GAMIFICAÇÃO NO ENSINO DE LÍNGUAS: TRANSFORMANDO A APRENDIZAGEM EM UM JOGO
Palavras-chave:
Gamificação, Ensino de línguas, Aprendizagem.Resumo
As tecnologias digitais têm impactado fortemente a vida no século XXI, principalmente a partir dos modernos smartphones conectados à internet que acompanham as pessoas e se fazem úteis nas mais diversas atividades. Referente à educação, especificamente ao ensino de línguas, novas perspectivas tecnológicas de ensino e de aprendizagem acompanham essa realidade, como a aprendizagem móvel e a educação. Atualmente, essas perspectivas têm fundamentado o desenvolvimento de diversas ferramentas voltadas ao ensino de línguas, como: Kahoot; Ensino de Línguas Online; Lyrics Training; e Duolingo. Portanto, este artigo tem como objetivo apresentar uma breve análise de potenciais disponibilizados por essas ferramentas, oferecendo aos educadores uma possibilidade para sua inserção ao processo de ensino e de aprendizagem escolar. O trabalho conclui pela necessidade de que os educadores estejam sempre atentos às novas possibilidades advindas com o constante avanço das tecnologias digitais, dentre as quais a gamificação e a aprendizagem móvel tendem a obter ainda mais destaque.
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