PASSEIO VIRTUAL NO LABORATÓRIO DE QUÍMICA: UMA ALTERNATIVA PARA MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA EM TEMPOS DE COVID-19

Autores

Palavras-chave:

Ensino de Química. Tecnologias Educacionais. Expedição Virtual.

Resumo

Em tempos de crise e distanciamento social, as tecnologias educacionais surgem como uma alternativa viável para a construção do conhecimento, no entanto, como propiciar aos estudantes uma visão real de um laboratório didático de Química?Dentro deste contexto, o presente trabalho visa apresentar e discutir a experiência de um passeio virtual no laboratório, durante o distanciamento social resultante do COVID-19. Metodologicamente apoiados no Design Based Research, observada a realidade, um passeio virtual ao laboratório foi planejado, projetado e implementado, usando a ferramenta Google Tour Creation. Os sujeitos do estudo foram 64 alunos de um curso de Química para Ciências Rurais, além dos pesquisadores envolvidos. Os instrumentos de coleta de dados foram as atividades propostas no Moodle. Os resultados indicam que o laboratório contribui para a percepção do ambiente de trabalho, ainda que virtualmente, despertando o interesse dos alunos, principalmente pelo entendimento das normas de segurança, uso de equipamentos e vidrarias.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Claudia Smaniotto Barin, Departamento de Química da Universidade Federal de Santa Maria.

Graduada em Química Industrial e Mestre em Química Analítica pela Universidade Federal de Santa Maria.  Doutora em Ciências pelo Instituto de Química de São Carlos - IQSC/USP, pós-doutora em eletroquímica pelo IQSC/USP e em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de Londrina. Atualmente é Professora Associada do Departamento de Química e Coordenadora do Mestrado Acadêmico em Educação Profissional e Tecnológica do CTISM/UFSM.

Tiago Saidelles, PPGEPT/CTISM Universidade Federal de Santa Maria

Graduado em Redes de computadores pelo Colégio Técnico Industrial de Santa Maria e Mestre em Educação Profissional e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Maria.

Ana Maria da Luz Schollmeier, Universidade Federal de Santa Maria

Licenciada em Química pelo Insituto Federal Farroupilha e Mestre em Educação Profissional e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Maria.

Leandro Lampe, PPGEPT/CTISM - Universidade Federal de Santa Maria.

Licenciado em Química pela Universidade Federal de Pelotas e Mestrando em Educação Profissional e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Maria.

Ricardo Machado Ellensohn, Universidade Federal do Pampa - Campus Caçapava do Sul.

Graduado em Química Industrial pela Universidade Federal de Santa Maria, Mestre e Doutor em Ciências - ênfase em Química Orgânica pelo Instituto de Química da Universidade de São Paulo - IQ/USP. Pós-doutor em Química Orgânica pela UNICAMP. Atualmente é professor da Universidade Federal do Pampa e do Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica - PPGEPT/UFSM.

Referências

AMARAL, Érico. M. H, et al. Laboratório Virtual de Aprendizagem: Uma Proposta Taxonômica. RENOTE v. 9, n.2, 2011. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/renote/article/view/24821. Acesso em: dez. 2020.

BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.

BOTELHO KNEUBIL, Fabiana; PIETROCOLA, Maurício. A Pesquisa Baseada em Design: Visão Geral e Contribuições para o Ensino De Ciências. Investigações em Ensino de Ciências, v. 22, n. 2, 2017.

CASTELLANO, Soledad Quero et al.. Análisis de las adicciones comportamentales en el siglo XXI. Contrastes: Revista Cultural, n.50, p. 34-43. 2007

DALGARNO, Barney et al. Effectiveness of a Virtual Laboratory as a preparatory resource for Distance Education chemistry students. Computers & Education. v. 53, p. 853-865, Mai,2009.

FONSECA, Monalisa, et al. O Laboratório Virtual: Uma atividade baseada em experimentos para o ensino de mecânica. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 35, n. 4, p. 4503-1- 4503-10, 2013.

MARCHESAN, Michele Roos; KUHN, Malcus Cassiano. Alfabetização Científica e Tecnológica na formação do cidadão. Revista Thema. v. 13, n. 3, p. 118-129, 2016.

SOUZA, Ramom. Google I/O: Agora você pode criar suas expedições em VR com o Tour Creator. Disponível em: https://canaltech.com.br/google-io/google-io-agora-voce-pode-criar-suas-expedicoes-em-vr-com-o-tour-creator-113486/ Acesso em: 27 set. 2020.

SOUZA, Sandra Apareceida de Oliveira; OLIVEIRA, Iara Terra. Avanços Tecnológicos: uma proposta de abordagem mediante uma sequência didática. Revista Thema. v. 14, n. 4, p. 294-306, 2017.

VIEIRA, Eloisa; MEIRELLES, Rosane M. S.; RODRIGUES, Denise G.A. O uso de tecnologias no ensino de química: a experiência do laboratório virtual química fácil. ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, v. 8, 2011. Campinas. ATAS. Disponível em: http://www.nutes.ufrj.br/abrapec/viiienpec/resumos/R0468-1.pdf. Acesso em: 29 jan. 2020.

WANG, Feng.; HANNAFIN, Michael. J.. Design-based Research and TechnologyEnhanced Learning Environments. In: Educational Technology Research and Development, v. 53, n. 4, p. 5-23, 2005.

Downloads

Publicado

2021-03-08

Como Citar

Barin, C. S., Saidelles, T., Schollmeier, A. M. da L., Lampe, L., & Ellensohn, R. M. (2021). PASSEIO VIRTUAL NO LABORATÓRIO DE QUÍMICA: UMA ALTERNATIVA PARA MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA EM TEMPOS DE COVID-19. Revista Tecnologias Educacionais Em Rede (ReTER), 2(1), e5/01–15. Recuperado de https://periodicos.ufsm.br/reter/article/view/63811

Edição

Seção

Relatos de Experiência