UMA ANÁLISE PÓS-PANDÊMICA: ESGOTAMENTO PROFISSIONAL E PREJUÍZOS NA QUALIDADE DO ENSINO BRASILEIRO?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2675995085984

Palavras-chave:

Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação, Ensino Remoto, Pós-pandemia

Resumo

O presente artigo realiza uma análise pós-pandêmica tratando das complexidades e diversidades do uso intensivo das tecnologias no ensino remoto emergencial, durante o período da pandemia de Covid-19 no Brasil. Parte da principal hipótese de que os professores tiveram que se adaptar emergencialmente ao ensino remoto, os alunos precisaram aprender a lidar com as tecnologias e, ambos, ao se engajarem em atividades educacionais on-line, incorreram no risco do esgotamento profissional, acadêmico e em prejuízos na qualidade do ensino. O artigo se apoia em autores como Barreto (2016; 2021), Selwyn (2014), entre outros, para examinar o tema em tela. Metodologicamente, utilizamos a pesquisa bibliográfica e documental. Concluímos que as averiguações aqui relatadas repercutem sobre o futuro da educação, particularmente da escola, e ecoa dessas assertivas a necessidade de ampliarmos o debate acerca da qualidade da educação escolar, sua interação com as tecnologias digitais evocadas no período pandêmico, e destacarmos, também, a importância do cuidado com a saúde mental dos professores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Airton Gonzaga Vieira, Universidade Estácio de Sá

Mestrando do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Educação da Universidade Estácio de Sá (2022). Especialista em Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica pela Faculdade de Ciências de Wenceslau Braz (2014/2015). Graduado em Letras Português/Inglês pelo Centro Universitário Estácio Ribeirão Preto (2013). Graduado em Pedagogia pela Faculdade Integrada de Ariquemes (2018). Professor de Ensino Médio de 2009 a 2014 (SEDUC-GO), Coordenador Pedagógico da Secretaria Municipal de Educação de Água Fria de Goiás de 2017 a 2019 e atualmente é Professor Efetivo - PIII da Prefeitura de Água Fria de Goiás. Bolsista Capes e Membro do Grupo de Investigação em Educação online e aprendizagem em rede (GIEAp), sob a Orientação e Coordenação da Profa. Dra. Andréa Villela Mafra da Silva. 

Andréa Villela Mafra da Silva, Universidade Estácio de Sá

Pós-Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Doutora em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Graduada em Pedagogia pela UNIRIO, onde também cursou o Mestrado em Educação na linha de Subjetividade, Cultura e História da Educação. Especialista em Planejamento, Implementação e Gestão em Educação a Distância pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Professora no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação da Universidade Estácio de Sá, na Linha de Pesquisa Tecnologias de Informação e Comunicação nos Processos Educacionais. 

Referências

ASSUNÇÃO, Ada Ávila.; OLIVEIRA, Dalila Andrade. Intensificação do trabalho e saúde dos professores. Educação e Sociedade, Campinas, v. 30, ed. 107, p. 349-372, 2009. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/es/v30n107/03.pdf. Acesso em: 25 ago. 2024.

AVELINO, Wagner Feitosa.; MENDES, Jessica Guimarães. A realidade da educação brasileira a partir da Covid-19. Boletim de Conjuntura, Boa Vista, v. 2, n. 5, p. 56-62, 2020. Disponível em: https://revista.ufrr.br/boca/article/view/AvelinoMendes/2892. Acesso em: 25 ago. 2024.

BARRETO, Andreia Cristina Freitas; ROCHA, Daniele Santos. Covid-19 e educação: resistências, desafios e (im)possibilidades. Revista Encantar Educação, Cultura e Sociedade, Bom Jesus da Lapa, v. 2, p. 1-11, 2020. Disponível em: http://www.revistas.uneb.br/index.php/encantar/article/view/8480. Acesso em: 25 ago. 2024.

BARRETO, Raquel Goulart. O papel das tecnologias digitais de informação e comunicação no ensino remoto. Revista Científica da Educação a Distância, v. 2, n. 2, p. 77-88, 2016.

BARRETO, Raquel Gοulart. Uma análise do discurso hegemônico acerca das tecnοlogias na educaҫão. Perspectiva: Revista do Centro de Ciências da Educaҫão, Flοrianópolis, v. 30, n. 1, p. 41-58, jan./abr. 2012. Dispοnível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/perspectiva/article/view/2175- 795X.2012v30n1p41. Acesso em: 24 ago. 2024.

BARRETO, Raquel Goulart. Tecnologias na formação de professores: o discurso do MEC. Revista Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 29, n. 2, p. 271-286, jul./dez. 2003.

BARRETO, Raquel Goulart. A escola entre os embates na pandemia. Educação & Sociedade, v. 42, p. e243136, 2021.

BARROS, Betijane Soares de. Saúde mental do professor: uma questão de sobrevivência profissional. Goiânia: Philos, 2019.

BARROS, Fernanda Costa; VIEIRA, Darlene Ana de Paula. Os desafios da educação no período de pandemia. Brazilian Journal of Development, v. 7, n. 1, p. 826-849. 2021. Disponível em: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/22591. Acesso em: 09 maio 2024.

BARROSO, Betania Oliveira. Para além do sofrimento: uma possibilidade de ressignificação do mal-estar docente. 2008. 190 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade de Brasília, Brasília, 2008. Disponível em: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/938. Acesso em: 09 maio 2024.

BIANCHI, Paula.; HATJE, Marli. A formação profissional em Educação Física permeada pelas Tecnologias de Informação e Comunicação no centro de Educação Física e Desportos da Universidade Federal de Santa Maria. Pensar a Prática, v. 10, n. 2, p. 291-306, 2007. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/fef/article/view/1097/1674. Acesso em: 25 ago. 2024.

BRASIL. Lei n.º 13.979, de 6 de fevereiro de 2020. Dispõe sobre as medidas para enfrentamento da emergência de saúde pública de importância internacional decorrente do coronavírus responsável pelo surto de 2019. 2020a. Disponível em: https://legislacao.presidencia.gov.br/ atos/?tipo=LEI&numero=13979&ano=2020&ato=fe8Mzaq1EMZpWT445. Acesso em: 23 ago. 2024.

BRASIL. Ministério da Educação. CNE aprova diretrizes para escolas durante a pandemia. 28 de abr. 2020. 2020b. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/component/content/article/12- noticias/acoesprogramas-e-projetos-637152388/89051-cne-aprova-diretrizes-para-escolas-durante-a-pandemia?Itemid=164 Acesso: 25 ago. 2024.

BRASIL. Ministério da Educação. Parecer CNE/CP n.º 5, de 28 de abril de 2020. Reorganização do Calendário Escolar e da possibilidade de cômputo de atividades não presenciais para fins de cumprimento da carga horária mínima anual, em razão da Pandemia da Covid-19.2020c. Disponível em: https://normativasconselhos.mec.gov.br/normativa/view/CNE_PAR_CNECPN52020.pdf?query=covid. Acesso em: 09 mai. 2024.

BRASIL. Ministério da Educação. Portaria n.º 343, de 17 de março de 2020. Dispõe sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais enquanto durar a situação de pandemia do Novo Coronavírus – Covid-19. 2020d. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/portaria/prt/portaria%20n%C2%BA%20343-20-mec.htm. Acesso em: 03 ago. 2024.

BRASIL. Ministério da Saúde. Fundação Oswaldo Cruz. Impactos sociais, econômicos, culturais e políticos da pandemia. Rio de Janeiro: Fiocruz, 2021. Disponível em: https://portal.fiocruz.br/impactos-sociaiseconomicos-culturais-e-politicos-da-pandemia. Acesso em: 12 ago. 2024.

CETIC. BR – CENTRO REGIONAL DE ESTUDOS PARA O DESENVOLVIMENTO DA SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO. TIC Educação 2021 Professores: pesquisa sobre o uso das tecnologias de informação e comunicação nas escolas brasileiras. 2021. Disponível em: https://cetic.br/pt/tics/educacao/2021/professores/C1/. Acesso em: 12 ago. 2024.

CIPRIANO, J. A.; ALMEIDA, L. C. C. S. Educação em tempos de pandemia: análises e implicações na saúde mental do professor e aluno. In: VII CONEDU. 2020. Anais... Edição Online. Disponível em: https://editorarealize.com.br/artigo/ visualizar/68417. Acesso em: 10 ago. 2024.

FERREIRA, Norma Sandra de Almeida As pesquisas denominadas “Estado da Arte”. Educação & Sociedade, v. 23, n. 79, p. 257-272, 2002.

FREITAS, Luiz Carlos de EAD, tecnologias e finalidades da educação. Avaliação Educacional Blog do Freitas, 17 abr. 2020. Disponível em: https://bit.ly/2Zcf3eP. Acesso em: 25 ago. 2023.

FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ. Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca. Coronavírus faz educação à distância esbarrar no desafio do acesso à internet e da inexperiência dos alunos. Informe ENSP, 24 abr. 2020.

GADOTTI, Moacir. Pedagogia da práxis. São Paulo: Cortez: Instituto Paulo Freire, 2010.

GATTI, B. A.; BARRETO, E. S. S.; ANDRÉ, M. E. D. A.; ANASTASIOU, L. G. C.; FIORENTINI, D. Profissão docente: características e tendências. São Paulo: Selo Negro Edições, 2020.

GOUVÊA, Leda Aparecida Vanelli Nabuco. As condições de trabalho e o adoecimento de professores na agenda de uma entidade sindical. Saúde Debate, Rio de Janeiro, v. 40, ed. 111, p. 206-219, 2016. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/sdeb/v40n111/0103-1104-sdeb-40-111-0206.pdf. Acesso em: 09 ago. 2023.

KENSKI, V. M. Tecnologias e ensino presencial e a distância. 6. ed. Campinas: Papirus, 2003.

KENSKI, V. M. Educação e tecnologias: o novo ritmo da informação. 8. ed. Campinas: Papirus, 2012.

MAIA, D. L.; BARRETO, M. C. Tecnologias digitais na educação: uma das análises políticas públicas brasileiras. Educação, Formação &Tecnologias, v. 5, n. 1, p. 47-61, 2012. Disponível em: http://eft.educom.pt. Acesso em: 12 jun. 2023.

MARINHO, Genilson C. A precarização do trabalho do professor em tempos de quarentena: democracia e mundo do trabalho em debate. Opinião, 9 maio 2020. Disponível em: http://www.dmtemdebate.com.br/a-precarizacao-do-trabalho-do-professor-em-tempos-de-quarentena/. Acesso em: 12 ago. 2023.

MARTINS, A. L. C. F. A Formação continuada do professor nas TICs. Revista Psicologia & Saberes, v. 9, n. 16, p. 118-135, 2020. Disponível em: https://revistas.cesmac.edu.br/psicologia/article/view/1177. Acesso em: 18 ago. 2023.

MARTINS, R. X. A Covid- 19 e o fim da Educação a Distância: um ensaio. Revista de Educação a Distância, v. 7, n. 1, p. 242-256, 2020. Disponível em: https://www.aunirede.org.br/revista/index.php/emrede/article/view/620. Acesso em: 10 nov. 2023.

MORAIS, Andréa de Sousa Galliza Mitchell. A formação docente e o uso das metοdologias ativas e ferramentas digitais cοmo pensamento inοvador no processo de metacognição. In: BORGES, Rita de Cássia; REZENDE, Flávia Amaral (org.). Educaҫão a distância e ensino remοto: a formação inicial e continuada. Diadema: V&V, 2021. p. 12-30.

MOREIRA, J. A. M.; HENRIQUES, S.; BARROS, D. Transitando de um ensino remoto emergencial para uma educação digital em rede, em tempos de pandemia. Dialogia, n. 34, p. 351-364, 2020. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/341885804_Transitando_de_um_ensino_remoto_emergencial_para_uma_educa-cao_digital_em_rede_em_tempos_de_pandemia. Acesso em: 25 out. 2023.

NOGUEIRA, Pedro Henrique Silvestre et al. Tecnοlogia móvel e educaҫão: a utilizaҫão do WhatsApp cοmo dispοsitivo pedagógico no ensino remοto de Eusébio- CE. Cοnjecturas, v. 22, n. 1, p. 943-958, jan./fev. 2022.

OLIVEIRA, L. F. M. Formação docente na escola inclusiva. Porto Alegre: Mediação, 2009.

OLIVEIRA, S. S.; SILVA, O. S. F.; SILVA, M. J. O. Educar na incerteza e na urgência: implicações do ensino remoto ao fazer docente e a reinvenção da sala de aula. Interfaces Científicas, v. 10, n. 1, p. 25-40, 2020. Disponível em: https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/9239. Acesso em: 18 ago. 2023.

PALACIOS, R. A.; FLECK, C. F. Docente ou doente: como fica a rotina dos profissionais da educação com o crescente adoecimento emocional? Revista Trabalho Necessário, v. 18, n. 36, p. 365- 391, 22 maio 2020.

PEREIRA, A. J. ; NARDUCHI, F.; MIRANDA, M. G. Biopolítica e educação: os impactos da pandemia do Covid-19 nas escolas públicas. Revista Augustus, v. 25, n. 51, p. 219-236, 2020.

PEREIRA, H.; SANTOS, F.; MANENTI, M. Saúde mental de docentes em tempos de pandemia: os impactos das atividades remotas. Boletim de Conjuntura, Boa Vista, ano II, v. 3, n. 9, 2020.

PERES, M. R. Novos desafios da gestão escolar e de sala de aula em tempos de pandemia. Revista de Administração Educacional, v. 11, n. 1, p. 20-31, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufpe.br/revistas/ADED/article/view/246089. Acesso em: 18 ago. 2023.

PICHETH, F. M. PeArte: um ambiente colaborativo para a formação do pesquisador que atua no ensino superior por meio da participação em pesquisas do tipo estado da arte. 2007. 139 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Curitiba, 2007.

PONTES, F. R.; ROSTAS, M. H. S. G. Precarização do trabalho do docente e adoecimento: COVID-19 e as transformações no mundo do trabalho, um recorte investigativo. Revista Thema, Pelotas, v. 18, n. especial, p. 278-300, 2020. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/1923. Acesso em: 18 ago. 2023.

PRETTO, N. L. Reflexões: ativismo, redes sociais e educação Salvador: EDUFBA, 2013. p. 30-70.

ROMANOWSKI, J. P.; ENS, R. T. As pesquisas denominadas do tipo “estado da arte” em educação. Diálogo Educacional, v. 6, n. 19, p. 37-50, 2006. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/1891/189116275004.pdf. Acesso em: 18 ago. 2023.

SELWYN, N. A tecnologia educacional como ideologia. In: SELWYN, N. Distrusting Educational Technology. London: Routledge, 2014. Disponível em: https://ticpe.files.wordpress.com/2016/12/neil_selwyn_distrusting_cap2_trad_pt_final.pdf. Acesso em: 18 ago. 2023.

SELWYN, N. Educação e tecnologia: questões críticas. In: FERREIRA, G. ; ROSADO, L. A. S.; CARVALHO, J. S. Educação e tecnologia: abordagens críticas. Rio de Janeiro: SESES, 2017. p. 85-103.

SILVA, Janderson Dantas da; COSTA, Wênyka Preston Leite Batista da; ROCHA NETO, Manoel Pereira da. A sala de aula inovadora: estratégias pedagógicas para fomentar o aprendizado ativo – Fausto Camargo, Thuinie Daros. Porto Alegre: Penso, 2018. e-PUB. Administração: Ensino e Pesquisa, v. 21, n. 2, p. 239-253, 1 maio 2020. Disponível em: https://raep.emnuvens.com.br/raep/article/view/1725. Acesso em: 9 maio 2024.

SOUSA, M. A.; OLIVEIRA, F. A. Impacto da pandemia no sistema nacional de ensino: desafios e perspectivas. Revista Brasileira de Educação, v. 26, e260005, 2021. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782021000100505&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 29 mar. 2023.

SOUZA, J. M.; DELL’AGLI, B. A. V.; COSTA, R. Q. F.; CAETANO, L. M. Docência na pandemia: saúde mental e percepções sobre o trabalho on-line. Teoria e Prática da Educação, v. 24, n. 2, 142-159. Disponível em: https://doi.org/10.4025/tpe.v24i2.59047.2021. Acesso em: 18 ago. 2023.

THADEI, J. Mediação e educação na atualidade: um diálogo com formadores de professores. In: BACICH, L.; MORAN, J. (org.). Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico prática. Porto Alegre: Penso, 2018. p. 90-105.

TORRES, Rosa Maria. Tendências da formação docente nos anos 90. In: WARDE, M. J. (Org.) Novas Políticas Educacionais: críticas e perspectivas. São Paulo: PUC, SP, 1998. p. 173-191.

Downloads

Publicado

2024-08-26

Como Citar

Vieira, A. G., & Silva, A. V. M. da. (2024). UMA ANÁLISE PÓS-PANDÊMICA: ESGOTAMENTO PROFISSIONAL E PREJUÍZOS NA QUALIDADE DO ENSINO BRASILEIRO?. Revista Tecnologias Educacionais Em Rede (ReTER), 5(1), e4/1–17. https://doi.org/10.5902/2675995085984