EDUCAÇÃO 5.0: REFLEXÕES E PERSPECTIVAS PARA SUA IMPLEMENTAÇÃO

Autores

Palavras-chave:

Educação 5.0, Educação 4.0, Sala de aula invertida.

Resumo

O presente artigo tem por objetivo apontar reflexões sobre a Educação 5.0, bem como perspectivas iniciais para sua implementação. A Educação 5.0 é uma abordagem educacional, que tem como características a formação integral, o aluno ativo e a essência humana. Foi realizada uma pesquisa qualitativa, em que, os dados foram identificados por meio de um levantamento bibliográfico. Os resultados apontam que ainda estamos longe de uma efetiva Educação 5.0, pois, a Educação 1.0 ainda é muito presente nas salas de aulas, visto que, o professor dono do saber toma as decisões referente ao processo educacional, cabendo ao estudante, de modo passivo, receber os ensinamentos. Como perspectiva para sua implementação, salienta-se a necessidade da formação de professores, de modo que haja articulação do currículo, metodologias de ensino e tecnologias digitais, com ênfase a sala de aula invertida. Por fim, destaca-se a importância da Educação 5.0 no sentido de contribuir para uma sociedade mais inclusiva, ética, produtiva, onde todos tenham seus direitos garantidos e sua humanidade respeitada.

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Biografia do Autor

Carla Denize Ott Felcher, Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Pelotas, RS.

Doutora em Educação em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS, Brasil.

Vanderlei Folmer, Universidade Federal do Pampa, Bagé, RS.

Doutor em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, Brasil.

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Publicado

2021-10-19

Como Citar

Felcher, C. D. O., & Folmer, V. (2021). EDUCAÇÃO 5.0: REFLEXÕES E PERSPECTIVAS PARA SUA IMPLEMENTAÇÃO. Revista Tecnologias Educacionais Em Rede (ReTER), 2(3), e5/01–15. Recuperado de https://periodicos.ufsm.br/reter/article/view/67227

Edição

Seção

Artigos - SENID/2021

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