EDUCAÇÃO 5.0: REFLEXÕES E PERSPECTIVAS PARA SUA IMPLEMENTAÇÃO

Autores/as

Palabras clave:

Educação 5.0, Educação 4.0, Sala de aula invertida.

Resumen

O presente artigo tem por objetivo apontar reflexões sobre a Educação 5.0, bem como perspectivas iniciais para sua implementação. A Educação 5.0 é uma abordagem educacional, que tem como características a formação integral, o aluno ativo e a essência humana. Foi realizada uma pesquisa qualitativa, em que, os dados foram identificados por meio de um levantamento bibliográfico. Os resultados apontam que ainda estamos longe de uma efetiva Educação 5.0, pois, a Educação 1.0 ainda é muito presente nas salas de aulas, visto que, o professor dono do saber toma as decisões referente ao processo educacional, cabendo ao estudante, de modo passivo, receber os ensinamentos. Como perspectiva para sua implementação, salienta-se a necessidade da formação de professores, de modo que haja articulação do currículo, metodologias de ensino e tecnologias digitais, com ênfase a sala de aula invertida. Por fim, destaca-se a importância da Educação 5.0 no sentido de contribuir para uma sociedade mais inclusiva, ética, produtiva, onde todos tenham seus direitos garantidos e sua humanidade respeitada.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Carla Denize Ott Felcher, Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Pelotas, RS.

Doutora em Educação em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS, Brasil.

Vanderlei Folmer, Universidade Federal do Pampa, Bagé, RS.

Doutor em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, Brasil.

Citas

ANTUNES, J. A Educação 4.0 já é realidade! In:TECNOLOGIA educacional, [S. l.], 2017. Disponível em: https://tecnologia.educacional.com.br/educacao-4-0/a-educacao-40-ja-e-realidade/. Acesso em: 22 jan. 2021.

BACICH, L. Ensino híbrido: muito mais do que unir aulas presenciais e remotas. Inovação na educação, [S. l.], 6 jun, 2020. Disponível em: https://lilianbacich.com/2020/06/06/ensino-hibrido-muito-mais-do-que-unir-aulas-presenciais-e-remotas. Acesso em: 11 set. 2020.

BAUER, M. W.; GASKELL, G. Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som: um manual prático. Editora Vozes Limitada, 2017.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Versão Final. Brasília, DF: MEC, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofi-nal_site.pdf. Acesso em: 15 jan. 2021.

BRASIL. Escolas conectadas. 2019. Disponível em: http://educacaoconectada.mec.gov.br/. Acesso em: 18 jan. 2021.

BERGMANN, J. SAMS, A. Sala de aula invertida: uma metodologia ativa de aprendizagem. Rio de Janeiro: LTC, 2018.

BORBA, M. C.; ALMEIDA, H. R. F. L.; GRACIAS, T. A. S. Pesquisa em ensino e sala de aula: Diferentes vozes em uma investigação. Belo Horizonte: Autêntica, 2018.

BORBA, M. C; SILVA, R. S. R; GADANIDIS, G. Fases das tecnologias digitais em Educação Matemática. Belo Horizonte: Autêntica, 2015.

CONSOLO, A. T. G. Educação 4.0: Onde Vamos Parar?. In: GARCIA, S. (org.). Gestão 4.0 em Tempos de Disrupção. São Paulo: Blucher, 2020. p. 94 -115.

GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas, 2012.

LACERDA, V. L.; MELO, G. F. Formação e desenvolvimento profissional de professoras da Educação Básica. Ensino em Re-Vista, v. 1, n. 1, p. 431-450, 2017.

LOIOLA, V. A era exponencial exige: a gamificação na sala de aula e nos treinamentos corporativos. Literare Books, 2020.

MELLO, C.M.; NETO, J. R. M. A.; PETRILLO, R. P. Educação 5.0: educação para o futuro. Rio de Janeiro: Freitas Bastos, 2021.

MORAES, E. C. Reflections on Soft Skills and their interfaces with BNCC in the context of Remote. Research, Society and Development, [S. l.], v. 9, n. 10, 2020.

MORAN, J. M. A educação que desejamos: novos desafios e como chegar lá. Campinas, SP: Papirus, 2007.

MORAN, J. M. Metodologias ativas para uma aprendizagem mais profunda. In: BACICH, L.; MORAN, J. Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática. Porto Alegre: Penso, 2018. p. 1-25.

ODORICO, E. K. et al. Análise do não uso do laboratório de informática nas escolas públicas e estudo de caso. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA, 18., 2012, Rio de Janeiro. Anais eletrônicos... Rio de Janeiro, 2012. Disponível em: https://www.br-ie.org/pub/index.php/wie/article/view/2087/1854. Acesso em: 12 ago. 2021.

OECD. Organisation for Economic Co-operation and Development. The future of education and skills: Education 2030. OECD Education 2030. OECD Publishing, Paris, 2018.

OLIVEIRA, E. F. Ensino de Geografia e educação 4.0: caminhos e desafios na era da inovação. Revista Amazônica sobre Ensino de Geografia, v. 1, n. 01, 2019.

OLIVEIRA, K. K. S.; SOUZA, R. A. C. Habilitadores da transformação digital em direção à Educação 4.0. RENOTE, v. 18, n. 1, 2020.

PIMENTEL, F. S. C.; FEITOZA, M. J. S. O uso da tecnologia móvel (celular) no contexto educacional. Revista Educação a Distância e Práticas Educativas Comunicacionais e Interculturais, São Cristóvão, v. 17, n. 3, p. 129-139, 2017.

RAHIM, M. N. Post-Pandemic of Covid-19 and the Need for Transforming Education 5.0 in Afghanistan Higher Education. Utamax: Journal of Ultimate Research and Trends in Education, v. 3, n. 1, p. 29-39, 2021.

ROCHA, J. Design thinking na formação de professores: novos olhares para os desafios da educação. In: BACICH, L.; MORAN, J. Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática. Porto Alegre: Penso, 2018. p. 153-174.

SANTOS, A. E.; OLIVEIRA, C. A.; CARVALHO, E. N.Educação 5.0: uma nova abordagem de ensino-aprendizagem no contexto educacional. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Pós-Graduação em Gestão, Supervisão e Orientação Escolar) – Faculdades IDAAM, Manaus, AM, 2019. Disponível em: http://repositorio.idaam.edu.br/jspui/handle/prefix/1112. Acesso em: 20 jan. 2021.

SCHWAB, K. A Quarta Revolução Industrial (Edipro). São Paulo, 2016.

UNESCO. United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization. The futures of learning 2: What kind of learning for the 21st century. Education Research and Foresight Working Papers, v. 3, 2015.

VALENTE, J. A. A sala de aula invertida e a possibilidade do ensino personalizado: uma experiência com a graduação em midialogia. In: BACICH, L.; MORAN, J. Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática. Porto Alegre: Penso, 2018. p. 26-44.

VILELA JÚNIOR, G. B. et al. Você está preparado para a Educação 5.0? Revista CPAQV–Centro de Pesquisas Avançadas em Qualidade de Vida, v. 12, n. 1, p. 2, 2020.

Publicado

2021-10-19

Cómo citar

Felcher, C. D. O., & Folmer, V. (2021). EDUCAÇÃO 5.0: REFLEXÕES E PERSPECTIVAS PARA SUA IMPLEMENTAÇÃO. ReTER, 2(3), e5/01–15. Recuperado a partir de https://periodicos.ufsm.br/reter/article/view/67227

Número

Sección

Artigos - SENID/2021

Artículos similares

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.