DE REPENTE PROFESSOR ON-LINE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NA APLICAÇÃO DE ESTRATÉGIAS DE ENSINO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2675995067138

Palavras-chave:

Ensino on-line, Estratégias de ensino, Tecnologias educacionais.

Resumo

O ensino on-line é uma modalidade da educação que deve basear-se em modelos estratégicos para tornar o processo de ensino cada vez mais atrativo. O objetivo deste trabalho é organizar segmentos para a aplicação de estratégias de ensino com o uso de tecnologias que sejam readequadas para os cursos on-line. A validação do trabalho foi realizada por uma Avaliação Formativa que requer a participação dos alunos: antes, durante e após a formação. Os resultados apresentaram que os segmentos aplicados são focados no professor, na tecnologia e no aluno, sem haver sobreposição. É esperado que a experiência seja replicável para obtenção de melhores resultados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Kelson Carvalho Santos, Instituto Federal de Educação

Doutorando em Ciência da Computação na Universidade Federal de Uberlândia e Professor no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí (IFPI), Teresina, PI, Brasil.

Referências

ALBUQUERQUE AQUINO, Mirian de; BEZERRA, Lebian Tamar Silva; OLIVEIRA, Henry Pôncio Cruz et al. O hipertexto como objeto multimídia na (in)formação de aprendentes. Informação e Sociedade: Estudos, João Pessoa, v.20, n.2, p.13-24. 10 nov. 2010. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/ies/article/view/4064. Acesso em: 10 mar. 2020.

ANDRADE, Maria do Carmo Ferreira de; SOUZA, Pricila Rodrigues de. Modelos de rotação do ensino híbrido: estações de trabalho e sala de aula invertida. E-Tech: Tecnologias para Competitividade Industrial, Florianópolis, v.9, n.1, p.3-16. 13 dez. 2016. doi: https://doi.org/10.18624/e-tech.v9i1.773. Acessado em: 30 mar. 2020.

CISCO. Cisco Networking Academy. Cisco Packet Tracer. San José, Califórnia, EUA, 2009. Disponível em: https://www.netacad.com/courses/packet-tracer. Acesso em: 27 jan. 2020.

FERREIRA, Hiran; PACHECO, Guilherme; ARAÚJO, Rafael et al. OSM-V: um modelo aberto de estudante para visualização de desempenho em sistemas adaptativos e inteligentes para educação. In Anais do XXIX Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE), p.1333-1342, Fortaleza. out 2018. doi: http://dx.doi.org/10.5753/cbie.sbie.2018.1333. Acesso em: 10 fev. 2020.

FRANCISCATTO, Roberto; WAGNER, Rosana; PASSERINO, Lilia Maria. Tecnologias e ferramentas para elaboração de conteúdos em um ambiente MOOC: estudo de caso a partir de uma formação em tecnologias assistivas. Revista Observatório, Palmas, v.4, n.3, p.361-398. 29 abr. 2018. doi: https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2018v4n3p361. Acesso em: 11 mar. 2020.

GOOGLE. Google Workspace. G Suíte. Mountain View, Califórnia, EUA, 2006. Disponível em: https://gsuite.google.com/. Acesso em: 04 fev. 2020.

KO, Susan; ROSSEN, Steve. Teaching Online: A Practical Guide. Routledge: Nova York, EUA, 4 ed, 2017.

MARTINS, José; GONÇALVES, Ramiro; SANTOS, Vítor et al. Proposta de um modelo de e-learning social. Revista Ibérica de Sistemas e Tecnologias de Informação (RISTI), Lisboa, Portugal, v.1, n.16, p.92-107, 2015. doi: 10.17013/risti.16.92-107. Acessado em: 04 fev. 2020.

MELTYTECH. Shotcut. 2011. Disponível em: https://shotcut.org/. Acesso em: 02 mar. 2020.

MORGADO, Lina. O papel do professor em contextos de ensino online: problemas e virtualidades. Discursos [Em linha]: perspectivas em educação, Repositório Universidade Aberta, v.3, n. especial, p.125-138, jun. 2001. Disponível em: http://hdl.handle.net/10400.2/1743. Acessado em: 09 mar. 2020.

OBS. Open Broadcaster Software. 2012. Disponível em: https://obsproject.com/. Acesso em: 02 mar. 2020.

OLIVEIRA, Wesley; PEREIRA, Gilson; MENEZES, Jislane et al. WNewbie: Ambiente virtual de atividades gamificadas. In Anais do XVIII Escola Regional de Computação Bahia, Alagoas e Sergipe (ERBASE), p.573-582, Aracajú, 22 ago. 2018. Disponível em: https://sol.sbc.org.br/index.php/erbase/article/view/8582. Acesso em: 12 fev. 2020.

OLIVEIRA, Celina Couto de; COSTA, José Wilson da; MOREIRA, Marcia. Ambientes Informatizados de Aprendizagem: Avaliação e Produção de Software Educativo. Papirus: Campinas, 2001.

RNP. Serviço de Conferência Web. Mconf. 2010. Disponível em: https://conferenciaweb.rnp.br/login. Acesso em: 16 mar. 2020.

SPROCK, Antonio Silva. Relating moodle activities to student learning styles, using the FuzzyILS-Instruction. In XIII Latin American Conference on Learning Technologies (LACLO), São Paulo, IEEE Xplore, p.371-376, out 2018. doi: https://doi.org/10.1109/LACLO.2018.00070. Acesso em: 21 mar. 2020.

Downloads

Publicado

2021-10-19

Como Citar

Santos, K. C. (2021). DE REPENTE PROFESSOR ON-LINE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NA APLICAÇÃO DE ESTRATÉGIAS DE ENSINO. Revista Tecnologias Educacionais Em Rede (ReTER), 2(3), e4/01–15. https://doi.org/10.5902/2675995067138

Edição

Seção

Artigos - SENID/2021

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.