PLANEJANDO E EXECUTANDO AULAS SÍNCRONAS UTILIZANDO AS NOVAS TECNOLOGIAS

Autores/as

Palabras clave:

WEBCONFERÊNCIA, AULAS SÍNCRONAS, ASSÍNCRONAS E GOOGLE MEET.

Resumen

A fim de tornar mais preciso alguns dos conceitos que fundamentam o método de ensino remoto, o presente artigo aborda as noções de novas tecnologias, tais como webconferência, aulas síncronas e google meet (uma das plataformas mais utilizada na transmissão em tempo real), partindo da origem de seus conceitos, de seus princípios básicos e de autores que trataram dessas questões. O uso dessas práticas e métodos de ensino têm ganhado propriedade nos diferentes níveis de ensino no brasil. Enquanto processos baseados  em aulas via webconferência e síncronas se valem da linguagem pedagógica como princípio norteador, as práticas da vertente do ensino remoto confirmam o interesse dos institutos federais, universidades públicas e privadas e toda rede de ensino pública, como fundamento de uma pedagogia para crianças, jovens e adultos sendo cada vez mais necessário, e apoiando-se em novos olhares e experiências por parte das instituições, discentes e  acima de tudo dos docentes.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Márcio Telles Souza Malta, Instituto Federal de Santa Catarina

Formação nas áreas de Comunicação, Cultura, Sociedade, Educação e Tecnologia - O jornalista Cultural, como é conhecido no mercado de trabalho, concluiu o primeiro Bacharelado em Comunicação Social/ Publicidade e Propaganda pelo Centro Universitário de Tecnologia e Ciências (UniFTC) em (2010). Logo após inicia o segundo Bacharelado em Jornalismo pelo Centro Universitário Estácio de Sá (2013). Hoje, o jovem comunicólogo cursa - Licenciatura em Teatro na Universidade Federal de Tocantins. Vale ressaltar que a conclusão do ensino médio foi pelo antigo (Magistério), no Centro Educacional Cenecista Arnaldo Ferreira (CECAF) (2005). Atualmente é membro do Conselho da Associação - Saraw Paulistano - Inclusão Pela Arte e Cultura, em Brasília foi Profº. do curso de Operador de Câmera pelo Instituto Federal de Brasília (IFB). Em São Paulo viveu uma das suas maiores experiências pessoais e profissionais, no quesito relações humanas, onde atuou no Instituto do Câncer do Estado de São Paulo no setor de Comunicação, ouvidoria e Relações Institucionais. Pós- Graduado em diferentes áreas, mas, juntas resultam em grandes e enriquecedoras experiências conforme citadas abaixo; - Pós-Graduação "Lato Sensu" em JORNALISMO CULTURAL, com área de conhecimento: Cultura, Ciências Sociais, Negócios e Direito pelo Centro Universitário das Faculdades Integradas Alcântara Machado (FIAM FAAM). - Metodologia e Teoria do Ensino Básico e Profissional - Pelo Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC - Chapecó). - Especialização em Gestão Estratégica da Inovação e Política de Ciência e Tecnologia. Aluno do curso de Mestrado em Comunicação e Sociedade como Aluno Especial, disciplina - Comunicação, Cultura e Território pela Universidade Federal do Tocantins (UFT).

Citas

AVELINO, W. F.; MENDES, J. G. A realidade da educação brasileira a partir da COVID-19. Boletim de Conjuntura, Boa Vista, v. 2, n. 5, p. 56-62, 2020. Disponível em: https://revista.ufrr.br/boca/article/view/AvelinoMendes/2892. Acesso em: 28 maio 2020.

BARRETO, A. C. F.; ROCHA, D. N. COVID 19 e Educação: Resistências, Desafios e (Im)Possibilidades. Revista ENCANTAR – Educação, Cultura e Sociedade. Bom Jesus da Lapa, v. 2, p. 1-11, 2020. Disponível em: http://www.revistas.uneb.br/index.php/encantar/article/view/8480. Acesso em: 16 julho 2020.

BRAGA, R. Apresentação. In: FAUSTO, C.; DAROS, T. A sala de aula inovadora: estratégias pedagógicas para fomentar o aprendizado ativo. Porto Alegre: Penso, 2018. p. 6-7.

CRISTINA, S. C. T. O professor em sala de aula: reflexão sobre os estilos de aprendizagem e a escuta sensível. Universidade de Brasília. Revista de Psicologia da Vetor Editora, v. 7, nº 1, p. 29-38, Jan./Jun. 2006.

DE CARVALHO, R. L. V et al. Planejamento, organização e estruturação de webconferência: elemento mediador do processo de ensino-aprendizagem na educação a distância. Brazilian Journal of Development. Curitiba, v. 5, n. 7, p. 7725- 7734 jul. 2019. ISSN 2525-8761.

HODGES, C. (et al).The Difference Between Emergency Remote Teaching and Online Learning. EDUCAUSE Review, 2020. Disponível em: https://er.educause.edu/articles/2020/3/the-difference-between-emergency-remote-teaching-and-online-learning. Acesso em: 16 julho 2020.

INTERNATIONAL TELECOMMUNICATION UNION. Telecommunication Standardization Sector. Telematic, Data Transmission, ISDN Broadband, Universal, Personal Communications and Teleconference Services: Operation and Quality of Service - Videoconference Service General - Recommendation F.730. ITUT, 1992.

LIMA, Artemilson; SANTOS, Simone. O Material Didático na EaD: Princípios e Processos. Disponível em: https://ead.ifrn.edu.br/portal/wpcontent/uploads/2017/07/Producao_de_Material_Didatico_Curso_de_Gestao_EaD.pdf. Acesso em 08 agosto. 2020.

MARTINS, R. X. A COVID- 19 e o fim da Educação a Distância: um ensaio. Revista de Educação a Distância, v. 7, n. 1, p. 242-256, 2020. Disponível em: https://www.aunirede.org.br/revista/index.php/emrede/article/view/620. Acesso em: 28 maio 2020.

Preço do Google Meet (anteriormente Hangouts Meet). Site do Google Meet. Disponível em: https://apps.google.com/intl/pt-BR/meet/pricing/. Acesso em 08/10/2020.

SANTAELLA, Lucia. Cultura e artes do pós-humano: da cultura das mídias à cibercultura. 4ª. ed. São Paulo: Paulus, 2003.

SANTAELLA, Lucia. Comunicação e pesquisa: projetos para mestrado e doutorado. São Paulo: Hacker Editores, 2001.

THADEI, J. Mediação e educação na atualidade: um diálogo com formadores de professores. In: BACICH, L.; MORAN, J. (org.) Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática. Porto Alegre: Penso, 2018. p. 90-105.

Publicado

2021-12-28

Cómo citar

Malta, M. T. S. (2021). PLANEJANDO E EXECUTANDO AULAS SÍNCRONAS UTILIZANDO AS NOVAS TECNOLOGIAS. ReTER, 2(4), e3/01–19. Recuperado a partir de https://periodicos.ufsm.br/reter/article/view/66893

Artículos similares

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.