PLANEJANDO E EXECUTANDO AULAS SÍNCRONAS UTILIZANDO AS NOVAS TECNOLOGIAS

Authors

Keywords:

WEBCONFERÊNCIA, AULAS SÍNCRONAS, ASSÍNCRONAS E GOOGLE MEET.

Abstract

A fim de tornar mais preciso alguns dos conceitos que fundamentam o método de ensino remoto, o presente artigo aborda as noções de novas tecnologias, tais como webconferência, aulas síncronas e google meet (uma das plataformas mais utilizada na transmissão em tempo real), partindo da origem de seus conceitos, de seus princípios básicos e de autores que trataram dessas questões. O uso dessas práticas e métodos de ensino têm ganhado propriedade nos diferentes níveis de ensino no brasil. Enquanto processos baseados  em aulas via webconferência e síncronas se valem da linguagem pedagógica como princípio norteador, as práticas da vertente do ensino remoto confirmam o interesse dos institutos federais, universidades públicas e privadas e toda rede de ensino pública, como fundamento de uma pedagogia para crianças, jovens e adultos sendo cada vez mais necessário, e apoiando-se em novos olhares e experiências por parte das instituições, discentes e  acima de tudo dos docentes.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Márcio Telles Souza Malta, Instituto Federal de Santa Catarina

Formação nas áreas de Comunicação, Cultura, Sociedade, Educação e Tecnologia - O jornalista Cultural, como é conhecido no mercado de trabalho, concluiu o primeiro Bacharelado em Comunicação Social/ Publicidade e Propaganda pelo Centro Universitário de Tecnologia e Ciências (UniFTC) em (2010). Logo após inicia o segundo Bacharelado em Jornalismo pelo Centro Universitário Estácio de Sá (2013). Hoje, o jovem comunicólogo cursa - Licenciatura em Teatro na Universidade Federal de Tocantins. Vale ressaltar que a conclusão do ensino médio foi pelo antigo (Magistério), no Centro Educacional Cenecista Arnaldo Ferreira (CECAF) (2005). Atualmente é membro do Conselho da Associação - Saraw Paulistano - Inclusão Pela Arte e Cultura, em Brasília foi Profº. do curso de Operador de Câmera pelo Instituto Federal de Brasília (IFB). Em São Paulo viveu uma das suas maiores experiências pessoais e profissionais, no quesito relações humanas, onde atuou no Instituto do Câncer do Estado de São Paulo no setor de Comunicação, ouvidoria e Relações Institucionais. Pós- Graduado em diferentes áreas, mas, juntas resultam em grandes e enriquecedoras experiências conforme citadas abaixo; - Pós-Graduação "Lato Sensu" em JORNALISMO CULTURAL, com área de conhecimento: Cultura, Ciências Sociais, Negócios e Direito pelo Centro Universitário das Faculdades Integradas Alcântara Machado (FIAM FAAM). - Metodologia e Teoria do Ensino Básico e Profissional - Pelo Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC - Chapecó). - Especialização em Gestão Estratégica da Inovação e Política de Ciência e Tecnologia. Aluno do curso de Mestrado em Comunicação e Sociedade como Aluno Especial, disciplina - Comunicação, Cultura e Território pela Universidade Federal do Tocantins (UFT).

References

AVELINO, W. F.; MENDES, J. G. A realidade da educação brasileira a partir da COVID-19. Boletim de Conjuntura, Boa Vista, v. 2, n. 5, p. 56-62, 2020. Disponível em: https://revista.ufrr.br/boca/article/view/AvelinoMendes/2892. Acesso em: 28 maio 2020.

BARRETO, A. C. F.; ROCHA, D. N. COVID 19 e Educação: Resistências, Desafios e (Im)Possibilidades. Revista ENCANTAR – Educação, Cultura e Sociedade. Bom Jesus da Lapa, v. 2, p. 1-11, 2020. Disponível em: http://www.revistas.uneb.br/index.php/encantar/article/view/8480. Acesso em: 16 julho 2020.

BRAGA, R. Apresentação. In: FAUSTO, C.; DAROS, T. A sala de aula inovadora: estratégias pedagógicas para fomentar o aprendizado ativo. Porto Alegre: Penso, 2018. p. 6-7.

CRISTINA, S. C. T. O professor em sala de aula: reflexão sobre os estilos de aprendizagem e a escuta sensível. Universidade de Brasília. Revista de Psicologia da Vetor Editora, v. 7, nº 1, p. 29-38, Jan./Jun. 2006.

DE CARVALHO, R. L. V et al. Planejamento, organização e estruturação de webconferência: elemento mediador do processo de ensino-aprendizagem na educação a distância. Brazilian Journal of Development. Curitiba, v. 5, n. 7, p. 7725- 7734 jul. 2019. ISSN 2525-8761.

HODGES, C. (et al).The Difference Between Emergency Remote Teaching and Online Learning. EDUCAUSE Review, 2020. Disponível em: https://er.educause.edu/articles/2020/3/the-difference-between-emergency-remote-teaching-and-online-learning. Acesso em: 16 julho 2020.

INTERNATIONAL TELECOMMUNICATION UNION. Telecommunication Standardization Sector. Telematic, Data Transmission, ISDN Broadband, Universal, Personal Communications and Teleconference Services: Operation and Quality of Service - Videoconference Service General - Recommendation F.730. ITUT, 1992.

LIMA, Artemilson; SANTOS, Simone. O Material Didático na EaD: Princípios e Processos. Disponível em: https://ead.ifrn.edu.br/portal/wpcontent/uploads/2017/07/Producao_de_Material_Didatico_Curso_de_Gestao_EaD.pdf. Acesso em 08 agosto. 2020.

MARTINS, R. X. A COVID- 19 e o fim da Educação a Distância: um ensaio. Revista de Educação a Distância, v. 7, n. 1, p. 242-256, 2020. Disponível em: https://www.aunirede.org.br/revista/index.php/emrede/article/view/620. Acesso em: 28 maio 2020.

Preço do Google Meet (anteriormente Hangouts Meet). Site do Google Meet. Disponível em: https://apps.google.com/intl/pt-BR/meet/pricing/. Acesso em 08/10/2020.

SANTAELLA, Lucia. Cultura e artes do pós-humano: da cultura das mídias à cibercultura. 4ª. ed. São Paulo: Paulus, 2003.

SANTAELLA, Lucia. Comunicação e pesquisa: projetos para mestrado e doutorado. São Paulo: Hacker Editores, 2001.

THADEI, J. Mediação e educação na atualidade: um diálogo com formadores de professores. In: BACICH, L.; MORAN, J. (org.) Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática. Porto Alegre: Penso, 2018. p. 90-105.

Published

2021-12-28

How to Cite

Malta, M. T. S. (2021). PLANEJANDO E EXECUTANDO AULAS SÍNCRONAS UTILIZANDO AS NOVAS TECNOLOGIAS. ReTER, 2(4), e3/01–19. Retrieved from https://periodicos.ufsm.br/reter/article/view/66893