GAMIFICANDO O ENSINO QUÍMICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DURANTE O ENSINO REMOTO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2675995071912

Palavras-chave:

Ensino de Ciências, Atividade Gamificada, Pandemia Covid-19

Resumo

O distanciamento social imposto pela pandemia da Covid-19 trouxe profundas mudanças sociais, e para a educação não foi diferente. A retomada das aulas nesse novo contexto exigiu uma rápida adaptação e apropriação, por parte dos professores, de metodologias e tecnologias digitais até então pouco ou nunca exploradas. Neste contexto, o presente trabalho visa apresentar e discutir os resultados da implementação de atividades gamificadas como elemento de mediação pedagógica em uma disciplina de Química para um curso da área de Ciências Rurais. Sustentados na metodologia da pesquisa baseada em Design-Based Research, a partir do contexto pandêmico, as atividades foram desenvolvidas, com auxílio da ferramenta Google Forms, com o objetivo de revisar os conteúdos de Preparo de Soluções, Hidrólise Salina e Equilíbrio Químico. Os resultados apontam acerca da potencialidade da ferramenta para mediação pedagógica e desenvolvimento da autonomia discente.

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Biografia do Autor

Leandro Lampe, Universidade Federal de Santa Maria

Doutorando em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação –

Universidade Federal de Santa Maria

Claudia Smaniotto Barin, Universidade Federal de Santa Maria

Professora Doutora do Departamento de Química –

Universidade Federal de Santa Maria

Ricardo Machado Ellensohn, Universidade Federal do Pampa

Professor Doutor do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica –

Universidade Federal de Santa Maria

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Publicado

2023-05-04

Como Citar

Lampe, L., Barin, C. S., & Ellensohn, R. M. (2023). GAMIFICANDO O ENSINO QUÍMICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DURANTE O ENSINO REMOTO. Revista Tecnologias Educacionais Em Rede (ReTER), 4(1), e2/1–16. https://doi.org/10.5902/2675995071912

Edição

Seção

Dossiê Temático – Jogos e Gamificação aplicados à Educação

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