UMA ANÁLISE PÓS-PANDÊMICA: ESGOTAMENTO PROFISSIONAL E PREJUÍZOS NA QUALIDADE DO ENSINO BRASILEIRO?

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5902/2675995085984

Palabras clave:

Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação, Ensino Remoto, Pós-pandemia

Resumen

O presente artigo realiza uma análise pós-pandêmica tratando das complexidades e diversidades do uso intensivo das tecnologias no ensino remoto emergencial, durante o período da pandemia de Covid-19 no Brasil. Parte da principal hipótese de que os professores tiveram que se adaptar emergencialmente ao ensino remoto, os alunos precisaram aprender a lidar com as tecnologias e, ambos, ao se engajarem em atividades educacionais on-line, incorreram no risco do esgotamento profissional, acadêmico e em prejuízos na qualidade do ensino. O artigo se apoia em autores como Barreto (2016; 2021), Selwyn (2014), entre outros, para examinar o tema em tela. Metodologicamente, utilizamos a pesquisa bibliográfica e documental. Concluímos que as averiguações aqui relatadas repercutem sobre o futuro da educação, particularmente da escola, e ecoa dessas assertivas a necessidade de ampliarmos o debate acerca da qualidade da educação escolar, sua interação com as tecnologias digitais evocadas no período pandêmico, e destacarmos, também, a importância do cuidado com a saúde mental dos professores.

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Biografía del autor/a

Airton Gonzaga Vieira, Universidade Estácio de Sá

Mestrando do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Educação da Universidade Estácio de Sá (2022). Especialista em Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica pela Faculdade de Ciências de Wenceslau Braz (2014/2015). Graduado em Letras Português/Inglês pelo Centro Universitário Estácio Ribeirão Preto (2013). Graduado em Pedagogia pela Faculdade Integrada de Ariquemes (2018). Professor de Ensino Médio de 2009 a 2014 (SEDUC-GO), Coordenador Pedagógico da Secretaria Municipal de Educação de Água Fria de Goiás de 2017 a 2019 e atualmente é Professor Efetivo - PIII da Prefeitura de Água Fria de Goiás. Bolsista Capes e Membro do Grupo de Investigação em Educação online e aprendizagem em rede (GIEAp), sob a Orientação e Coordenação da Profa. Dra. Andréa Villela Mafra da Silva. 

Andréa Villela Mafra da Silva, Universidade Estácio de Sá

Pós-Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Doutora em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Graduada em Pedagogia pela UNIRIO, onde também cursou o Mestrado em Educação na linha de Subjetividade, Cultura e História da Educação. Especialista em Planejamento, Implementação e Gestão em Educação a Distância pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Professora no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação da Universidade Estácio de Sá, na Linha de Pesquisa Tecnologias de Informação e Comunicação nos Processos Educacionais. 

Citas

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Publicado

2024-08-26

Cómo citar

Vieira, A. G., & Silva, A. V. M. da. (2024). UMA ANÁLISE PÓS-PANDÊMICA: ESGOTAMENTO PROFISSIONAL E PREJUÍZOS NA QUALIDADE DO ENSINO BRASILEIRO?. ReTER, 5(1), e4/1–17. https://doi.org/10.5902/2675995085984

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