environments. In: Educational Technology Research and Development, v. 53, n. 4, p. 5-23, 2005.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.