CONCEITOS DA ESCOLA UNITÁRIA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TECNOLÓGICA EM TEMPOS DE PANDEMIA DA COVID-19

Autores/as

Palabras clave:

Educação, Atividades remotas, Escola unitária.

Resumen

Resumo: No ano de 2020, o mundo foi tomado de surpresa com o surgimento da pandemia COVID-19. As escolas, atentas aos cuidados com a saúde e com o isolamento social, acabaram por adotar alternativas de ensino a distância, as atividades remotas. Implicadas por todos os acontecimentos, acreditando na proposta educacional do Ensino Médio Integrado (EMI) e alicerçadas nos fundamentos da escola unitária proposta por Gramsci, buscamos com este ensaio compreender as aproximações e distanciamentos das atividades remotas com a proposta de escola unitária de Gramsci. Salientamos a necessidade de um cuidado com a maneira como os processos educacionais vêm sendo desenvolvidos nesse período de pandemia, de forma a não fortalecer a educação bancária e o saber enciclopédico. Reforçamos o compromisso dos IF, de oferta de uma educação pública e de qualidade para todos/as, para que mesmo diante desse cenário, garanta a todos/as uma formação qualificada, possibilitando aos/às estudantes pleno acesso às atividades remotas.

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Biografía del autor/a

Carla Adriana Silva Silveira, Discente Instituto Federal Sul-Rio-Grandense – IFSul/Campus Pelotas

Discente no PPGEdu Educação e Tecnologia no Mestrado Profissional em Educação e Tecnologia no Instituto Federal de Educação Sul Riograndense- Campus Pelotas -RS (2019-2021); Possui pós-graduação `Latu sensu´em Metologia do Ensino de Educação Física e Esporte, na Portal Faculdades (2008). Sendo graduada na Escola Superior de Educação Física pela Universidade Federal de Pelotas (2006), atuando principalmente nos seguintes temas: terceira idade, hidroginástica, atividade física, experiência profissional em educação para qualidade e estilo de vida e saúde do trabalhador, bem como, na condução de aulas de Hatha yoga. Atuação na realização de Palestras Preventivas e Educativas, bem como oficinas de saúde com os temas: Colesterol, Diabetes e Doenças Cardiovasculares, Atividade Física e Estilo de Vida Saudável e Postura Corporal e Atividade Física. Experiência profissional ao longo de oito anos, como entrevistadora de um diagnóstico de saúde e estilo de vida de trabalhadores da Indústria do estado do Rio Grande do Sul, bem como a realização de avaliação antropométrica e sequente orientação para atividades físicas e estilo de vida saudável desses. Experiência com aulas de treinamento Funcional, Musculação e treinamento aeróbio para Crianças, Jovens, Adultos e Idosos. Professora de ginástica laboral durante quatro anos. Experiência como entrevistadora e avaliadora física pelo Projeto Esporte rio Grande do Sul coordenado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e com apoio financeiro do Ministério do Esporte, 2004. Atualmente compõe a equipe profissional multidisciplinar no Núcleo de Apoio à Saúde da Família- Atenção Básica ( NASF- AB ) regido pelo Ministério da Saúde. 

Fabiana Celente Montiel, Professora Instituto Federal Sul-Rio-Grandense - Campus Pelotas

Possui graduação em Licenciatura Plena em Educação Física pela Universidade Federal de Pelotas (2005), mestrado em Educação Física pela Universidade Federal de Pelotas (2010) e doutorado em Educação Física pela Universidade Federal de Pelotas (2019). Atualmente é integrante do grupo de pesquisa - GPEFE da Universidade Federal de Pelotas. Integrante do Grupo de Pesquisas Estudos Marxistas em Educação - EM_Edu, do Instituto Federal Sul-rio-grandense. Vice líder do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Física Escolar - GEFEsc. Professora de ensino médio, técnico e tecnológico do Instituto Federal Sul-rio-grandense - Campus Pelotas e professora do curso de Especialização em Esporte Escolar do Instituto Federal Sul-rio-grandense. Tem experiência na área de Educação e Educação Física, atuando principalmente nos seguintes temas: educação básica, educação física, ensino médio, autonomia, prática pedagógica, formação e trajetória docente.

Luciane Albernaz de Araujo Freitas, Professora Instituto Federal Sul-Rio-Grandense - Campus Pelotas

Luciane Albernaz de Araujo Freitas possui graduação em Pedagogia (2001), com habilitação em Supervisão Escolar pela Universidade Católica de Pelotas (UCPel) e graduação em Pedagogia (1993) com habilitação em Magistério das Matérias Pedagógicas de Segundo Grau e Magistério em Classes de Excepcionais (Deficiente Mental) pela UCPel, Especialização em Metodologia do Ensino (UCPel), Mestrado em Desenvolvimento Social (UCPel) e Doutorado em Educação Ambiental pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Professora titular do Instituto Federal Sul- Rio-Grandense, Atua em pesquisas na área da Educação Ambiental, de Formação Docente e de Políticas Públicas em Educação, com ênfase na tríade Educação, Trabalho e Cultura tendo como aporte teórico o materialismo histórico e dialético, sobretudo nos estudos gramscianos. É líder d Grupo de Pesquisa Estudos Marxistas em Educação (EM_Edu).

Citas

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Publicado

2021-12-28

Cómo citar

Silva Silveira, C. A., Celente Montiel, F., & Albernaz de Araujo Freitas, L. (2021). CONCEITOS DA ESCOLA UNITÁRIA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TECNOLÓGICA EM TEMPOS DE PANDEMIA DA COVID-19. ReTER, 2(4), e8/01–12. Recuperado a partir de https://periodicos.ufsm.br/reter/article/view/67312

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