DE REPENTE PROFESSOR ON-LINE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NA APLICAÇÃO DE ESTRATÉGIAS DE ENSINO

Autores

Palavras-chave:

Ensino on-line, Estratégias de ensino, Tecnologias educacionais.

Resumo

O ensino on-line é uma modalidade da educação que deve basear-se em modelos estratégicos para tornar o processo de ensino cada vez mais atrativo. O objetivo deste trabalho é organizar segmentos para a aplicação de estratégias de ensino com o uso de tecnologias que sejam readequadas para os cursos on-line. A validação do trabalho foi realizada por uma Avaliação Formativa que requer a participação dos alunos: antes, durante e após a formação. Os resultados apresentaram que os segmentos aplicados são focados no professor, na tecnologia e no aluno, sem haver sobreposição. É esperado que a experiência seja replicável para obtenção de melhores resultados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Kelson Carvavalho Santos, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí, Teresina, PI

Doutorando em Ciência da Computação na Universidade Federal de Uberlândia e Professor no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí (IFPI), Teresina, PI, Brasil.

Referências

ALBUQUERQUE AQUINO, Mirian de; BEZERRA, Lebian Tamar Silva; OLIVEIRA, Henry Pôncio Cruz et al. O hipertexto como objeto multimídia na (in)formação de aprendentes. Informação e Sociedade: Estudos, João Pessoa, v.20, n.2, p.13-24. 10 nov. 2010. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/ies/article/view/4064. Acesso em: 10 mar. 2020.

ANDRADE, Maria do Carmo Ferreira de; SOUZA, Pricila Rodrigues de. Modelos de rotação do ensino híbrido: estações de trabalho e sala de aula invertida. E-Tech: Tecnologias para Competitividade Industrial, Florianópolis, v.9, n.1, p.3-16. 13 dez. 2016. doi: https://doi.org/10.18624/e-tech.v9i1.773. Acessado em: 30 mar. 2020.

CISCO. Cisco Networking Academy. Cisco Packet Tracer. San José, Califórnia, EUA, 2009. Disponível em: https://www.netacad.com/courses/packet-tracer. Acesso em: 27 jan. 2020.

FERREIRA, Hiran; PACHECO, Guilherme; ARAÚJO, Rafael et al. OSM-V: um modelo aberto de estudante para visualização de desempenho em sistemas adaptativos e inteligentes para educação. In Anais do XXIX Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE), p.1333-1342, Fortaleza. out 2018. doi: http://dx.doi.org/10.5753/cbie.sbie.2018.1333. Acesso em: 10 fev. 2020.

FRANCISCATTO, Roberto; WAGNER, Rosana; PASSERINO, Lilia Maria. Tecnologias e ferramentas para elaboração de conteúdos em um ambiente MOOC: estudo de caso a partir de uma formação em tecnologias assistivas. Revista Observatório, Palmas, v.4, n.3, p.361-398. 29 abr. 2018. doi: https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2018v4n3p361. Acesso em: 11 mar. 2020.

GOOGLE. Google Workspace. G Suíte. Mountain View, Califórnia, EUA, 2006. Disponível em: https://gsuite.google.com/. Acesso em: 04 fev. 2020.

KO, Susan; ROSSEN, Steve. Teaching Online: A Practical Guide. Routledge: Nova York, EUA, 4 ed, 2017.

MARTINS, José; GONÇALVES, Ramiro; SANTOS, Vítor et al. Proposta de um modelo de e-learning social. Revista Ibérica de Sistemas e Tecnologias de Informação (RISTI), Lisboa, Portugal, v.1, n.16, p.92-107, 2015. doi: 10.17013/risti.16.92-107. Acessado em: 04 fev. 2020.

MELTYTECH. Shotcut. 2011. Disponível em: https://shotcut.org/. Acesso em: 02 mar. 2020.

MORGADO, Lina. O papel do professor em contextos de ensino online: problemas e virtualidades. Discursos [Em linha]: perspectivas em educação, Repositório Universidade Aberta, v.3, n. especial, p.125-138, jun. 2001. Disponível em: http://hdl.handle.net/10400.2/1743. Acessado em: 09 mar. 2020.

OBS. Open Broadcaster Software. 2012. Disponível em: https://obsproject.com/. Acesso em: 02 mar. 2020.

OLIVEIRA, Wesley; PEREIRA, Gilson; MENEZES, Jislane et al. WNewbie: Ambiente virtual de atividades gamificadas. In Anais do XVIII Escola Regional de Computação Bahia, Alagoas e Sergipe (ERBASE), p.573-582, Aracajú, 22 ago. 2018. Disponível em: https://sol.sbc.org.br/index.php/erbase/article/view/8582. Acesso em: 12 fev. 2020.

OLIVEIRA, Celina Couto de; COSTA, José Wilson da; MOREIRA, Marcia. Ambientes Informatizados de Aprendizagem: Avaliação e Produção de Software Educativo. Papirus: Campinas, 2001.

RNP. Serviço de Conferência Web. Mconf. 2010. Disponível em: https://conferenciaweb.rnp.br/login. Acesso em: 16 mar. 2020.

SPROCK, Antonio Silva. Relating moodle activities to student learning styles, using the FuzzyILS-Instruction. In XIII Latin American Conference on Learning Technologies (LACLO), São Paulo, IEEE Xplore, p.371-376, out 2018. doi: https://doi.org/10.1109/LACLO.2018.00070. Acesso em: 21 mar. 2020.

Downloads

Publicado

2021-10-19

Como Citar

Santos, K. C. (2021). DE REPENTE PROFESSOR ON-LINE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NA APLICAÇÃO DE ESTRATÉGIAS DE ENSINO. Revista Tecnologias Educacionais Em Rede (ReTER), 2(3), e4/01–15. Recuperado de https://periodicos.ufsm.br/reter/article/view/67138

Edição

Seção

Artigos - SENID/2021

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.