ANÁLISE CRÍTICA DO APLICATIVO DUOLINGO PARA USO NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DA LÍNGUA INGLESA
Palavras-chave:
Duolingo, Tecnologia, Educação.Resumo
O contexto educacional dispõe de inúmeras ferramentas para proporcionar aprendizagens mais significativas aos alunos, principalmente em termos de interatividade, tecnologias e inovação. No que se refere ao ensino e à aprendizagem de idiomas, muitos aplicativos apresentam propostas interessantes para seus usuários e potenciais alunos. Porém, aprender uma nova língua é uma tarefa complexa, que requer esforço de quem está ensinando e de quem está aprendendo. Este trabalho apresenta uma análise crítica sobre a utilização do aplicativo Duolingo nos processos de aprendizagem da língua inglesa e, ainda, aponta uma comparação com outro aplicativo com funcionalidade semelhante. Para a análise, foram apontados aspectos linguísticos, pedagógicos, tecnológicos, e a experiência de uso como critérios de análise. Também foram abordadas as potencialidades e as fragilidades do aplicativo Duolingo. Em suma, o Duolingo oferece a possibilidade de potenciais usuários aprenderem várias línguas, incluindo, a língua inglesa, conforme propõe o aplicativo, de forma divertida e interativa. Porém, o foco de aprendizagem está no vocabulário e na repetição de frases por versão e tradução; ofertando feedback imediato daquilo que está certo ou errado, sem explicar a estrutura da língua, apenas a colocando em testagem. De modo geral, concluímos que o Duolingo é um aplicativo que pode servir de complemento para promover práticas de aprendizagem da gramática da língua inglesa, porém não apresenta atividades que realmente instigue o aluno a resolver problemas, interagir e a divertir-se.
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