PLANEJANDO E EXECUTANDO AULAS SÍNCRONAS UTILIZANDO AS NOVAS TECNOLOGIAS
Palavras-chave:
WEBCONFERÊNCIA, AULAS SÍNCRONAS, ASSÍNCRONAS E GOOGLE MEET.Resumo
A fim de tornar mais preciso alguns dos conceitos que fundamentam o método de ensino remoto, o presente artigo aborda as noções de novas tecnologias, tais como webconferência, aulas síncronas e google meet (uma das plataformas mais utilizada na transmissão em tempo real), partindo da origem de seus conceitos, de seus princípios básicos e de autores que trataram dessas questões. O uso dessas práticas e métodos de ensino têm ganhado propriedade nos diferentes níveis de ensino no brasil. Enquanto processos baseados em aulas via webconferência e síncronas se valem da linguagem pedagógica como princípio norteador, as práticas da vertente do ensino remoto confirmam o interesse dos institutos federais, universidades públicas e privadas e toda rede de ensino pública, como fundamento de uma pedagogia para crianças, jovens e adultos sendo cada vez mais necessário, e apoiando-se em novos olhares e experiências por parte das instituições, discentes e acima de tudo dos docentes.
Downloads
Referências
AVELINO, W. F.; MENDES, J. G. A realidade da educação brasileira a partir da COVID-19. Boletim de Conjuntura, Boa Vista, v. 2, n. 5, p. 56-62, 2020. Disponível em: https://revista.ufrr.br/boca/article/view/AvelinoMendes/2892. Acesso em: 28 maio 2020.
BARRETO, A. C. F.; ROCHA, D. N. COVID 19 e Educação: Resistências, Desafios e (Im)Possibilidades. Revista ENCANTAR – Educação, Cultura e Sociedade. Bom Jesus da Lapa, v. 2, p. 1-11, 2020. Disponível em: http://www.revistas.uneb.br/index.php/encantar/article/view/8480. Acesso em: 16 julho 2020.
BRAGA, R. Apresentação. In: FAUSTO, C.; DAROS, T. A sala de aula inovadora: estratégias pedagógicas para fomentar o aprendizado ativo. Porto Alegre: Penso, 2018. p. 6-7.
CRISTINA, S. C. T. O professor em sala de aula: reflexão sobre os estilos de aprendizagem e a escuta sensível. Universidade de Brasília. Revista de Psicologia da Vetor Editora, v. 7, nº 1, p. 29-38, Jan./Jun. 2006.
DE CARVALHO, R. L. V et al. Planejamento, organização e estruturação de webconferência: elemento mediador do processo de ensino-aprendizagem na educação a distância. Brazilian Journal of Development. Curitiba, v. 5, n. 7, p. 7725- 7734 jul. 2019. ISSN 2525-8761.
HODGES, C. (et al).The Difference Between Emergency Remote Teaching and Online Learning. EDUCAUSE Review, 2020. Disponível em: https://er.educause.edu/articles/2020/3/the-difference-between-emergency-remote-teaching-and-online-learning. Acesso em: 16 julho 2020.
INTERNATIONAL TELECOMMUNICATION UNION. Telecommunication Standardization Sector. Telematic, Data Transmission, ISDN Broadband, Universal, Personal Communications and Teleconference Services: Operation and Quality of Service - Videoconference Service General - Recommendation F.730. ITUT, 1992.
LIMA, Artemilson; SANTOS, Simone. O Material Didático na EaD: Princípios e Processos. Disponível em: https://ead.ifrn.edu.br/portal/wpcontent/uploads/2017/07/Producao_de_Material_Didatico_Curso_de_Gestao_EaD.pdf. Acesso em 08 agosto. 2020.
MARTINS, R. X. A COVID- 19 e o fim da Educação a Distância: um ensaio. Revista de Educação a Distância, v. 7, n. 1, p. 242-256, 2020. Disponível em: https://www.aunirede.org.br/revista/index.php/emrede/article/view/620. Acesso em: 28 maio 2020.
Preço do Google Meet (anteriormente Hangouts Meet). Site do Google Meet. Disponível em: https://apps.google.com/intl/pt-BR/meet/pricing/. Acesso em 08/10/2020.
SANTAELLA, Lucia. Cultura e artes do pós-humano: da cultura das mídias à cibercultura. 4ª. ed. São Paulo: Paulus, 2003.
SANTAELLA, Lucia. Comunicação e pesquisa: projetos para mestrado e doutorado. São Paulo: Hacker Editores, 2001.
THADEI, J. Mediação e educação na atualidade: um diálogo com formadores de professores. In: BACICH, L.; MORAN, J. (org.) Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática. Porto Alegre: Penso, 2018. p. 90-105.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.