CONCEITOS DA ESCOLA UNITÁRIA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TECNOLÓGICA EM TEMPOS DE PANDEMIA DA COVID-19

Autores

Palavras-chave:

Educação, Atividades remotas, Escola unitária.

Resumo

Resumo: No ano de 2020, o mundo foi tomado de surpresa com o surgimento da pandemia COVID-19. As escolas, atentas aos cuidados com a saúde e com o isolamento social, acabaram por adotar alternativas de ensino a distância, as atividades remotas. Implicadas por todos os acontecimentos, acreditando na proposta educacional do Ensino Médio Integrado (EMI) e alicerçadas nos fundamentos da escola unitária proposta por Gramsci, buscamos com este ensaio compreender as aproximações e distanciamentos das atividades remotas com a proposta de escola unitária de Gramsci. Salientamos a necessidade de um cuidado com a maneira como os processos educacionais vêm sendo desenvolvidos nesse período de pandemia, de forma a não fortalecer a educação bancária e o saber enciclopédico. Reforçamos o compromisso dos IF, de oferta de uma educação pública e de qualidade para todos/as, para que mesmo diante desse cenário, garanta a todos/as uma formação qualificada, possibilitando aos/às estudantes pleno acesso às atividades remotas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carla Adriana Silva Silveira, Discente Instituto Federal Sul-Rio-Grandense – IFSul/Campus Pelotas

Discente no PPGEdu Educação e Tecnologia no Mestrado Profissional em Educação e Tecnologia no Instituto Federal de Educação Sul Riograndense- Campus Pelotas -RS (2019-2021); Possui pós-graduação `Latu sensu´em Metologia do Ensino de Educação Física e Esporte, na Portal Faculdades (2008). Sendo graduada na Escola Superior de Educação Física pela Universidade Federal de Pelotas (2006), atuando principalmente nos seguintes temas: terceira idade, hidroginástica, atividade física, experiência profissional em educação para qualidade e estilo de vida e saúde do trabalhador, bem como, na condução de aulas de Hatha yoga. Atuação na realização de Palestras Preventivas e Educativas, bem como oficinas de saúde com os temas: Colesterol, Diabetes e Doenças Cardiovasculares, Atividade Física e Estilo de Vida Saudável e Postura Corporal e Atividade Física. Experiência profissional ao longo de oito anos, como entrevistadora de um diagnóstico de saúde e estilo de vida de trabalhadores da Indústria do estado do Rio Grande do Sul, bem como a realização de avaliação antropométrica e sequente orientação para atividades físicas e estilo de vida saudável desses. Experiência com aulas de treinamento Funcional, Musculação e treinamento aeróbio para Crianças, Jovens, Adultos e Idosos. Professora de ginástica laboral durante quatro anos. Experiência como entrevistadora e avaliadora física pelo Projeto Esporte rio Grande do Sul coordenado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e com apoio financeiro do Ministério do Esporte, 2004. Atualmente compõe a equipe profissional multidisciplinar no Núcleo de Apoio à Saúde da Família- Atenção Básica ( NASF- AB ) regido pelo Ministério da Saúde. 

Fabiana Celente Montiel, Professora Instituto Federal Sul-Rio-Grandense - Campus Pelotas

Possui graduação em Licenciatura Plena em Educação Física pela Universidade Federal de Pelotas (2005), mestrado em Educação Física pela Universidade Federal de Pelotas (2010) e doutorado em Educação Física pela Universidade Federal de Pelotas (2019). Atualmente é integrante do grupo de pesquisa - GPEFE da Universidade Federal de Pelotas. Integrante do Grupo de Pesquisas Estudos Marxistas em Educação - EM_Edu, do Instituto Federal Sul-rio-grandense. Vice líder do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Física Escolar - GEFEsc. Professora de ensino médio, técnico e tecnológico do Instituto Federal Sul-rio-grandense - Campus Pelotas e professora do curso de Especialização em Esporte Escolar do Instituto Federal Sul-rio-grandense. Tem experiência na área de Educação e Educação Física, atuando principalmente nos seguintes temas: educação básica, educação física, ensino médio, autonomia, prática pedagógica, formação e trajetória docente.

Luciane Albernaz de Araujo Freitas, Professora Instituto Federal Sul-Rio-Grandense - Campus Pelotas

Luciane Albernaz de Araujo Freitas possui graduação em Pedagogia (2001), com habilitação em Supervisão Escolar pela Universidade Católica de Pelotas (UCPel) e graduação em Pedagogia (1993) com habilitação em Magistério das Matérias Pedagógicas de Segundo Grau e Magistério em Classes de Excepcionais (Deficiente Mental) pela UCPel, Especialização em Metodologia do Ensino (UCPel), Mestrado em Desenvolvimento Social (UCPel) e Doutorado em Educação Ambiental pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Professora titular do Instituto Federal Sul- Rio-Grandense, Atua em pesquisas na área da Educação Ambiental, de Formação Docente e de Políticas Públicas em Educação, com ênfase na tríade Educação, Trabalho e Cultura tendo como aporte teórico o materialismo histórico e dialético, sobretudo nos estudos gramscianos. É líder d Grupo de Pesquisa Estudos Marxistas em Educação (EM_Edu).

Referências

ANDRADE, Danielle Müller de; SCHMIDT, Elizabeth Brandão; MONTIEL, Fabiana Celente; ZITZKE, Viviane Aquino. Atividades remotas em tempos de pandemia da COVID-19: possíveis legados à Educação. Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico (EDUCITEC), Manaus, v. 6, e150120, 2020. Disponível em: https://sistemascmc.ifam.edu.br/educitec/index.php/educitec/article/view/1501. Acesso em: 17 ago. 2021.

ANTUNES, Ricardo. Coronavírus: o trabalho sob fogo cruzado. 1. ed. São Paulo: Boitempo, 2020.

BERTONHA, Cândice Mara; BITTENCOURT, Márcia Teixeira; GUANÃBENS, Patrícia Ferreira Santos. Avaliação do uso da educação a distância e do ensino remoto no ensino médio nos Institutos Federais da região sudeste antes e durante a pandemia por Covid-19. Research, Society and Development, [S. l.], v. 9, n. 11, p. e90291110514, 2020. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/10514. Acesso em: 17 ago. 2021.

BRASIL. Lei nº 11.892, de 29 de dezembro de 2008. Institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, e dá outras providências. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2008/Lei/L11892.htm. Acesso em: 24 fev. 2020.

BRASIL. Ministério da Educação. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia: um novo modelo em educação profissional e tecnológica - concepção e diretrizes. Brasília, 2010. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/livreto_institutos.pdf. Acesso em: 23 dez. 2020.

CASTILHO, Mara Lucia; SILVA, Cláudio Nei Nascimento da. A COVID-19 e a Educação Profissional e Tecnológica: um panorama das ações de acompanhamento e enfrentamento da pandemia nos Institutos Federais. Revista Nova Paideia-Revista Interdisciplinar em Educação e Pesquisa, [S. l.], v. 2, n. 3, p. 18-34, 2020. Disponível em: https://ojs.novapaideia.org/index.php/RIEP/article/view/41. Acesso em: 17 ago. 2021.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 50. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2011.

GOMES, Maria Antunizia; SANT’ANNA, Eduardo Paulo Almeida de; MACIEL, Harine Matos. Contexto atual do ensino remoto em tempos de COVID-19: um estudo de caso com estudantes do Ensino Técnico. Brazilian Journal of Development (BJD), Curitiba, v. 6, n. 10, p.79175-79192, out. 2020. Disponível em: https://www.brazilianjournals.com/index.php/BRJD/article/view/18428. Acesso em: 17 ago. 2021.

GRAMSCI, A. Cadernos do cárcere, v. 2 — Antonio Gramsci: os intelectuais. O princípio educativo. Jornalismo. Ed. e trad. de Carlos Nelson Coutinho. Coed. de Luiz S. Henriques e Marco A. Nogueira. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2001.

GRAMSCI, Antonio. Escritos pré-carcerários 1916-1926. In: COUTINHO, Carlos Nelson (Org.). O leitor de Gramsci: escritos escolhidos 1916-1935. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2011. p. 53-123.

GRAMSCI, Antonio. Os Intelectuais e a organização da cultura. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1979.

IFFAR. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha. IFFar divulga diretrizes pedagógicas para o ensino remoto. 06 ago. 2020. Disponível em: https://www.iffarroupilha.edu.br/ultimas-noticias/item/18211-iffar-divulga-diretrizes-pedag%C3%B3gicas-para-o-ensino-remoto. Acesso em: 24 fev. 2021.

IFRS. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul. IFRS retomará calendário acadêmico de forma remota a partir de abril. 18 fev. 2021. Disponível em: https://rdlider.com.br/blog/2021/02/18/ifrs-retomara-calendario-academico-de-forma-remota-a-partir-de-abril/. Acesso em: 24 fev. 2021.

IFSUL. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense. IFSul inicia retomada das atividades pedagógicas de forma não presencial em diversos câmpus do estado. 09 out. 2020. Disponível em: http://www.ifsul.edu.br/apnp-ifsul/3520-ifsul-inicia-retomada-das-atividades-pedagogicas-de-forma-nao-presencial-em-diversos-campus-do-estado-2. Acesso em: 24 fev. 2021.

MINISTÉRIO DA SAÚDE. O que é COVID-19. Disponível em: https://coronavirus.saude.gov.br/sobre-a-doenca#o-que-e-covid. Acesso em: 24 fev. 2021.

MOCHCOVITCH, Luna Galano. Gramsci e a escola. São Paulo: Ática, 2004.

SANTOS, Boaventura de Sousa. A cruel pedagogia do vírus. Coimbra: Almedina,2020.

SANTOS JUNIOR, Verissimo Barros; MONTEIRO, Jean Carlos da Silva. Educação e COVID-19: As tecnologias digitais mediando a aprendizagem em tempos de pandemia. Revista Encantar-Educação, Cultura e Sociedade, Bom Jesus da Lapa, v. 2, p. 01-15, 2020. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/encantar/article/view/8583. Acesso em: 17 ago. 2021.

SAVIANI, Dermeval. Escola e Democracia. São Paulo: Cortez/Autores Associados, 1989.

YAMAGUCHI, Hudinilson Kendy de Lima; YAMAGUCHI, Klenicy Kazumy de Lima. Aulas não presenciais: um panorama dos desafios da Educação Tecnológica em tempo de pandemia do COVID-19 no interior do Amazonas. Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico (EDUCITEC), Manaus, v. 6, e146120, 2020.

Downloads

Publicado

2021-12-28

Como Citar

Silva Silveira, C. A., Celente Montiel, F., & Albernaz de Araujo Freitas, L. (2021). CONCEITOS DA ESCOLA UNITÁRIA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TECNOLÓGICA EM TEMPOS DE PANDEMIA DA COVID-19. Revista Tecnologias Educacionais Em Rede (ReTER), 2(4), e8/01–12. Recuperado de https://periodicos.ufsm.br/reter/article/view/67312